Últimas notícias

"Push-to-pass": usar ou não usar na classificação?

Pilotos e chefes de equipe analisam qual a melhor forma de usar as 20 ativações do sistema, que dará força extra aos pilotos

Gomes e Cacá duelam no Velopark em 2011

Para aumentar as disputas na etapa do Velopark da Copa Caixa Stock Car, a Vicar, empresa organizadora do evento, não só adequou o uso do "push-to-pass" (sistema que amplia a potência dos motores V8 em treinos classificatórios e nas provas) como também aumentou a "cavalaria" disponível aos pilotos. 

"Acho que aqui teremos algo muito parecido com a Corrida do Milhão do ano passado em Interlagos, onde o push dava cerca de 100 HPs a mais", comenta Marcos Gomes, da Medley Full Time. Contudo, muita gente acha que, por conta das características da pista, com poucas retas e travada, muita gente deve usar o sistema na classificação. Caso optem por usar no treino, os pilotos poderão usá-lo dez vezes nas tomadas classificatórias e mais dez no domingo. 
 
Já quem economizar terá a disposição a capacidade total de 20 "tiros". Cabe aos estrategistas decidirem qual a melhor tática a se adotar.  "Como aqui uma boa posição no grid será ainda mais importante, pois colocará o piloto mais à frente em uma pista complicada, acredito que boa parte dos pilotos usará o botão de ultrapassagem já no treino classificatório. Ainda não sabemos como funcionará o botão aqui no Sul, mas vamos analisar para ver o que será mais vantajoso para a gente", ressalta Antonio Pizzonia, da Comprafacil JF.
 
Contudo, há um fator levado em conta nesta matemática: o comprimento da pista, de pouco mais de 2km. Para o diretor-técnico da Medley Full Time, Mauricio Ferreira, a maioria das equipes deve optar pelo uso na classificação. "O intervalo de reutilização do sistema é 80 segundos. Como cada volta aqui é completada pouco abaixo de um minuto, haverá o risco de sobrar o push, principalmente se houver uma intervenção do carro de segurança que neutralize a corrida."
 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso: "Uma volta aqui é melhor do que 100 em outro circuito"
Próximo artigo Entenda como "push-to-pass" é usado na classificação e na corrida

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil