Racing Point: rivais perderam uma chance ao não copiar Mercedes
O chefe da Racing Point defendeu que todo mundo copia na Fórmula 1, citando como exemplo inovações de Adrian Newey que estão em todo o grid hoje
A Racing Point é o centro das polêmicas da temporada 2020 da Fórmula 1 desde o início do ano, quando revelou em Barcelona o RP20, projetado com grande inspiração no W10, carro de 2019 da Mercedes. E apesar das críticas das rivais, a equipe mandou um recado claro ao grid: que elas deveriam ter feito o mesmo.
Nas três primeiras etapas da temporada, Sergio Pérez e Lance Stroll mostraram grandes performances, superando diversos rivais. E o sucesso da equipe levou a Renault a protocolar um protesto contra a equipe, alegando que o carro não é legal dentro do regulamento desportivo da F1.
Porém, a Racing Point sempre se defendeu, afirmando que tudo foi feito dentro dos limites do regulamento. E o chefe da equipe, Otmar Szafnauer, acredita que, ao invés das rivais criticarem a equipe pela abordagem usada na concepção do RP20 - algo que algumas acreditam que vai contra o DNA da F1 - ele acredita que a equipe deveria ser aplaudida.
Perguntado se ele sentia que na verdade as outras equipes haviam errado em sua filosofia de trabalho, ele disse: "A resposta é sim. Porém, isso não vem sem riscos. A gente não sabia que o que estávamos fazendo renderia resultados assim. Havia um grande risco disso representar um passo para trás".
"Na verdade, quando começamos o desenvolvimento disso no túnel, com base nas ideias que tiramos através de fotos, demos um grande passo para trás. Enorme. Ele era bem mais lento no começo e foi através de nosso aprendizado com as simulações e o túnel, além de novos designs que nos levaram onde estamos hoje".
Szafnauer disse que mudar conceitos de aerodinâmica - se afastando do design de alta inclinação usado anteriormente para se aproximar do design da Mercedes - nunca seria uma decisão fácil, para qualquer equipe.
Mas afirmou que isso fez total sentido para sua equipe por causa da maneira que estava pegando os designs de suspensão e de caixa de câmbio da Mercedes, que foram feitas sob medidas para a equipe.
"Nós queríamos fazer isso há algum tempo. Nós compramos a caixa de câmbio da Mercedes, e ela é projetada com um centro de gravidade baixa, então sempre tínhamos alguns problemas na traseira do carro, onde o downforce era essencial para uma traseira estável".
"Nós queríamos sair desse formato mais inclinado por causa desse impacto que causava na traseira. Esse foi o primeiro ano na qual conseguimos mudar. Mas, mesmo com isso, achei que ainda assim andaríamos para trás antes de dar passos adiantes. Não parecia que seria desse jeito".
Enquanto a origem da cópia da Racing Point recebeu críticas de outras equipes, Szafnauer acredita que o que sua equipe fez não é muito diferente do que se vê nas rivais.
"Tirar fotos dos outros carros, acontece em todos os lugares, das equipes maiores às menores. A questão é que algumas fazem um trabalho melhor de integração através das fotos. Não podemos nos esquecer que Adrian Newey criou os designs do assoalho soprado e do design de alta inclinação que a Red Bull tem. E a maioria do grid usa isso, incluindo nós, anteriormente".
"Nós tiramos fotos naquela época, do assoalho da Red Bull, quando estávamos tentando replicar. Mas não conseguimos fazer isso funcionar. E eu te digo: outras equipes fizeram o mesmo. Todos fazem isso, é permitido".
RETA FINAL: Hamilton merece as críticas que recebe? Eric Granado comenta volta de MotoGP e MotoE
PODCAST: Guerra de bastidores na F1 e entrevista com Igor Fraga
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.