Red Bull e Toro Rosso podem não utilizar novo motor Renault
Principais equipes da montadora francesa admitem possibilidade de não competir com nova unidade nesta temporada
Não tendo utilizado nenhum de seus 12 tokens (uma espécie de moeda de desenvolvimento) ainda nesta temporada, a Renault deverá ter uma unidade de potência nova para antes do GP dos EUA, com quatro corridas ainda restando no mundial deste ano.
As mudanças de unidade de potência gerariam punições às equipes Red Bull e Toro Rosso, que durante o GP da Itália realizaram trocas em suas unidades para não mais precisarem tomar punições durante esta temporada. A exceção será Daniel Ricciardo, que sofreu com uma quebra de motor no terceiro treino livre em Monza e não tem motores para terminar o ano.
No entanto, a Red Bull não decidiu se irá utilizar o motor de nova especificação ou não. Chefe da equipe, Christian Horner admitiu que pode ser que nenhum piloto da Red Bull realmente use o motor revisado.
"É uma possibilidade", disse ele ao Motorsport.com. "Depende se a atualização vale. O que você tem que calcular é: 'o aumento de desempenho vale o déficit de posições no grid?'”
"Eu acho que Ricciardo vai precisar de outro motor. Acho que esta especificação pode ser confiável.”
"No momento, um grande trabalho está sendo feito em segundo plano para tornar esse motor confiável. Não é uma boa situação, mas é o que é. É uma frustração, só que temos que lidar com isso corrida a corrida."
Os ganhos podem valer a pena
O chefe da Toro Rosso, Franz Tost, diz que irá considerar o uso da nova unidade de potência. "Há sempre diferentes razões por trás de uma mudança de motor", disse ao Motorsport.com.
"Primeiro de tudo, precisamos de uma vantagem de desempenho, caso contrário não faz sentido. Até agora não temos todas as informações. Veremos.”
"Claro, se a nova especificação for muito melhor do que a atual, vamos tomar outra punição, porque nós precisamos mostrar o melhor desempenho possível.”
"Depois de Austin, no México há uma longa reta e em São Paulo há uma longa reta. Nós precisamos do melhor mecanismo possível. Se você me perguntar agora minha opinião pessoal, diria sim. Mas esta é também uma decisão do lado da engenharia, não só do meu."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.