Red Bull quer escolher motor antes de contrato de Ricciardo
Equipe quer renovar com australiano, mas reconhece que, primeiro, terá de definir se ficará com motores Renault ou se usará os Honda em 2019
A decisão da Red Bull sobre qual motor irá usar em 2019 terá prioridade em relação à tentativa de manter Daniel Ricciardo.
Ricciardo ainda pondera se irá permanecer na Red Bull, que tem lhe dado apoio durante toda sua carreira na F1, ao mesmo tempo que a equipe ainda decide se irá encerrar a parceria com a Renault para assinar com a Honda.
O australiano chegou à sua sétima vitória na F1 no último fim de semana, em Mônaco, enquanto que seu companheiro de equipe, Max Verstappen (que assinou um lucrativo novo acordo com a Red Bull no ano passado) largou em último depois de bater nos treinos livres.
“Você pode dizer que isso deixou Daniel mais caro, que fez seu valor subir, ou que colocou a equipe em uma posição mais forte em termos de potencial para ele. A realidade é encontrar uma solução para concluir um acordo com Daniel nos próximos meses”, disse o chefe da Red Bull, Christian Horner.
“A primeira coisa é resolver o motor, e a partir daí ver com o piloto.”
Horner reconheceu que Ricciardo está “elevando seu jogo continuamente”, já que o australiano reforçou seu papel como um dos pilotos de ponta da F1 ao dividir igualmente as vitórias nas seis primeiras provas de 2018 com Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.
Contudo, a decisão crucial da Red Bull quanto aos motores pode definir suas possibilidades em curto prazo, e não se trata simplesmente de escolher entre permanecer como uma cliente ou se tornar uma equipe de fábrica.
Enquanto que a Renault frustrou a Red Bull com sua incapacidade de alcançar Mercedes e Ferrari durante a fase V6 turbo híbrida, a Honda teve três anos difíceis com a McLaren depois de retornar à F1, em 2015.
A Honda atualmente está em um ano de reconstrução com a Toro Rosso e está determinada a introduzir a primeira novidade em termos de performance da temporada no Canadá, sendo que a Renault também estreará por lá uma segunda especificação de motor.
A Renault deixou claro que está infeliz pelo fato de a Red Bull ter adiado a decisão, mas Horner reiterou que era importante comparar o progresso das duas fabricantes.
Ele acredita que a decisão final “deveria ser bastante óbvia”.
“Tudo depende dos dados”, disse Horner. “Estamos a um mês ou algo do tipo. Fim de junho, começo de julho é o cronograma que sempre falamos.”
“Estamos esperando com muito interesse para ver a performance relativa dos motores em Montreal, em duas semanas.”
Reportagem adicional de Edd Straw
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