Renault acredita que curvas lentas causaram quebra de Vettel
Alemão sofreu duas falhas de alternador no final de semana de Monza, mesmo problema que o tirou do GP da Europa em junho
Na tentativa de descobrir o que causou os problemas de alternador que provocaram o abandono de Sebastian Vettel dos GPs da Europa e da Itália, a Renault, fornecedora de motores da Red Bull, trabalha com a suspeita de que o superaquecimento tenha a ver com as características da pista.
O problema apareceria em pistas com curvas de baixa velocidade e, portanto, é algo que a empresa busca resolver rapidamente antes do próximo GP, no travado circuito de Cingapura.
“Nossas investigações depois de Valência revelaram um potencial de problemas com superaquecimento com baixos RPM”, disse o diretor-administrativo da Renault, Rob White. “Desenvolvemos um alternador revisado que foi validado no teste conduzido pela Lotus e pela Red Bull em Spa – as equipes que sofreram o problema em Valencia – e não houve qualquer problema.”
“A mudança fundamental foi aumentar o estator e o rotor do alternador em 10mm e aumentar sua capacidade de geração de energia elétrica. Com essa nova especificação, podíamos dar 30% mais de energia do que antes para tentar resolver os problemas em baixa RPM.”
Vettel, no entanto, não teve apenas problemas na corrida, mas também na terceira sessão de treinos livres. Segundo White, em ambas ocasiões usava um equipamento novo. “Depois dos incidentes das sessões de sábado, trocamos os alternadores na Red Bull de Vettel e na Lotus de D’Ambrosio. O incidente da corrida ocorreu em um equipamento novo.”
“Outras peças atingiram quilometragens bem mais altas e é, portanto, uma prioridade discernir as diferenças significativas entre as duas. A situação não é aceitável, temos de resolver o problema antes de Cingapura.”
As opções da Renault para a próxima corrida são testar uma peça completamente nova ou utilizar uma antiga.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.