Últimas notícias
Fórmula 1 GP de Monaco

Rosberg confirma favoritismo e Massa larga em último

Brasileiro não chegou a treinar após bater no último treino livre; Mercedes fecha a primeira fila novamente

Em um treino tenso, marcado pela chuva, Nico Rosberg confirmou o favoritismo e conquistou sua primeira pole no GP de Mônaco. Pela segunda vez seguida, a Mercedes fechou a primeira fila, com Lewis Hamilton em segundo. A terceira fila foi fechada pela Red Bull, com Sebastian Vettel à frente de Mark Webber.

O dia foi ruim para a Ferrari. Após bater forte na terceira sessão de treinos livres, Felipe Massa nem chegou a participar da classificação e larga em último, enquanto Fernando Alonso foi apenas o sexto no grid, atrás de Kimi Raikkonen.

Q1

Com a chuva que caiu antes do treino, os pilotos entraram na pista com pneus de pista intermediária. Com um minuto de treino, Jules Bianchi parou sua Marussia na subida do Casino, aparentemente com uma quebra no motor, no mesmo ponto em que Adrian Sutil bateu na terceira sessão de treinos livres.

Com a expectativa de que a chuva aumentaria, todos os pilotos logo foram para a pista, menos Massa e Grosjean, que bateram mais forte no último treino.

Com a pista melhorando rapidamente, os pilotos se alternavam na ponta e permaneciam na pista para garantir que não estariam marcando tempo quando o circuito estivesse em seu melhor.

Atrapalhado por bandeiras amarelas, Fernando Alonso estava na zona de corte com nove minutos para o final, mas conseguiu melhorar. Com cinco minutos para o fim, foi a vez de Lewis Hamilton ir parar entre os últimos. O inglês se recuperou e fez o melhor tempo, mais de 1s mais rápido que o companheiro Rosberg, que era primeiro até então.

Grosjean conseguiu entrar na pista, com quatro minutos para o final do Q1, mas não deu tempo para Massa, que larga em último.

As condições permitiram que Maldonado fizesse o melhor tempo no Q1, seguido por Vergne, Alonso, Grosjean e Button.  Além de Massa e Bianchi, sem tempo de volta, Gutierrez, Pic e Di Resta foram cortados na primeira parte do treino. Com isso, Van der Garde conseguiu ir para a segunda parte do treino pela primeira vez.

Q2

Com mais água caindo entre o fim do Q1 e o começo do Q2, os pilotos mantiveram os pneus intermediários e fizeram várias voltas em sequência. Com a pista secando, Rosberg fez o melhor tempo, com Webber em segundo e Maldonado em terceiro.

Com cinco minutos para o final, Van der Garde foi o primeiro a colocar pneus supermacios, marcando o sexto tempo com a Caterham. Entre os ponteiros, Webber foi o primeiro a trocar de pneu, enquanto Alonso sofria: 14º com os pneus intermediários, o espanhol ficou pressionado para melhorar rapidamente.

O espanhol conseguiu se colocar entre os dez no último momento, assim como Sutil. O melhor tempo foi de Vettel, seguido por Raikkonen, Rosberg, Hamilton, Alonso, Sutil, Webber, Button, Vergne e Perez. A surpresa foi Maldonado, que acabou ficando em último no Q2, sendo superado pelo companheiro Valtteri Bottas, que fez sua estreia em Mônaco. Grosjean, que ficou boa parte do treino entre os primeiros, também ficou de fora do top 10.

A 11ª colocação ficou com Hulkenberg, seguido por Ricciardo, Grosjean, Bottas, Van der Garde e Maldonado.

Q3

Com a pista seca, Vettel voou na primeira tentativa, colocando meio segundo de vantagem para Webber, com as duas Mercedes em terceiro e quarto, com Rosberg à frente. Alonso fez o quinto tempo e Raikkonen, o sexto.

Mas as Mercedes colocaram ordem na casa na segunda tentativa, novamente com Rosberg na frente, com menos de um décimo de vantagem para o companheiro. Vettel conseguiu ficar à frente de Webber e Raikkonen superou Alonso na segunda tentativa. Perez, Sutil, Button e Vergne completaram o top 10.

A largada para o GP de Mônaco está marcada para as 9h da manhã deste domingo.

Grid de largada:

Q3

1) Nico Rosberg Mercedes 1:13.876
2) Lewis Hamilton Mercedes 1:13.967
3) Sebastian Vettel Red Bull 1:13.980
4) Mark Webber Red Bull 1:14.181
5) Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1:14.822
6) Fernando Alonso Ferrari 1:14.824
7) Sergio Perez  McLaren 1:15.138
8) Adrian Sutil Force India 1:15.383
9) Jenson Button McLaren 1:15.647
10) Jean-Eric Vergne Toro Rosso 1:15.703

Q2

11) Nico Hulkenberg Sauber 1:18.331
12) Daniel Ricciardo Toro Rosso 1:18.344
13) Romain Grosjean Lotus 1:18.603
14) Valtteri Bottas Williams 1:19.077
15) Giedo van der Garde Caterham 1:19.408
16) Pastor Maldonado Williams 1:21.688

Q1

17) Paul di Resta Force India 1:26.322
18) Charles Pic Caterham 1:26.633
19) Esteban Gutierrez Sauber 1:26.917
20) Max Chilton Marussia 1:27.303
21) Jules Bianchi Marussia sem tempo
22) Felipe Massa Ferrari sem tempo

In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Rosberg domina último treino e Massa bate forte em Mônaco
Próximo artigo Alonso sofre com frio e descarta luta pela vitória

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros