Recomendado para você

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

Russell: não punir Alonso na Austrália seria 'abrir caixa de Pandora'; Pérez defende Fernando, "um dos que mais confio"

Pilotos da Sauber, o finlandês Valtteri Bottas e o chinês Zhou Guanyu falaram sobre o incidente, assim como o inglês Lando Norris, da McLaren, e o alemão Nico Hulkenberg, da Haas; confira no Motorsport.com

George Russell, Mercedes F1 W15

Neste fim de semana, a Fórmula 1 volta aos holofotes com a realização do GP do Japão, em Suzuka, mas o principal fato ocorrido no final da última corrida de 2024, na Austrália, segue repercutindo. Trata-se de incidente entre Fernando Alonso, espanhol da Aston Martin, e George Russell, britânico da Mercedes.

Na ocasião, Alonso era atacado por Russell na última volta em Melbourne e, para defender a posição, alterou sua trajetória antes da curva 6 de Albert Park, com direito a desaceleração prematura e pequena frenagem. Logo atrás, George acabou batendo e Alonso foi considerado culpado, sendo punido em 20s.

O editor recomenda:

Questionado sobre o 'lance' no dia de mídia da F1 no Japão, nesta quinta-feira, Russell ponderou que não punir Alonso seria como "abrir uma caixa de vermes" (open a can of worms, em inglês). A expressão equivale a 'abrir a caixa de Pandora' ou 'mexer num vespeiro', no sentido de abrir precedente perigoso.

"Acho que foi obviamente uma situação estranha que aconteceu na semana passada. Como eu disse lá, fui pego de surpresa. Na verdade, eu estava olhando para o volante, fazendo uma troca de marcha na reta, o que todos nós fazemos ao longo da volta, e quando olhei para cima, estava 'na' caixa de câmbio de Fernando e já era tarde demais. Quando dei por mim, estava no muro. Por isso, acho que se não tivesse sido penalizado, teria 'aberto uma lata de vermes' para o resto do ano e para categorias juniores", disse.

George Russell, Mercedes-AMG F1 Team

George Russell, Equipe Mercedes-AMG F1

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

"[Não se pode] dizer: 'Você pode frear numa reta, diminuir a velocidade, mudar de marcha, acelerar, fazer algo semi-errático [e está tudo bem]...'. Não levo para o pessoal o que aconteceu com Fernando e provavelmente teve consequências maiores do que deveria. Mas se isso não for penalizado, você pode simplesmente frear no meio da reta? Não sei...", pontuou o piloto inglês da Mercedes antes de responder a questionamento do Motorsport.com.

"Todo piloto está 'aberto' a mudar a linha, frear mais cedo, acelerar na curva, o que for, mas quando começa a frear no meio da reta, reduzir marcha, acelerar, subir marcha de novo e frear novamente para a curva, vai além da possibilidade de ajustar a linha", disse à reportagem o piloto das Flechas de Prata.

"Portanto, como eu disse, não acho que o que Fernando fez foi extraordinariamente perigoso, mas 'abrirá uma lata de vermes' se não for penalizado", disse Russell sobre o incidente, que também foi repercutido pelo próprio Alonso nesta quinta-feira nipônica -- o espanhol criticou bastante a penalidade.

Além dos dois envolvidos, outros pilotos foram questionados sobre o incidente australiano no 'dia de mídia' em Suzuka, com o britânico Lando Norris, da McLaren, e os competidores da Sauber, o finlandês Valtteri Bottas e o chinês Zhou Guanyu, pendendo para o lado pró-Alonso. Já o alemão Nico Hulkenberg, da Haas, disse que o bicampeão 'escolheu a curva errada' para fazer a manobra defensiva, enquanto o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, também viu excesso na tática do asturiano.

Pérez defende Alonso: "Um dos pilotos em que mais confio"

Piloto da Red Bull e 'oponente' de Alonso em duelo recente, quando ambos brigaram pelo pódio no GP de São Paulo de 2023 e o mexicano acabou sendo batido, Sergio Pérez saiu em defesa do asturiano da Aston Martin.

"Acho que todos sabemos o que é aceitável, o que está dentro dos limites. Conhecendo os pilotos, principalmente o Fernando... ele sempre faz esse tipo de 'truque', digamos assim, mas sempre dentro dos limites", afirmou o latino-americano.

"Fernando é muito agressivo, mas sempre dentro dos limites, tive ótimas brigas com ele. É um dos pilotos em que mais confio. E devo dizer que foi um pouco demais ou provavelmente acima do limite. Mas, você sabe: poderemos ver esse incidente novamente em duas ou três semanas e nada acontecerá."

"Meu maior medo é que possamos ver este incidente novamente neste fim de semana ou no próximo e provavelmente nada acontecerá. Esse é o meu maior medo. Então, acho que o maior ponto de discussão deveria ser a consistência. Se incidentes como este vão ser penalizados, têm de ser penalizados todos os fins de semana. Porque como piloto dói muito quando você trabalha pra caramba e aí você vê essa incoerência", completou Pérez.

HAMILTON É DETONADO, Alonso CAUSA, Verstappen reage e SAINZ atira pra todos os lados; Williams SOFRE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Pódio Cast #4 debate compra da MotoGP / Dorna pela Liberty, dona da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Sargeant correrá com carro de Albon no Japão; Williams não terá chassi reserva até Miami
Próximo artigo F1: Verstappen comenta se tem planos de deixar a Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros