Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Sauber foca na eficiência para bater equipes mais ricas

Monisha Kaltenborn comemora evolução desde que o time voltou a ser privado, após a saída da BMW ao final de 2009

Em 2010 e 2011, a Sauber conquistou 44 pontos. Neste ano, após apenas 11 etapas, praticamente dobrou a marca, com 80. Além disso, conquistou dois pódios, com Sergio Perez. Número que remetem ao passado recente da equipe, quando era comandada pela gigante BMW.

É com esse retrospecto em mente que a CEO da equipe, Monisha Kaltenborn, faz uma análise positiva do desempenho da equipe nesta primeira metade da temporada.

“Estamos muito satisfeitos com a temporada até aqui. Sempre temos de olhar o todo e isso, para nós, começa no final de 2009, quando tivemos dificuldades e voltamos a nos tornar uma equipe privada. E, vendo passo a passo como temos evoluído desde então, tendo dois pilotos inexperientes e com todas as limitações no número de funcionários e no dinheiro, é positivo que tenhamos conseguido fazer um bom carro, como a primeira metade da temporada mostrou.”

A dirigente reconhece que houve corridas em que os resultados poderiam ter sido melhores, mas vê a equipe aprendendo com os erros.

“Espero que não [nos arrependamos]. É como a questão do ano passado, quando não nos arrependemos de não usar o difusor soprado. Acredito que não vamos nos arrepender porque estamos trabalhando por nossos resultados e o conquistamos por mérito. Estamos numa fase de aprendizado. Temos pilotos jovens, que às vezes cometem erros, mas faz parte.”

“O melhor é que sabemos o que temos de melhorar, que é nossa eficiência. Sabemos como conquistar mais pontos em todas as corridas e é nisso que temos de nos focar.”

Monisha lembrou que a Sauber vem duelando com equipes com poderio financeiro muito superior.

“Como as equipes grandes têm mais recursos, eles podem fazer um desenvolvimento mais constante. Mas precisamos ver se tudo o que eles colocarem vai funcionar. Quando falamos em melhorar nossa posição no campeonato, estamos falando em superar equipes com muito mais recursos, e é por isso que focamos em eficiência. Temos alguns pacotes até o final do ano, assim como estamos trabalhando já no carro do ano que vem.”

No entanto, mesmo com todo o sucesso desta temporada, a indiana revela que a busca por recursos não é simples.

“Não é tão fácil, não é como se, depois de um pódio, dez pessoas ficassem esperando para assinar um contrato. Mas isso aumenta as possibilidades de contato, e alguns funcionam. O importante é que isso te coloca no radar das pessoas.”

Artigo anterior Pilotos reclamam de falta de consistência em aplicação de regras
Próximo artigo Pilotos se preocupam até com peças reservas quando vão à pista

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros