Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Senna descreve sensação de pilotar em Mônaco: "É violento"

O piloto brinca que a resposta do motor é tão brutal que a impressão que se tem quando vai para a corrida seguinte é de perda de potência

Senna destaca importância de limpar informações visuais para ir bem em Mônaco

Violento. É assim que Bruno Senna define pilotar um F-1 pelas ruas de Mônaco. Em sua segunda experiência com os carros da categoria no circuito monegasco – a primeira, em 2010, foi com a fraca Hispania – o brasileiro destaca a necessidade de “limpar a cabeça” para observar apenas os pontos de referência que ajudam a encarar as 18 curvas em pouco mais de 3km (3.340m) de traçado.

“Definitivamente a F-1 cresceu um pouquinho mais do que a pista desde as primeiras corridas, com os carros mais lentos. É difícil descrever, parece que você pega outra pista normal e coloca em modo acelerado”, afirmou ao TotalRace.

“É uma pista que tem muita informação, porque são muitos detalhes. Normalmente, você tem uma placa dos 100m que olha para frear, mas aqui é tanta informação que é até importante você limpar o que está vendo para poder focar na pista.”

O piloto da Williams, inclusive, brinca que a relação de marchas é muito curta, e a resposta do motor, tão brutal, que a impressão quando se vai para a corrida seguinte é de perda de potência.

“A troca de marcha é rápida, acelera e freia toda hora, as curvas são curtas. Depois daqui, você vai para Montreal, com uma relação de marchas bem mais longa e pensa ‘esse motor está meio fraco’. Todos os efeitos são mais violentos em Mônaco do que o normal.”

Para hoje, a programação de Senna é observar a primeira corrida da GP2, até para aprender mais sobre os pneus. "Venho ver a GP2, claro. Tenho muito o que aprender. Os pneus deles são similares aos nossos, é importante observar.” 

Artigo anterior GP de Mônaco entra em sua 70ª edição; confira números e curiosidades
Próximo artigo Rosberg é o mais rápido, com Massa a menos de quatro centésimos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros