Stewart: Hamilton tem responsabilidade por toque em Baku
Tricampeão acredita que incidente manchou reputação de Vettel, mas afirma que polêmica teve início após comportamento incomum do inglês
Tricampeão mundial de F1, Jackie Stewart considera que Lewis Hamilton também tem sua parcela de responsabilidade pela polêmica vista durante o GP do Azerbaijão, no último domingo (25).
O inglês se envolveu em um lance controverso com seu rival na luta pelo título, Sebastian Vettel, durante um safety car. O alemão, alegando ter sido vítima de um brake test do piloto da Mercedes, atingiu seu carro por trás, e, em seguida, bateu rodas com Hamilton para mostrar sua insatisfação.
Em entrevista à agência Press Association, Stewart afirmou que Vettel saiu com sua imagem prejudicada do episódio, mas que Hamilton também apresentou comportamento questionável.
“A reputação de Vettel certamente ficou manchada. Mas, ao mesmo tempo, o que criou o incidente foi quando Lewis reduziu tão rapidamente, em um lugar bem improvável. Precisamos levar isso em consideração”, disse.
“Isso foi um choque a Sebastian, e foi por isso que ele ficou lado a lado com Lewis para perguntar: ‘O que diabos você está fazendo?’ O que Vettel fez em seguida foi, inquestionavelmente, colidir com Hamilton.”
“Não há desculpa para isso, é errado. É um comportamento inapropriado. Seria muito simples colocar a culpa completamente em um homem, mas o que iniciou o mau comportamento foi o que aconteceu antes.”
“Lewis freou tão forte que Vettel o atingiu. Não estou culpando Lewis pelo acidente, mas devo dizer que nunca vi ninguém aliviando o acelerador tão rapidamente.”
Apesar das queixas de Vettel, a FIA analisou a telemetria de Hamilton e considerou que o inglês não apresentou uma redução de velocidade brusca o bastante para provocar uma colisão.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.