Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Suspensões e asa traseira ganham atenção especial na Lotus

Segundo o diretor técnico da equipe, James Allison, carro de 2013 será um mix entre continuidade e novidades

O E21, carro da Lotus para a temporada 2013, será uma mistura de continuidade dos conceitos que vinham funcionando com a adição de novas soluções para áreas problemáticas. De acordo com o diretor técnico do time, James Allison, as suspensões e a asa traseira ganharam atenção especial no novo desenho. A busca, como sempre, é por maior eficiência aerodinâmica.

“Algumas peças do carro foram totalmente redesenhadas e em outras áreas otimizamos o melhor da filosofia adotada há muitas temporadas. As suspensões foram bastante revisadas para tentar nos dar oportunidades aerodinâmicas. A asa dianteira é uma continuidade dos conceitos em que trabalhamos desde 2009. Para a asa traseira, continuamos trabalhando em ter um nível satisfatório de pressão aerodinâmica ao mesmo tempo em que temos o máximo de potencial na DRS.”

Porém, as mudanças não serão tão significativas quanto ano passado, o que é um alívio para Allison. “Depois de uma sequência de mudanças de regras e interpretações desde 2009 parece que 2013 será um ano de estabilidade. Há apenas algumas mudanças muito limitadas, o que é um alívio considerável para todo o grid dado o nível de transformação que o esporte terá em 2014.”

O engenheiro não acredita que muitas equipes cobrirão os degraus em seus bicos, algo que a regra de 2013 permite, ao contrário do ano passado. “Há apenas uma regra que abre a possibilidade de mudança pois será permitido um painel na parte superior do bico para evitar os degraus de 2012. No entanto, isso é opcional e não me surpreenderia se a maior parte do grid optar por não usá-lo. O painel representa algumas gramas a mais, então só deve aparecer no carro de quem conseguir alguma performance.”

Sobre a dupla de pilotos, Allison destacou a qualidade e a continuidade. “O melhor de manter a dupla de 2012 é que ambos são rápidos. Isso, além de não ter de reinventar o assento, pedais, volante e coisas do tipo. Não ter de estabelecer uma relação nova com os engenheiros também é algo bem-vindo.”

Artigo anterior Kimi sobre retorno: "Eram os outros que tinham dúvidas"
Próximo artigo Valsecchi é segundo campeão da GP2 que não vira titular

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros