Todt: críticas sobre domínio da Mercedes na F1 são injustas
Presidente da FIA diz que Fórmula 1 está tão suscetível a domínios quanto qualquer outro esporte
Criticada por muitos desde 2014, quando iniciou sua era híbrida, a Fórmula 1 convive com um dos maiores domínios de sua história com a equipe Mercedes. No entanto, Jean Todt, presidente da FIA, acredita que as críticas dos fãs neste momento sejam injustas com a categoria.
"Eu ficaria mais feliz se tivéssemos vários vencedores diferentes, mas isso nunca vai acontecer", disse Todt à Autosport.
"Você tem que aceitar o domínio, é parte do esporte. E não é só no automobilismo, porque você tem domínios no futebol, tênis, atletismo e rúgbi.”
"Ele está em toda parte, então por que esperar nenhum domínio no automobilismo? A negatividade que rodeia isso é absolutamente injusta, mas críticas construtivas eu posso aceitar.”
"Claro, eu não estou satisfeito. Acho que a concorrência poderia estar maior. Quando nos sentamos de portas fechadas, nós tentamos abordar como podemos fazer para melhorar as coisas.”
"Mas não há necessidades de punir a nós mesmos. Ou, pelo menos, não sou desonesto o suficiente para compreender isso."
Foi sugerido por inúmeras vezes no último ano que a FIA deveria tomar para si ser o órgão regulador do esporte para a decisão de questões técnicas. Todt gostaria de receber tal poder, mas sabe que apenas as equipes podem.
"Ao longo dos últimos anos, a FIA nunca teve tanta autoridade para governar", acrescentou Todt.
"Uma vez que existe um Pacto de Concórdia assinado, são governos com direitos específicos para o detentor dos direitos comerciais, as equipes e o órgão.”
“Teríamos de assinar um Pacto de Concórdia diferente. É simples assim.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.