Últimas notícias

Único a ser campeão na F1 e na MotoGP, Surtees morre aos 83

Ex-piloto britânico morre em hospital de Londres após sofrer com problemas respiratórios nos últimos meses

John Surtees,
(E para D): Sebastian Vettel, Ferrari com John Surtees
John Surtees and Valentino Rossi
Felipe Massa, Scuderia Ferrari, John Surtees and Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
John Surtees, 1964 F1 World Champion, Emerson Fittipaldi, 1972 and 1974 F1 World Champion, Lewis Hamilton, McLaren Mercedes
John Surtees
(L to R): Niki Lauda, Mercedes Non-Executive Chairman with John Surtees
Frankie Dettori, Jockey with John Surtees, on the grid
John Surtees, com John Booth, Chefe da Marussia F1 Team
John Surtees, 1964 F1 World Champion
James Calado, Sahara Force India Terceiro piloto com John Surtees

O ex-piloto britânico John Surtees morreu nesta sexta-feira (10) aos 83 anos de idade em decorrência de problemas respiratórios. Surtees ficou conhecido como o único a ser campeão nas maiores categorias das duas e das quatro rodas do esporte a motor.

A informação de sua morte foi confirmada pelo Facebook da Fundação Henry Surtees. Filho de John, Henry acabou morto em um acidente de Fórmula 2 em 2009 em Brands Hatch após ter a cabeça acertada por um pneu.

Surtees foi tetracampeão (1956, 1958, 1959 e 1960) das 500cc (atual MotoGP) e tricampeão da extinta categoria 350cc (1958, 1959 e 1960), conquistando 38 vitórias em 49 largadas no mundial de motovelocidade, antes de se transferir de vez para a Fórmula 1 em 1961 apesar de ter feito corridas em 1960.

Ele foi o campeão de 1964 da Fórmula 1 com a Ferrari. John fez 111 largadas no campeonato entre 1960 e 1961, vencendo seis provas, conquistando oito poles e 24 pódios. Surtees era o campeão mais velho vivo.

Confira na íntegra o texto publicado pela Fundação Henry Surtees:

É com grande tristeza que anunciamos a morte de nosso marido e pai, John Surtees.

John, 83 anos, foi internado no St Georges Hospital, Londres, em fevereiro, com uma condição respiratória existente e, após um curto período de tratamento intensivo, faleceu pacificamente nesta tarde. Sua esposa, Jane, e filhas, Leonora e Edwina, estavam ao seu lado.

John era um marido, um pai, um irmão e um amigo adorável. Ele também foi um dos grandes do automobilismo e continuou a trabalhar incansavelmente até os dias recentes com a Henry Surtees Foundation e o Buckmore Park Kart Circuit.

Lamentamos profundamente a perda de um homem tão incrível, amável e amoroso, assim como comemoramos sua vida maravilhosa. Ele estabeleceu um exemplo muito real de alguém que continuava trabalhando em seu pico e lutando até o fim.

Gostaríamos de agradecer a todos os funcionários do St George's Hospital e do East Surrey Hospital por seu profissionalismo e apoio durante este momento difícil para nós. Obrigado também a todos aqueles que enviaram suas mensagens gentis nas últimas semanas.

Detalhes do funeral serão anunciados no devido tempo. 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Grosjean crê que Haas precisa trocar fornecedor de freios
Próximo artigo Com volta de Kimi, Ferrari termina testes da F1 na frente

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil