Veja a íntegra dos rádios da Ferrari na polêmica Vettel x Leclerc
Depois da polêmica ordem de equipe no GP da Rússia, o Motorsport.com esmiuça as conversas entre pilotos e escuderia

Apesar da recente boa fase, a Ferrari voltou a se destacar por controversas ordens de equipe na Fórmula 1. Desta vez, o palco foi o circuito de Sochi, que recebeu o GP da Rússia, disputado neste domingo.
O monegasco Charles Leclerc largou na pole e, conforme o combinado, deu vácuo para o companheiro alemão Sebastian Vettel a fim de evitar que a Mercedes de Lewis Hamilton assumisse a ponta.
Leia também:
A Ferrari chegou a pedir para que Vettel deixasse Leclerc passar nas 10 primeiras voltas, mas a troca de posições só foi acontecer após os pit stops. Depois das as paradas, veio o safety car virtual pelo abandono de Vettel por conta de um problema no motor.
Assim, Hamilton e seu companheiro finlandês Valtteri Bottas, que ficaram na pista, assumiram as duas primeiras posições até o fim da prova. A dobradinha das ‘Flechas de Prata’ foi confirmada e Leclerc terminou em terceiro. Grande prejuízo para o monegasco, que fez a pole e não teve a liderança cedida pelo companheiro tetracampeão no começo da corrida.
Foi no princípio da disputa, aliás, que a polêmica ficou mais evidente. Depois da largada, a Ferrari confirmou que Vettel devolveria a posição. Entretanto, isso não aconteceu e uma série de controversas comunicações entre os pilotos e a equipe via rádio se seguiu. O Motorsport.com traz a íntegra das mensagens. Confira abaixo:
RÁDIOS
Após a largada, a Ferrari informa Leclerc: “Sebastian deixará você passar na próxima volta.”
Vettel pede para adiar a troca de posições em função da proximidade de Hamilton dos dois carros da Ferrari: “Vamos nos afastar por mais duas voltas. Vá me avisando”.
A Ferrari insiste com Vettel: "Deixe Charles passar”.
Vettel responde: "Bem, diga a ele para se aproximar”.
Leclerc cobra a Ferrari e diz que é difícil chegar mais perto por causa da turbulência: "Vocês me deixaram atrás e eu respeitei tudo... Falaremos mais tarde, mas agora é difícil chegar mais perto, obviamente”.
Vettel é cobrado pela Ferrari: "Ele está tentando se aproximar, deixe-o passar, ele está 1s4 atrás".
A Ferrari volta a se comunicar com Vettel: "Vamos para o Plano C, Charles está 1s9 atrás”.
Vettel é informado: "Você é o carro mais rápido na pista, pise fundo, está indo bem”.
Leclerc é informado: "Charles, faremos a troca um pouco mais tarde, Lewis está perto e queremos nos distanciar agora. Faremos a troca mais tarde, apenas se concentre na sua corrida, obrigado”.
Leclerc: “Entendo perfeitamente, mas eu respeitei a ordem. Depois tentei chegar ainda mais perto dele no início da corrida, mas os pneus ficaram superaquecidos. Enfim, sem problemas... administre a situação”.
Leclerc recebe um rádio antes de seu pit stop: "E você pode acelerar agora”.
Vettel reclama dos pneus: "Meus traseiros estão piorando agora”.
Vettel recebe a seguinte resposta: "Nós nos preocupamos com o Hamilton, o tempo de volta dele é de 1min38s8”.
Leclerc é informado durante a entrada de Vettel nos boxes: "Precisamos que você acelere".
Após voltar atrás do companheiro, Vettel relata problemas: "Não tenho a potência do MGU-K".
Vettel recebe resposta da Ferrari: "Pare o carro".
Vettel reclama do motor: “Tá falando sério? Traga de volta aqueles malditos V12s”.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:








































































Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 | Prema "conversa" com Sargeant para Indy; Alex Rossi é opção

F1: Há 40 anos, Senna mostrava sua genialidade na chuva no GP de Mônaco

Gil de Ferran será homenageado nas 500 Milhas de Indianápolis


Após sucesso de "F1", com Brad Pitt, próximo filme sobre a categoria terá 'pepino de Vettel' como protagonista; entenda

F1 - Vettel: 'Foi bom estar na Ferrari, mas ainda me identifico com a Red Bull'

F1: Verstappen gostaria de ter Vettel como consultor da Red Bull


Depois de ter cargo ameaçado, chefe da Ferrari explica como rumores afetam as equipes de F1

F1 - Wolff: Hamilton ainda pode vencer mais um campeonato sob as condições certas

F1 - Ferrari admite problemas no SF-25: "Temos que manter uma margem de segurança na distância do solo"
Últimas notícias

NASCAR Brasil anuncia parceria com Greener Tokens para compensação de carbono

Tito Giaffone busca manter bom momento na NASCAR Brasil no Velocitta

Moto1000GP: Theo Manna apresenta nova BMW S1000 RR M e fala sobre expectativa para estreia em Cascavel

MotoGP: Chantra estabelece GP da Catalunha como meta de retorno às pistas
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.