Veja a íntegra dos rádios da Ferrari na polêmica Vettel x Leclerc
Depois da polêmica ordem de equipe no GP da Rússia, o Motorsport.com esmiuça as conversas entre pilotos e escuderia
Apesar da recente boa fase, a Ferrari voltou a se destacar por controversas ordens de equipe na Fórmula 1. Desta vez, o palco foi o circuito de Sochi, que recebeu o GP da Rússia, disputado neste domingo.
O monegasco Charles Leclerc largou na pole e, conforme o combinado, deu vácuo para o companheiro alemão Sebastian Vettel a fim de evitar que a Mercedes de Lewis Hamilton assumisse a ponta.
Leia também:
A Ferrari chegou a pedir para que Vettel deixasse Leclerc passar nas 10 primeiras voltas, mas a troca de posições só foi acontecer após os pit stops. Depois das as paradas, veio o safety car virtual pelo abandono de Vettel por conta de um problema no motor.
Assim, Hamilton e seu companheiro finlandês Valtteri Bottas, que ficaram na pista, assumiram as duas primeiras posições até o fim da prova. A dobradinha das ‘Flechas de Prata’ foi confirmada e Leclerc terminou em terceiro. Grande prejuízo para o monegasco, que fez a pole e não teve a liderança cedida pelo companheiro tetracampeão no começo da corrida.
Foi no princípio da disputa, aliás, que a polêmica ficou mais evidente. Depois da largada, a Ferrari confirmou que Vettel devolveria a posição. Entretanto, isso não aconteceu e uma série de controversas comunicações entre os pilotos e a equipe via rádio se seguiu. O Motorsport.com traz a íntegra das mensagens. Confira abaixo:
RÁDIOS
Após a largada, a Ferrari informa Leclerc: “Sebastian deixará você passar na próxima volta.”
Vettel pede para adiar a troca de posições em função da proximidade de Hamilton dos dois carros da Ferrari: “Vamos nos afastar por mais duas voltas. Vá me avisando”.
A Ferrari insiste com Vettel: "Deixe Charles passar”.
Vettel responde: "Bem, diga a ele para se aproximar”.
Leclerc cobra a Ferrari e diz que é difícil chegar mais perto por causa da turbulência: "Vocês me deixaram atrás e eu respeitei tudo... Falaremos mais tarde, mas agora é difícil chegar mais perto, obviamente”.
Vettel é cobrado pela Ferrari: "Ele está tentando se aproximar, deixe-o passar, ele está 1s4 atrás".
A Ferrari volta a se comunicar com Vettel: "Vamos para o Plano C, Charles está 1s9 atrás”.
Vettel é informado: "Você é o carro mais rápido na pista, pise fundo, está indo bem”.
Leclerc é informado: "Charles, faremos a troca um pouco mais tarde, Lewis está perto e queremos nos distanciar agora. Faremos a troca mais tarde, apenas se concentre na sua corrida, obrigado”.
Leclerc: “Entendo perfeitamente, mas eu respeitei a ordem. Depois tentei chegar ainda mais perto dele no início da corrida, mas os pneus ficaram superaquecidos. Enfim, sem problemas... administre a situação”.
Leclerc recebe um rádio antes de seu pit stop: "E você pode acelerar agora”.
Vettel reclama dos pneus: "Meus traseiros estão piorando agora”.
Vettel recebe a seguinte resposta: "Nós nos preocupamos com o Hamilton, o tempo de volta dele é de 1min38s8”.
Leclerc é informado durante a entrada de Vettel nos boxes: "Precisamos que você acelere".
Após voltar atrás do companheiro, Vettel relata problemas: "Não tenho a potência do MGU-K".
Vettel recebe resposta da Ferrari: "Pare o carro".
Vettel reclama do motor: “Tá falando sério? Traga de volta aqueles malditos V12s”.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 | Prema "conversa" com Sargeant para Indy; Alex Rossi é opção
F1: Há 40 anos, Senna mostrava sua genialidade na chuva no GP de Mônaco
Gil de Ferran será homenageado nas 500 Milhas de Indianápolis
Vettel e Mick Schumacher se unirão para Corrida dos Campeões em 2025
F1 - Marko descarta possível retorno de Vettel: "Ele está fora há muito tempo"
F1: Marko revela se Red Bull está interessada em Russell para 2026
F1: Leclerc reclama de erros de estratégia no GP de São Paulo
F1: Leclerc é multado pela FIA por xingamentos no México
F1: Como Ferrari bagunçou batalha entre McLaren e Red Bull
Últimas notícias
MOTO1000GP revisita a pista mais tradicional da motovelocidade brasileira
Miguel Costa assina com Campos Racing para disputar F4 Espanhola em 2025
F1 - Verstappen brinca após vitória em Interlagos: "Onde está a imprensa britânica?"
VÍDEO F1: Confira câmera onboard de Hamilton pilotando MP4/5B em homenagem a Senna em Interlagos
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.