F1: Verstappen supera Vettel no 1º treino livre para o GP dos EUA
Piloto holandês da Red Bull foi mais rápido que o rival alemão da Ferrari no CIrcuito das Américas
Prestes a fazer sua centésima corrida na Fórmula 1, Max Verstappen começou o fim de semana do GP dos Estados Unidos com o pé direito. O holandês da Red Bull cravou o tempo de 1min34s057 e liderou o primeiro treino livre para a corrida norte-americana.
O segundo colocado foi o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, a pouco mais de um décimo do ponteiro. Quem completou o top-3 foi o novato tailandês Alexander Albon, companheiro de Verstappen na Red Bull.
Leia também:
De forma surpreendente, o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso, ficou em quarto, à frente do australiano Daniel Ricciardo, da Renault. Outra surpresa do TL1 foi o francês Romain Grosjean, da Haas.
De novo capacete (veja abaixo) e com alguns problemas, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, ficou apenas em sétimo. Lewis Hamilton, britânico da Mercedes, foi o oitavo, à frente do canadense Lance Stroll, da Racing Point. Quem completou o top-10 foi Kevin Magnussen, dinamarquês da Haas.
O treino
O começo da primeira sessão prática foi pouco movimentado e os principais pilotos demoraram a registrar voltas consideravelmente rápidas no Circuito das Américas, em Austin, Texas. Depois, porém, os giros velozes começaram a aparecer.
Albon deixou a Red Bull no topo por algum tempo, mas não se manteve no primeiro posto. O algoz do tailandês foi Verstappen, que ascendeu para a ponta. Na sequência, as Ferraris apareceram no páreo, principalmente com Vettel.
A alternância da liderança continuou e Albon retomou o primeiro posto, mas foi batido por Vettel e depois Verstappen, que retornou à posição de honra. Faltando cerca de 20 minutos, Gasly apareceu bem em terceiro, à frente de Ricciardo.
Quem não teve um treino tão bom foi Leclerc, que deu suas primeiras voltas e reclamou do carro para a Ferrari. Na parte final da sessão, o monegasco voltou à pista e retomou consistência, registrando boas voltas.
O canadense Nicholas Latifi, piloto reserva da Williams, substituiu o britânico George Russell no treino livre 1, mas teve problemas com o carro e recolheu para os boxes, terminando a sessão em último.
O espanhol Carlos Sainz Jr. foi outro que enfrentou alguns contratempos, mas teve treino consistente. O problema foi uma escapada com a McLaren, uma das equipes a testar os pneus da Pirelli para a temporada 2020. O filho de Carlos também disputa seu 100º GP na F1 em Austin e o faz aos olhos da lenda norte-americana Mario Andretti, campeão de 1978.
Outro que dedicou boa parte da sessão com os compostos do ano que vem foi Hamilton. O britânico, que só precisa chegar em oitavo para ser hexacampeão, ficou na parte de trás na maior parte da atividade, assim como o companheiro finlandês Valtteri Bottas, que terminou em 17º.
Veja os resultados do 1º treino livre para o GP dos Estados Unidos de F1:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 26 | 01'34.057 | 211.008 | |||
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 30 | 01'34.226 | 00.169 | 00.169 | 210.629 | |
3 | 23 | Alexander Albon | Red Bull | Honda | 28 | 01'34.316 | 00.259 | 00.090 | 210.428 | |
4 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 32 | 01'35.008 | 00.951 | 00.692 | 208.896 | |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | Renault | 29 | 01'35.263 | 01.206 | 00.255 | 208.336 | |
6 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 24 | 01'35.356 | 01.299 | 00.093 | 208.133 | |
7 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 23 | 01'35.380 | 01.323 | 00.024 | 208.081 | |
8 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 32 | 01'35.439 | 01.382 | 00.059 | 207.952 | |
9 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | Mercedes | 31 | 01'35.586 | 01.529 | 00.147 | 207.632 | |
10 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 23 | 01'35.659 | 01.602 | 00.073 | 207.474 | |
11 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Honda | 31 | 01'35.661 | 01.604 | 00.002 | 207.470 | |
12 | 55 | Carlos Sainz Jr. | McLaren | Renault | 26 | 01'35.723 | 01.666 | 00.062 | 207.335 | |
13 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 22 | 01'35.854 | 01.797 | 00.131 | 207.052 | |
14 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | Mercedes | 29 | 01'35.971 | 01.914 | 00.117 | 206.799 | |
15 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 26 | 01'36.037 | 01.980 | 00.066 | 206.657 | |
16 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 24 | 01'36.124 | 02.067 | 00.087 | 206.470 | |
17 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 40 | 01'36.159 | 02.102 | 00.035 | 206.395 | |
18 | 4 | Lando Norris | McLaren | Renault | 23 | 01'36.263 | 02.206 | 00.104 | 206.172 | |
19 | 88 | Robert Kubica | Williams | Mercedes | 28 | 01'37.948 | 03.891 | 01.685 | 202.625 | |
20 | 40 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 7 | 01'41.112 | 07.055 | 03.164 | 196.285 |
Novas regras de 2021 impactam no design dos carros
Nesta quinta-feira, a categoria máxima do automobilismo divulgou os regulamentos técnicos de 2021, que impactarão na aerodinâmica - e no design - dos carros. Estes ficarão mais simples e terão o retorno do efeito solo, que 'gruda' o monoposto ao chão e facilita as ultrapassagens. Tendo isso em vista, a própria F1, além de McLaren, Williams e Renault, lançaram esboços das versões de suas máquinas para 2021. Confira na galeria abaixo:
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Podcast #014 - Lito Cavalcanti: "A Ferrari é maior que a Fórmula 1"
Lito Cavalcanti é um dos principais comentaristas de automobilismo do País. Ao podcast do Motorsport.com, o especialista esmiuçou os bastidores da Fórmula 1, com destaque para a mudança de regulamentos que promete 'revolucionar' a categoria. Entre as afirmações, ele crava: "A Ferrari é maior do que a F1". Ouça:
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Di Grassi explica por que "nunca contrataria Hamilton" na Ferrari
Goiânia anunciará no dia 12 a assinatura do contrato para a volta da MotoGP ao Brasil a partir de 2026
Massa, Fraga e Drugovich vão disputar as 24 Horas de Daytona de 2025
Últimas notícias
F1: Hamilton sobre Ferrari: "Ainda não consigo acreditar que irei vestir vermelho no próximo ano"
Fernández "irritado" com performance em 2024, mas promete voltar à MotoGP
F1: Duas séries sobre mulheres chefes de equipe estão em desenvolvimento simultâneo
F1 - Russell sobre vitória contra Hamilton em classificação: "Estou pilotando melhor do que nunca"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.