Vettel bate Verstappen e marca pole para o GP do México
Piloto da Red Bull vinha mostrando força, mas tetracampeão arrancou volta no limite para registrar sua 50ª pole na F1; Massa é 11º
Ainda com o sonho de se manter vivo na luta pelo título, Sebastian Vettel conquistou uma pole position importante para o GP do México. Com uma volta no limite na fase final da classificação, o alemão superou Max Verstappen por pequena margem para garantir sua 50ª vez na posição de honra na F1.
Vettel anotou o tempo de 1min16s488, novo recorde absoluto do circuito Hermanos Rodriguez. O piloto da Ferrari ainda viu Lewis Hamilton, que pode ser campeão neste domingo, fechar em terceiro, com 0s4 de atraso.
Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen, finlandeses respectivamente de Mercedes e Ferrari, vieram a seguir. Felipe Massa acabou eliminado no Q2 e largará da 11ª posição.
Q1
A primeira fase do treino se desenrolou sem grandes sustos para as favoritas. A Mercedes, que não tinha mais à disposição pneus supermacios novos, foi à pista já com os ultramacios. Logo de cara, Hamilton e Bottas obtiveram tempos suficientes para avançarem ao Q2, fechando a sessão em primeiro e segundo – 1min17s518 para o inglês, contra 1min17s578 para o parceiro.
Já Red Bull e Ferrari ainda utilizaram os pneus demarcados em vermelho e ainda assim mostraram força. Verstappen anotou o terceiro melhor tempo (1min17s630), levemente melhor do que Vettel, o quarto (1min17s665). Fernando Alonso, da McLaren, surpreendeu ao fechar em quinto, com 1min17s710.
Felipe Massa avançou sem sustos, em 12º, a 1s do líder. No entanto, Marcus Ericsson, Pascal Wehrlein, Kevin Magnussen e Romain Grosjean não fizeram o suficiente e acabaram eliminados. O último colocado foi Pierre Gasly, da Toro Rosso, que sequer andou após ter enfrentado problemas mecânicos no terceiro treino livre.
Q2
As principais equipes voltaram à pista logo no início do Q2, já munidos dos compostos mais velozes do fim de semana. Verstappen chegou a ser atrapalhado por uma bandeira amarela, causado pela quebra de motor de Brendon Hartley. Mas, em sua segunda tentativa, registrou 1min16s524, de longe o melhor tempo obtido até então nas atividades.
Vettel foi quem mais conseguiu se aproximar, com 0s3 de atraso para o holandês. Hamilton, Bottas, Raikkonen e Ricciardo vieram a seguir, também com ambas as Renault (Carlos Sainz e Nico Hulkenberg) e Force India (Esteban Ocon e Sergio Pérez) avançando ao Q3.
Massa foi à pista somente no fim, para uma única tentativa. O brasileiro fechou em 11º, pouco mais de 0s2 acima do tempo de corte, e acabou eliminado. Lance Stroll ainda ficou atrás do brasileiro, sendo que Hartley, Alonso e Stoffel Vandoorne sequer fizeram voltas cronometradas.
Q3
Verstappen mostrou que era a força a ser batida logo no começo do Q3, quando marcou 1min16s574 e se posicionou confortavelmente à frente dos rivais – o mais próximo era Vettel, com 0s2 de atraso, imediatamente à frente de Hamilton.
Contudo, Vettel reagiu de maneira categórica em sua volta derradeira. Ele anotou 1min16s488, e, diante da não melhora de Verstappen na segunda tentativa, arrancou “na marra” a pole position.
Hamilton, Bottas e Raikkonen vieram a seguir, sendo que Ricciardo fechou em um discreto sétimo lugar, ainda atrás de Ocon.
Classificação:
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Tempo | Gap | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 1'16.488 | 202.572 | |
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 1'16.574 | 0.086 | 202.345 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'16.934 | 0.446 | 201.398 |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 1'16.958 | 0.470 | 201.335 |
5 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 1'17.238 | 0.750 | 200.605 |
6 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 1'17.437 | 0.949 | 200.090 |
7 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 1'17.447 | 0.959 | 200.064 |
8 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 1'17.466 | 0.978 | 200.015 |
9 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 1'17.794 | 1.306 | 199.172 |
10 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 1'17.807 | 1.319 | 199.138 |
11 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 1'18.099 | 1.611 | 198.394 |
12 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 1'19.159 | 2.671 | 195.737 |
13 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Renault | |||
14 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 1'19.176 | 2.688 | 195.695 |
15 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | Ferrari | 1'19.333 | 2.845 | 195.308 |
16 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 1'19.443 | 2.955 | 195.037 |
17 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 1'19.473 | 2.985 | 194.964 |
18 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | |||
19 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Renault | |||
20 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.