Vettel celebra: “Pensei que havia levado um xeque-mate”
Aliviado com vitória, alemão admite que pensou ter perdido a prova quando viu que a Mercedes faria apenas um pitstop
Sebastian Vettel admitiu que chegou a temer que tivesse levado um “xeque-mate” da Mercedes quando a equipe alemã optou por fazer um único pitstop no GP do Bahrein.
O alemão comandou o estágio inicial da prova, mas, originalmente, faria duas paradas quando colocou os pneus macios.
Atrás dele, a Mercedes optou por colocar Valtteri Bottas no pneu médio, com o objetivo de fazer uma única parada.
Como Vettel não abriu o suficiente para abrir vantagem para o rival, o alemão pensou que a corrida havia sido perdida naquele momento – então, a Ferrari optou por arriscar ao tentar também completar a prova com uma única parada.
No fim, ele resistiu aos ataques de Bottas para vencer com uma vantagem de apenas 0s6.
“Acho que falei pelo rádio, a dez voltas do fim, que eu tinha tudo sob controle – e era mentira”, explicou. “Não havia nada sob controle. Quando eles me falaram do ritmo de Valtteri naquele momento, disse: ‘De jeito nenhum eu consigo vencer’. Fiz as contas no carro e achei que ele iria me alcançar.”
“Tentei me manter limpo o máximo possível. Ambas as Mercedes, no fim dos stints, estavam muito fortes, especialmente no primeiro, e eles viram o que fizemos.”
“Quando eles colocaram pneus médios, pensei que era um xeque-mate, já que tínhamos que parar de novo. Esse era o plano original, mas dividimos novamente e tentamos cuidar dos pneus o máximo que podíamos. Deu certo, mas foi por pouco.”
Apesar de Raikkonen ter permanecido na estratégia de duas paradas (antes de um pitstop desastrado que o fez abandonar), Vettel afirmou que não tinha nada a perder por tentar manter seus pneus até o fim.
“Aquilo nos colocou estresse e pressão, mas não tínhamos nada a perder ao permanecer na pista e tentar vencer ou ficar em terceiro. Estou realmente satisfeito. Se você consegue vencer nessas condições, o gosto é ainda melhor.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.