Vettel diz que tentou "ignorar a verdade" sobre chances da Ferrari no início da temporada
Tetracampeão explicou que tentou ignorar vantagem dos rivais no início da temporada e que precisou confiar na capacidade da Ferrari reencontrar o caminho

Sebastian Vettel disse que no início da temporada tentou “não ver a verdade” sobre a vantagem da Mercedes para a Ferrari, preferindo acreditar que cedo ou tarde a equipe italiana superaria as dificuldades e voltaria a brigar pelo título da Fórmula 1.
Leia também:
- Prost admite que Renault “ainda não está em situação estável”
- Massa: Leclerc pode ganhar primeiro título na F1 antes de Verstappen
- Evento em tributo a Senna em SP empolga público mesmo com 'gafes'
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
Após um começo arrasador nos testes de inverno, havia grande expectativa de que a Ferrari seria a força a ser batida nesta temporada. No entanto, logo na primeira corrida do ano, na Austrália, ficou claro de que a Mercedes continuava muito à frente dos rivais.
Vettel disse que a Ferrari ficou “bastante calma” após uma “incrível” primeira semana de testes durante a pré-temporada em Barcelona. Mas que o “surpreendente” revés no início da temporada deu espaço à realidade de que “não estavam rápidos o suficiente”.
“Naquele ponto, você não desiste, mas percebe que não está na posição que gostaria de estar”, disse Vettel ao Motorsport.com. “E luta com você mesmo no começo, porque está longe demais para lutar com os outros, ou com a Mercedes, que só ficava cada vez mais forte a cada corrida”.
“Estávamos tentando encontrar nosso ritmo forte no início, e quando encontramos, percebemos que estávamos atrás. E então, nas corridas na Europa, foi quando ficou claro que não conseguiríamos mudar as coisas da noite para o dia e que seria muito difícil”.
Vettel afirmou que a Ferrari se tornou “realista muito rápido” sobre sias chances de terminar o ano à frente na tabela. No entanto, disse que nessas circunstâncias, “você tenta ignorar a situação, porque deseja provar o contrário. Mas então você falha de novo e começa a perceber a verdade mesmo tentando não a enxergar”.
“Não é uma sensação bacana. Mas eventualmente você precisa aceitar o fato de que ignorou a situação por quatro ou cinco corridas e então precisa dizer ‘Ok, é assim que é’, e isso ajuda um pouco”.
No entanto, o tetracampeão afirmou que após toda a frustração, a Ferrari conseguiu compreender onde estavam seus problemas e traçar um plano para solucioná-los, algo que não aconteceu antes do fim das férias de verão.
“Quando ficou claro como podíamos consertar os problemas, levou algum tempo para conseguirmos, porque você não pode apenas ‘imprimir’ a solução”, disse o alemão. “É uma questão de confiar que vai dar certo, sabendo que vai acontecer. Você é capaz de antecipar e prever. Isso faz você ser capaz de extrair mais de si mesmo e do carro também”.
GALERIA: Relembre todas as vitórias de Vettel na F1
GP da Itália de 2008

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da China de 2009

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da Grã-Bretanha de 2009

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2009

Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2009

Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2010

Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2010

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2010

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Brasil de 2010

Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2010

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Austrália de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Malásia de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Turquia de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Espanha de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Mônaco de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Bélgica de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2011

Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2012

Foto de: XPB Images
GP de Singapura de 2012

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2012

Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2012

Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2012

Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2013

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Bahrein de 2013

Foto de: XPB Images
GP do Canadá de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Alemanha de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Coreia de 2013

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Índia de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Abu Dhabi de 2013

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP dos Estados Unidos de 2013

Foto de: XPB Images
GP do Brasil de 2013

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Malásia de 2015

Foto de: XPB Images
GP da Hungria de 2015

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2015

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Austrália de 2017

Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2017

Foto de: LAT Images
GP de Mônaco de 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Hungria

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Brasil de 2017

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da Austrália de 2018

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Bahrein de 2018

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá de 2018

GP da Grã-Bretanha de 2018

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
GP da Bélgica de 2018

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GP de Singapura de 2019

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Artigo anterior
Prost admite que Renault “ainda não está em situação estável”
Próximo artigo
Wolff não estará presente no GP do Brasil; primeira ausência do austríaco desde 2013

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Scuderia Ferrari |
Autor | Scott Mitchell |