Vettel domina GP da Coreia e toma ponta de Alonso no campeonato
Alonso foi terceiro, mas quem roubou a cena foi Felipe Massa, que teve ritmo mais rápido que o companheiro e terminou em quarto
Após comandar de início ao fim e vencer a terceira prova em sequência, Sebastian Vettel assumiu a liderança do Mundial de Pilotos. Garantindo a dobradinha da Red Bull, Mark Webber ficou em segundo, com Fernando Alonso em terceiro. O resultado fez com que o alemão abrisse seis pontos em relação ao espanhol na ponta da tabela.
Após outra grande performance, andando por grande parte da prova mais rápido que Alonso, a ponto da Ferrari pedir que controlasse o ritmo, Felipe Massa foi o quarto colocado, à frente de Kimi Raikkonen. Hulkenberg, Grosjean, Vergne, Ricciardo e Hamilton fecharam os 10 primeiros. Em um dia ruim para a Williams, Bruno Senna foi apenas o 15º.
Na largada, os pilotos que saíam do lado sujo do grid surpreenderam e foram para cima dos carros que estavam a seu lado. Assim, Sebastian Vettel superou Mark Webber, Fernando Alonso ultrapassou Lewis Hamilton e Felipe Massa ganhou a posição de Kimi Raikkonen, em uma primeira volta movimentada. Nico Hulkenberg, um cuidadoso Romain Grosjean, Sergio Perez e Michael Schumacher completavam o top 10.
No meio do pelotão, Kamui Kobobayashi perdeu o carro na freada da curva três e acertou Jenson Button, tirando o inglês da prova. O japonês foi punido com um drive through. Na confusão, Nico Rosberg, que não havia abandonado até antes do GP do Japão, ficou pela segunda vez seguida na primeira volta. Bruno Senna ganhou cinco posições e passou a lutar com as Toro Rosso.
Em uma situação incomum, o fato de Rosberg ter estacionado seu carro na reta fez com que, com a bandeira amarela, a DRS ficasse inativa pelas primeiras nove voltas.
Na volta 14, Hamilton foi o primeiro dos líderes a parar. Na volta seguinte, foi seguido por Massa, Raikkonen e Webber. No 16º giro, foi a vez de Vettel e Alonso. Após a primeira rodada de pit stops, o alemão aumentou sua liderança para perto de 6s, mas as posições se mantiveram no top 6. Já Bruno Senna caiu para 14º após os pits.
Após perder terreno na primeira parada, Massa tirou a diferença e passou Hamilton na 21ª volta. O inglês, mesmo tendo parado sete voltas antes, reclamava dos pneus. Enquanto isso, Alonso diminuía a diferença em relação Webber para menos de 3s.
Rodando lento, Hamilton ficou no alvo de Raikkonen e os dois chegaram a inverter posições. O inglês conseguiu se segurar na frente, mas teve de antecipar sua segunda parada em seis voltas, na volta 27, e ainda por cima teve um pit lento. Alonso chegou a ficar a 1s2 de Webber, mas começou a perder consistentemente em relação ao australiano a partir da volta 24. O espanhol, inclusive, passou a andar mais lento que Massa.
Após rodar lento demais na tentativa de estender ao máximo a primeira parada, Perez perdeu terreno e caiu para o 12º lugar, enquanto as Toro Rosso ganharam terreno, entrando nos pontos com ambos os pilotos.
Depois de duas voltas em que perdeu tempo em relação a Alonso, Webber voltou aos boxes na volta 33, quando, após parar uma volta antes do que seu rival direto na pista, Hulkenberg, fez a ultrapassagem na pista pela sétima posição.
Na volta 35, é a vez de Alonso parar, perdendo mais de 2s5 em relação a Webber. No giro seguinte, Vettel, que chegou a dar fritada e escapada antes de entrar, fez seu pit junto de Massa e Raikkonen. As posições se mantiveram na ponta e o finlandês consolidou seu ganho em relação a Hamilton.
No retorno à pista, Massa repetiu a tendência de andar mais rápido que Alonso, chegando a superar o companheiro por 1s5 na 37ª volta. Três giros depois, Hulkenberg se aproveita da briga entre Grosjean e Hamilton e rouba a posições de ambos. Enquanto isso, o piloto da McLaren é informado de que terá de parar de novo, o que faz na volta 43, retornando à pista em décimo.
O engenheiro de Massa, Rob Smedley, pediu ao brasileiro que se mantivesse a pouco mais de 1s de Alonso, pois seu ritmo era superior. O espanhol chegou a ameaçar diminuir a diferença em relação a Webber, mas o australiano mostrou que tinha ritmo sobrando em sua Red Bull. Já Massa, quando ficou a menos de um segundo de seu companheiro, tirou o pé para não ultrapassá-lo.
Apesar das preocupações da Red Bull com os pneus, Vettel venceu e chegou aos 215 pontos, contra 209 de Alonso. Bruno Senna chegou a emparelhar com Pastor Maldonado, mas fechou em 15º.
Lutando para se manter nos pontos após vários problemas na prova, Lewis Hamilton ainda teve de lidar com um problema insólito: um tapete de grama artificial se prendeu no assoalho de seu carro nas últimas voltas, fazendo com que o inglês perdesse rendimento e terminasse a prova se defendendo do piloto que o substituirá na McLaren ano que vem, Sergio Perez. Lewis, no entanto, manteve a décima posição.
Resultado do GP da Coreia
1º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 55 voltas
2º Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 8s2
3º Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 5s7
4º Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 13s9
5º Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 20s1
6º Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) a 36s7
7º Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 45s3
8º Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 54s8
9º Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1min09s5
10º Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) a 1min11s7
11º Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1min19s6
12º Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1min20s
13º Michael Schumacher (ALE/Mercedes) a 1min24s4
14º Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1min29s2
15º Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) a 1min34s9
16º Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) a 1min36s9
17º Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) a 1 volta
18º Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) a 1 volta
19º Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
20º Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) a 2 voltas
Abandonaram:
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.