Relato do treino livre
Fórmula 1 GP do Bahrein

Vettel domina primeiro treino quente no Bahrein; Massa é 5º

Alemão, que co-lidera o campeonato, ficou na ponta da tabela com folga, enquanto Hamilton tem atuação discreta

Sebastian Vettel, Ferrari SF70H

Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o mais rápido no primeiro treino livre para o GP do Bahrein, realizado na manhã desta sexta-feira (14), no circuito de Sakhir.

O vencedor do GP da Austrália, que divide a liderança do campeonato com Lewis Hamilton, terminou a sessão com boa folga para o concorrente mais próximo, Daniel Ricciardo, da Red Bull. O colega do australiano, Max Verstappen, veio logo atrás, em terceiro.

O treino foi marcado por suas altas temperaturas, sendo que o asfaltou chegou perto de registrar 50° C. Como se tratam de condições climáticas diferentes daquelas que serão vistas em treino classificatório e corrida, disputados à noite, vários pilotos adotaram programações mais cautelosas e não apresentaram rendimento máximo.

Foi o caso da Mercedes, que completou a sessão em posições intermediárias. Hamilton, vencedor do GP da China do último domingo, ficou apenas em décimo, quase 2s mais lento que Vettel, enquanto que Bottas fechou quatro posições atrás.

Outra ausência importante nas posições de destaque foi Kimi Raikkonen. O finlandês enfrentou problemas mecânicos em sua Ferrari e teve de abandonar a sessão aproximadamente em sua metade, o que o impediu de registrar tempos competitivos – assim como Stoffel Vandoorne, que precisou encostar sua McLaren já na reta final dos treinos.

Único brasileiro da F1, Felipe Massa completou a sessão em quinto, logo atrás de Sergio Pérez, da Force India. O brasileiro, que ficou menos de um décimo de segundo à frente de seu companheiro de equipe, Lance Stroll, passou por um susto nos instantes derradeiros do treino, quando rodou forte após sofrer problemas de freios. Mesmo assim, Massa conseguiu levar o carro de volta aos boxes sem maiores contratempos. 

 Resultado do primeiro treino livre para o GP do Bahrein:

ClaPilotoChassisMotorVoltasTempoGapIntervalokm/h
1 5 germany  Sebastian Vettel  Ferrari Ferrari 21 1'32.697     210.181
2 3 australia  Daniel Ricciardo  Red Bull TAG 22 1'33.097 0.400 0.400 209.278
3 33 netherlands  Max Verstappen  Red Bull TAG 23 1'33.566 0.869 0.469 208.229
4 11 mexico  Sergio Perez  Force India Mercedes 22 1'34.095 1.398 0.529 207.058
5 19 brazil  Felipe Massa  Williams Mercedes 24 1'34.246 1.549 0.151 206.727
6 18 canada  Lance Stroll  Williams Mercedes 25 1'34.322 1.625 0.076 206.560
7 31 france  Esteban Ocon  Force India Mercedes 23 1'34.332 1.635 0.010 206.538
8 14 spain  Fernando Alonso  McLaren Honda 14 1'34.372 1.675 0.040 206.451
9 8 france  Romain Grosjean  Haas Ferrari 21 1'34.564 1.867 0.192 206.031
10 44 united_kingdom  Lewis Hamilton  Mercedes Mercedes 28 1'34.636 1.939 0.072 205.875
11 26 russia  Daniil Kvyat  Toro Rosso Renault 13 1'34.838 2.141 0.202 205.436
12 27 germany  Nico Hulkenberg  Renault Renault 13 1'34.927 2.230 0.089 205.244
13 2 belgium  Stoffel Vandoorne  McLaren Honda 10 1'34.997 2.300 0.070 205.092
14 77 finland  Valtteri Bottas  Mercedes Mercedes 27 1'35.002 2.305 0.005 205.081
15 30 united_kingdom  Jolyon Palmer  Renault Renault 19 1'35.068 2.371 0.066 204.939
16 20 denmark  Kevin Magnussen  Haas Ferrari 21 1'35.579 2.882 0.511 203.843
17 9 sweden  Marcus Ericsson  Sauber Ferrari 23 1'35.888 3.191 0.309 203.187
18 94 germany  Pascal Wehrlein  Sauber Ferrari 23 1'35.959 3.262 0.071 203.036
19 55 spain  Carlos Sainz Jr.  Toro Rosso Renault 16 1'36.079 3.382 0.120 202.783
20 7 finland  Kimi Raikkonen  Ferrari Ferrari 6 1'42.333 9.636 6.254 190.390

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sainz: Motor dá vantagem à Williams no pelotão intermediário
Próximo artigo McLaren: Button não anda com carro antes do GP de Mônaco

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil