Vettel explica estratégia: “não tinha nada a perder”
Piloto alemão diz que viu oportunidade em parada prematura de Raikkonen e celebra quebra de jejum ferrarista em Mônaco
A 45ª vitória de Sebastian Vettel na F1 com certeza será uma das mais doces de sua bem-sucedida carreira. O alemão da Ferrari se usou de uma estratégia certeira para passar seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen e vencer pela segunda vez em Mônaco - desta vez encerrando um jejum de 16 anos da Ferrari no principado.
Após a prova, Vettel disse que foi obrigado a utilizar ao máximo a janela aberta após a parada de Kimi para andar o mais rápido possível.
“É inacreditável. Foi uma corrida muito intensa”, iniciou.
“Estava querendo ter uma boa partida na largada, mas Kimi também teve uma boa largada e não tive para onde ir. Depois, tive uma fase no primeiro stint que foi muito difícil, os pneus começaram a escorregar. Não foi muito confortável. Bottas começou a chegar em mim. Tivemos um pouco de tráfego também.”
“Mas depois tive algo como uma segunda tentativa - era quase um segundo set de pneus. Dei tudo o que podia, usei ao máximo essa janela e saí dos boxes na frente de Kimi.”
“Depois da relargada acho que todos nós tivemos problemas com os pneus frios. Foi difícil, mas depois de algumas voltas consegui controlar a vantagem. A equipe fez um grande trabalho, agradeço muito a eles. Foi um final de semana fantástico para a Ferrari.”
O piloto disse que a equipe não planejou sua ultrapassagem em Raikkonen nos boxes. “Não pudemos planejar muito. Nosso plano era abrir, o que conseguimos fazer.”
“Valtteri (Bottas) tinha um bom ritmo, nós tivemos problemas com os pneus traseiros do carro. Quando Valtteri parou, abriu uma janela. Kimi respondeu, e não tinha nada a perder em segundo. Depois de algumas voltas consegui abrir uma vantagem para retornar na frente.”
Vettel só pensa em comemorar sua terceira vitória no ano e sua liderança de 25 pontos sobre Lewis Hamilton. “Esperamos que possamos ir bem no Canadá. Canadá é uma pista completamente diferente, mas é muito especial vencer aqui. Vamos ter uma noite divertida e vamos ter um bom tempo para nos preparar para o Canadá.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.