Vettel: quantidade "ridícula" de downforce não compensa carros tão pesados na F1
O tetracampeão afirmou que a quantia "ridícula" de downforce não compensa o peso excessivo dos carros atuais
O peso do carro da Fórmula 1 subiu consideravelmente durante a era do tubo híbrido, e a chegada do halo colaborou com isso, com os carros pesando atualmente 746 quilos. E enquanto a força e a performance do carro estão ajudando a reduzir consideravelmente os recordes de tempos de volta, o tetracampeão Sebastian Vettel acha que o peso precisa ser reduzido.
"Acho que os carros são fenomenais em termos de downforce: e é ridículo quanto downforce temos e quão rápidos os carros são em velocidade média, curvas de alta", disse Vettel em entrevista exclusiva ao Motorsport.com.
Leia também:
"Mas na velocidade baixa podemos sentir o peso. Isso é algo que percebemos quando mexemos o carro de um lado para o outro em chicanes ou hairpins. Os carros, na minha opinião, são muito pesados. Acho que podemos nos livrar de uma parte da downforce, não precisamos de tudo isso, mas com isso podemos ter carros mais leves. no geral, teríamos o mesmo tempo de volta, talvez até mais rápidos".
Vettel acha que mesmo não removendo algumas das melhorias de segurança que foram introduzidas na F1, seria possível trazer os carros para perto de 600 kg, como eram há uma década.
"É a direção que foi tomada porque a unidade de potência e todos os elementos extras que traz", disse. "Obviamente algumas da medidas de segurança você não quer voltar atrás, e isso é certo. Mas o halo sozinho pesa 10 quilos. Você pode ter ele um pouco mais leve e tão forte quanto".
"O que estou dizendo é que algumas dessas coisas devem ficar. Outras? Podemos debater. Mas vale lembrar a ótima sensação que tínhamos com carros de 600 - 620 quilos. Agora o mínimo é 750".
Vettel afirma que ele gostaria de ter uma sensação com a F1 próxima da facilidade de manobrar os karts.
"É algo completamente diferente, sabe", disse. "Se você entrar em um kart, o que te surpreende mais - porque você não tem muita força - é o peso. O fato de ser tão leve é que você pode manobrar o kart e estar... em comparação, muito rápido".
"Obviamente você não tem aerodinâmica, então você não vai tão rápido assim. Mas é um pouco do que precisamos. Porque tem a inércia da massa e você simplesmente consegue sentir isso".
GALERIA: Próxima de completar 1000 GPs na F1, relembre os carros da Ferrari
VÍDEO: Por que a Aston Martin voltará para a Fórmula 1 em 2021
PODCAST: Há vida feliz fora da Fórmula 1?
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Binotto sobre objetivos da Audi: Lutar por vitórias em três anos e pelo título até 2030
ANÁLISE: O dilema das novas regras que definirá a F1 2025
Como a McLaren enfrentou a desinformação, o barulho e as distrações para garantir o título na F1
ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo
F1 - Vettel: Conversas sobre cargo de chefia na Red Bull "não deram em nada"
Há 15 anos, Vettel conquistava o primeiro título na F1 no emocionante GP de Abu Dhabi de 2010
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
Últimas notícias
F1: 'Hamilton e eu pensamos nisso todos os dias', admite Wolff sobre Abu Dhabi 2021
F1: Cadillac explora soluções aerodinâmicas para 2026 com testes da asa dianteira no túnel de vento
F1: Sem ‘MOM’? FIA revisará nomes do regulamento de 2026 para evitar confusão entre fãs
F1 - Leclerc alerta Ferrari: 2026 é “agora ou nunca”
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.