Vettel relata que ficou sem bateria no final do Q3 em Spa
Alemão aponta que perdeu potência extra de seu ERS-K durante sua última volta na classificação na Bélgica
Sebastian Vettel afirmou que ficou sem bateria em sua unidade de potência por boa parte de sua volta final na classificação para o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
Nas atuais unidades turbo híbridas, a bateria é importante para alimentar o ERS-K, que é o motor elétrico do conjunto. A peça é responsável por fornecer 160 cv por, no máximo, 33s durante uma volta.
Como recarregar a bateria implica em perda de performance, evita-se ao máximo recarregá-la durante a volta rápida em classificação. Por isso, é importante que os carros estejam de bateria cheia no início da volta para que essa quantia máxima seja entregue.
Vettel relatou, no entanto, que não deixou sua bateria totalmente cheia para o início de sua volta final no Q3, já que não queria sacrificar uma oportunidade nas condições climáticas instáveis em Spa. Assim, ele ficou sem o recurso na parte derradeira da sessão.
“Foi estranho. Não estava chovendo, não estava seco, estava algo ali no meio termo”, observou. “Eu estava forçando, porque não sabia se haveria alguma bandeira vermelha se alguém escapasse nessas condições.”
“Foi um pouco caótico e não foi ótimo do ponto de vista de gestão, já que você não sabe se a pista vai secar mais e se há mais por vir. Ficamos sem bateria na última volta por quase a volta inteira, e isso nos custou bastante. Não foi um bom final para o que era uma ótima classificação até aquele momento.”
No entanto, Vettel acredita que está com um conjunto forte o suficiente para lutar com Hamilton. “Começamos em segundo, o que nos coloca em uma ótima posição. Temos carro para lutar e para ultrapassar”, disse.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.