Relato da corrida

Vettel se beneficia de estratégia da Ferrari, quebra jejum e vence GP de Singapura

Alemão entrou nos pits antes de monegasco e conseguiu se manter à frente, mesmo após três Safety Cars

Race winner Sebastian Vettel, Ferrari celebrates in Parc Ferme

A espera chegou ao fim, depois de 22 corridas. Sebastian Vettel voltou ao lugar mais alto do pódio neste domingo, ao vencer o GP de Singapura. O alemão se beneficiou da estratégia da Ferrari, que o mandou para os pits antes que Charles Leclerc ainda na primeira metade da corrida. Quando ambos fizeram suas paradas, o o tetracampeão da F1 estava à frente do rival/companheiro.

Max Verstappen foi o terceiro colocado, seguido de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. O holandês teve a pressão do inglês nas voltas finais, mas se garantiu no fim.

A corrida em Singapura foi marcada pela presença do Safety Car por três vezes, sem o envolvimentos dos ponteiros, mas mantendo a 'tradição' da prova que sempre teve este tipo de intervenção.

Leia também:

 

A Corrida

Leclerc manteve a liderança na largada, com Hamilton recebendo a pressão de Vettel, mas com o piloto da Mercedes conseguindo manter a posição e abrir uma diferença mais tranquila nos primeiros giros.

Na 15ª volta, Leclerc começou a ter pequenos problemas de desempenho, dando um susto, mas a Ferrari do monegasco conseguiu voltar a ter o rendimento do início da prova logo em seguida.

A partir da 20ª volta, algumas estratégias de trocas de pneus começaram a entrar em jogo. Vettel fez sua parada, com Leclerc também entrando nos boxes no giro seguinte. O alemão acabou se dando bem, aparecendo na frente do monegasco. Hamilton esperou um pouco mais e fez o mesmo na 26ª. Todos optando pelo composto duro.

Na metade da prova, Vettel liderava, seguido de Leclerc – seis segundos atrás -, com Verstappen em terceiro e Hamilton em quarto.

Na 34ª volta, Giovinazzi que não havia parado, se ‘encontrou’ com Ricciardo, deixando o australiano com um pneu furado. O piloto da Alfa Romeo chegou a liderar antes e fez seu pit stop no giro seguinte.

Na 37ª, Russell e Grosjean bateram e o piloto da Williams parou na pista, trazendo o Safety Car. O incidente ficou sob investigação da FIA.

A corrida voltou com todos os líderes mais próximos na 41ª volta, com Vettel relargando bem, deixando seu companheiro de equipe a um segundo após o recomeço. Verstappen, Hamilton e Bottas completavam o top-5 a esta altura.

Stroll bateu roda com Gasly e teve o pneu esquerdo dianteiro furado. O canadense teve que ir para os boxes.

Não era o dia da Racing Point, com Pérez parando seu carro na pista e trazendo o Safety Car novamente, na 44ª volta.

No 48º giro, Vettel fez nova grande relargada, com as posições entre os ponteiros se mantendo.

Mas o safety car entrou novamente na 50ª volta, para a retirada dos carros de Raikkonen e Gasly, que se encontraram no primeiro setor e foram juntos para área de escape da curva 1. A FIA também ficou de investigar o acidente após a prova.

Assim como aconteceu nas duas ocasiões anteriores, Vettel saiu com boa vantagem sobre o segundo colocado. 

Desta forma, o alemão conseguiu vencer o GP de Singapura, após mais de um ano de jejum. A última vitória havia sido no GP da Bélgica de 2018. Leclerc terminou em segundo e Verstappen completou o pódio.

A próxima etapa da F1 acontece na Rússia, no próximo fim de semana.

Resultado final

Cla   # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h Pits Abandono Pontos
1   5 Germany Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 61 -       1   25
2   16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 61 2.641 2.641 2.641   1   18
3   33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 61 3.821 3.821 1.180   1   15
4   44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 61 4.608 4.608 0.787   1   12
5   77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 61 6.119 6.119 1.511   1   10
6   23 Thailand Alexander Albon Red Bull Honda 61 11.663 11.663 5.544   1   8
7   4 United Kingdom Lando Norris McLaren Renault 61 14.769 14.769 3.106   1   6
8   10 France Pierre Gasly Toro Rosso Honda 61 15.547 15.547 0.778   1   4
9   27 Germany Nico Hulkenberg Renault Renault 61 16.718 16.718 1.171   2   2
10   99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 61 17.855 17.855 1.137   2   1
11   8 France Romain Grosjean Haas Ferrari 61 35.436 35.436 17.581   2    
12   55 Spain Carlos Sainz Jr. McLaren Renault 61 35.974 35.974 0.538   2    
13   18 Canada Lance Stroll Racing Point Mercedes 61 36.419 36.419 0.445   3    
14   3 Australia Daniel Ricciardo Renault Renault 61 37.660 37.660 1.241   1    
15   26 Russian Federation Daniil Kvyat Toro Rosso Honda 61 38.178 38.178 0.518   2    
16   88 Poland Robert Kubica Williams Mercedes 61 47.024 47.024 8.846   2    
17   20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 61 1'26.522 1'26.522 39.498   2    
  dnf 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 49         1 Colisão  
  dnf 11 Mexico Sergio Perez Racing Point Mercedes 42         1 Abandono  
  dnf 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 34         1 Colisão

 

Veja o resultado final do GP de Singapura

1 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90
2 - Charles Leclerc, Ferrari SF90
3 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
4 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
5 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
6 - Alexander Albon, Red Bull Racing RB15
7 - Lando Norris, McLaren MCL34
8 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14
9 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
10 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38
11 - Romain Grosjean, Haas VF-19
12 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
13 - Lance Stroll, Racing Point RP19
14 - Daniel Ricciardo, Renault R.S.19
15 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
16 - Robert Kubica, Williams FW42
17 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19
Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38 (não terminou)
Sergio Perez, Racing Point RP19 (não terminou)
George Russell, Williams Racing FW42 (não terminou)
20

 

 

 

 

 

In this article
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Saiba como foi o GP de Singapura de Fórmula 1
Próximo artigo Leclerc reclama de estratégia da Ferrari: "Não foi justo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros