Vettel se beneficia de estratégia da Ferrari, quebra jejum e vence GP de Singapura
Alemão entrou nos pits antes de monegasco e conseguiu se manter à frente, mesmo após três Safety Cars
A espera chegou ao fim, depois de 22 corridas. Sebastian Vettel voltou ao lugar mais alto do pódio neste domingo, ao vencer o GP de Singapura. O alemão se beneficiou da estratégia da Ferrari, que o mandou para os pits antes que Charles Leclerc ainda na primeira metade da corrida. Quando ambos fizeram suas paradas, o o tetracampeão da F1 estava à frente do rival/companheiro.
Max Verstappen foi o terceiro colocado, seguido de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. O holandês teve a pressão do inglês nas voltas finais, mas se garantiu no fim.
A corrida em Singapura foi marcada pela presença do Safety Car por três vezes, sem o envolvimentos dos ponteiros, mas mantendo a 'tradição' da prova que sempre teve este tipo de intervenção.
A Corrida
Leclerc manteve a liderança na largada, com Hamilton recebendo a pressão de Vettel, mas com o piloto da Mercedes conseguindo manter a posição e abrir uma diferença mais tranquila nos primeiros giros.
Na 15ª volta, Leclerc começou a ter pequenos problemas de desempenho, dando um susto, mas a Ferrari do monegasco conseguiu voltar a ter o rendimento do início da prova logo em seguida.
A partir da 20ª volta, algumas estratégias de trocas de pneus começaram a entrar em jogo. Vettel fez sua parada, com Leclerc também entrando nos boxes no giro seguinte. O alemão acabou se dando bem, aparecendo na frente do monegasco. Hamilton esperou um pouco mais e fez o mesmo na 26ª. Todos optando pelo composto duro.
Na metade da prova, Vettel liderava, seguido de Leclerc – seis segundos atrás -, com Verstappen em terceiro e Hamilton em quarto.
Na 34ª volta, Giovinazzi que não havia parado, se ‘encontrou’ com Ricciardo, deixando o australiano com um pneu furado. O piloto da Alfa Romeo chegou a liderar antes e fez seu pit stop no giro seguinte.
Na 37ª, Russell e Grosjean bateram e o piloto da Williams parou na pista, trazendo o Safety Car. O incidente ficou sob investigação da FIA.
A corrida voltou com todos os líderes mais próximos na 41ª volta, com Vettel relargando bem, deixando seu companheiro de equipe a um segundo após o recomeço. Verstappen, Hamilton e Bottas completavam o top-5 a esta altura.
Stroll bateu roda com Gasly e teve o pneu esquerdo dianteiro furado. O canadense teve que ir para os boxes.
Não era o dia da Racing Point, com Pérez parando seu carro na pista e trazendo o Safety Car novamente, na 44ª volta.
No 48º giro, Vettel fez nova grande relargada, com as posições entre os ponteiros se mantendo.
Mas o safety car entrou novamente na 50ª volta, para a retirada dos carros de Raikkonen e Gasly, que se encontraram no primeiro setor e foram juntos para área de escape da curva 1. A FIA também ficou de investigar o acidente após a prova.
Assim como aconteceu nas duas ocasiões anteriores, Vettel saiu com boa vantagem sobre o segundo colocado.
Desta forma, o alemão conseguiu vencer o GP de Singapura, após mais de um ano de jejum. A última vitória havia sido no GP da Bélgica de 2018. Leclerc terminou em segundo e Verstappen completou o pódio.
A próxima etapa da F1 acontece na Rússia, no próximo fim de semana.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 61 | - | 1 | 25 | ||||||
2 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 61 | 2.641 | 2.641 | 2.641 | 1 | 18 | ||||
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 61 | 3.821 | 3.821 | 1.180 | 1 | 15 | ||||
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 61 | 4.608 | 4.608 | 0.787 | 1 | 12 | ||||
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 61 | 6.119 | 6.119 | 1.511 | 1 | 10 | ||||
6 | 23 | Alexander Albon | Red Bull | Honda | 61 | 11.663 | 11.663 | 5.544 | 1 | 8 | ||||
7 | 4 | Lando Norris | McLaren | Renault | 61 | 14.769 | 14.769 | 3.106 | 1 | 6 | ||||
8 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 61 | 15.547 | 15.547 | 0.778 | 1 | 4 | ||||
9 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 61 | 16.718 | 16.718 | 1.171 | 2 | 2 | ||||
10 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 61 | 17.855 | 17.855 | 1.137 | 2 | 1 | ||||
11 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 61 | 35.436 | 35.436 | 17.581 | 2 | |||||
12 | 55 | Carlos Sainz Jr. | McLaren | Renault | 61 | 35.974 | 35.974 | 0.538 | 2 | |||||
13 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | Mercedes | 61 | 36.419 | 36.419 | 0.445 | 3 | |||||
14 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | Renault | 61 | 37.660 | 37.660 | 1.241 | 1 | |||||
15 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Honda | 61 | 38.178 | 38.178 | 0.518 | 2 | |||||
16 | 88 | Robert Kubica | Williams | Mercedes | 61 | 47.024 | 47.024 | 8.846 | 2 | |||||
17 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 61 | 1'26.522 | 1'26.522 | 39.498 | 2 | |||||
dnf | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 49 | 1 | Colisão | |||||||
dnf | 11 | Sergio Perez | Racing Point | Mercedes | 42 | 1 | Abandono | |||||||
dnf | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 34 | 1 | Colisão |
Veja o resultado final do GP de Singapura
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.