Assim como o GP da China, a corrida deste domingo na Turquia carregou uma dose de emoção e ultrapassagens não vistas há algum tempo na Fórmula 1. A única diferença entre essas corridas foi o retorno de Sebastian Vettel ao topo do pódio.
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O alemão da Red Bull, atual campeão, não viu ninguém à frente na largada, só perdendo a posição na primeira janela de pit stops; nas outras três, parou e voltou em primeiro, apenas administrando a diferença para o segundo colocado, que acabou sendo Mark Webber, para a alegria do time austríaco.
Depois de largar mal, Webber conseguiu se recuperar e atacar Alonso no fim, com direito a melhor volta. Ao asturiano, restou um pódio merecido após uma prova na qual foi combativo durante todas as voltas, não resistindo à força da Red Bull.
A McLaren, que chegou a Istambul como principal rival de Vettel e Webber, foi apenas quarta colocada com Lewis Hamilton, que teve problemas em um de seus pit stops e recebeu a bandeirada a longínquos 42 segundos do vencedor, com Nico Rosberg, da Mercedes, e Jenson Button, no outro McLaren, formando os seis primeiros.
Nick Heidfeld (Renault), Vitaly Petrov (Renault), Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Kamui Kobayashi (Sauber) completaram a zona de pontos, enquanto os dois brasileiros ficaram para trás. Felipe Massa teve problemas em uma de suas paradas e chegou a sair da pista em determinado momento, perdendo muitas posições e ficando em 11°.
Rubens Barrichello fez uma corrida dentro das limitações da Williams e foi 16°, depois de passar algumas vezes o eterno rival Michael Schumacher, da Mercedes, o 12°. O próximo encontro da F-1 acontece no dia 22 de maio, no circuito de Barcelona, na Espanha.
Os principais lances da corrida
A largada viu Vettel manter a ponta e Webber cair para terceiro, com Rosberg entre eles, seguidos de Alonso, Button, Hamilton e Massa. Schumacher e Petrov se chocam e alemão precisa ir aos boxes, assim como Perez.
Na quinta volta, com a vacilidade dos adversários, Webber passou Rosberg e Hamilton fez o mesmo com Button na passagem seguinte. Rosberg seria ultrapassado por Alonso na volta subsequente, enquanto Button dava o troco em Hamilton.
Com oito voltas, foi a vez de Massa chegar na briga das McLaren, passando Hamilton sem dificuldade e indo para os boxes, levando o inglês junto. Na saída, a McLaren fez um bom trabalho e devolveu Hamilton na frente. A volta seguinte viu Webber, Alonso, Rosberg e Barrichello nos pits.
O líder Vettel efetuou sua parada na volta 12, perdendo a posição momentaneamente para Button, retomando a posição voltas depois, enquanto Button caiu para sétimo. Com a primeira janela de pit stops encerrada, a ordem após 16 voltas era Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Rosberg, Massa e Button.
Com 21 voltas, Webber abre a segunda janela, enquanto Massa penou para passar Rosberg, trazendo Button consigo. Nas quatro voltas seguintes, foram Vettel, Alonso, Hamilton e Barrichello. A segunda janela foi encerrada com os quatro primeiros mantendo suas posições, com Petrov à frente de Massa, Button e Rosberg.
Na 29ª volta, Alonso passou para a segunda colocação. Seis voltas depois, Button passou Massa (com o brasileiro indo aos boxes), enquanto Hamilton perdeu muito tempo após um problema na roda dianteira direita, caindo para sexto. Com pneus frios, Massa acabou escapando na curva oito e perdendo tempo, passando para 12°.
Vettel cumpriu sua última parada na volta 41 e sustentou uma vantagem de 7s1 para Alonso, enquanto, na volta 46, Webber, Petrov e Schumacher davam cabo à estratégia de quatro paradas, trazendo junto quase todos os pilotos. Para fechar o dia sem sorte, Massa teve problemas com o pneu traseiro direito nos boxes.
Perto do fim, Webber passou a pressionar Alonso, enquanto Hamilton passava Button pelo quarto posto. Com seis voltas para o final, o australiano atacou e passou. No fim, Rosberg ainda tomaria a posição de Button e seria o quinto.
Resultado final do GP da Turquia