Villeneuve critica chegada de jovens pilotos à F1
Ex-campeão do mundo adverte que promoção de jovens pilotos à categoria dá a imagem errada ao esporte
Enquanto Max Verstappen fez sua estreia na Fórmula 1 aos 17 anos, o canadense Lance Stroll competirá na Williams em 2017 aos 18. Ambos migraram diretamente da F3 europeia.
Jacques Villeneuve acredita que seja errado para a Fórmula 1 ter adolescentes fazendo sua estreia tão cedo, sugerindo que competir na série seja fácil demais.
"Basicamente, a bagagem ainda não está cheia, normalmente você iria para a F1 com ela pela metade e você só teria que completar a outra metade", disse Villeneuve ao Motorsport.com.
"Agora eles entram e a bagagem ainda tem a etiqueta da loja, e ela ainda não foi aberta! Isso não importa o quão talentoso você é. Isso é F1, é o auge."
"Então, há algo faltando, você pode ter muito talento, você pode ser super rápido, mas também é a imagem errada para dar. Tem que ser difícil de conseguir chegar lá, mas não é."
Lance Stroll vai correr pela Williams em 2017, cerca de 21 anos depois que Villeneuve fez sua estreia com a mesma equipe.
"Ele é muito rápido, mas não sabemos o que ele fez de mentalmente ou psicologicamente, porque a F1 é diferente".
"E, pela primeira vez em sua carreira, ele não estará no melhor carro e na melhor equipe do grid, onde tudo está certo para ele ganhar e que vai ser difícil."
"Não sabemos como ele vai reagir a isso, ele poderia crescer e se tornar incrível ou poderia simplesmente entrar em colapso, não sabemos."
No entanto, Villeneuve entende porque Stroll fez o salto tão cedo em sua carreira.
"Não importa, ele tem o dinheiro para entrar, então por que esperar? Por que se preocupar em perder uma temporada na GP2, onde você se arrisca a não ganhar e sua imagem ficar manchada?"
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.