Recomendado para você

Piloto da Moto3, Noah Dettwiler não está mais em estado crítico após cirurgias

Piloto da Moto3, Noah Dettwiler não está mais em estado crítico após cirurgias

Moto3
Moto3
Sepang
Piloto da Moto3, Noah Dettwiler não está mais em estado crítico após cirurgias
ANÁLISE F1: Apesar da pressão de Verstappen no final, dados mostram que Ferrari teve ritmo satisfatório no México

ANÁLISE F1: Apesar da pressão de Verstappen no final, dados mostram que Ferrari teve ritmo satisfatório no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
ANÁLISE F1: Apesar da pressão de Verstappen no final, dados mostram que Ferrari teve ritmo satisfatório no México
F1: Histórico de Verstappen, Norris e Piastri nas próximas quatro corridas de 2025

F1: Histórico de Verstappen, Norris e Piastri nas próximas quatro corridas de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Histórico de Verstappen, Norris e Piastri nas próximas quatro corridas de 2025
F-E: Di Grassi é 14º e Drugovich 16º na segunda sessão de testes da terça-feira; Ticktum lidera

F-E: Di Grassi é 14º e Drugovich 16º na segunda sessão de testes da terça-feira; Ticktum lidera

Fórmula E
Fórmula E
F-E: Di Grassi é 14º e Drugovich 16º na segunda sessão de testes da terça-feira; Ticktum lidera
MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções

MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções
WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos

WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos

WRC
WRC
Central Europe Rally
WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos
Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais

Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais

IMSA
IMSA
Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais
MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi

MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi
Últimas notícias

Webber alerta Alonso: “Conciliar F1 e Le Mans seria um erro”

Australiano, que possui experiência em ambas as competições, afirma que prova no endurance “absorveria muita energia”, o que seria uma distração

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050-Hybrid: Fernando Alonso
Fernando Alonso, United Autosports
Mark Webber
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050-Hybrid: Fernando Alonso, Sébastien Buemi
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050-Hybrid: Fernando Alonso
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050-Hybrid: Fernando Alonso
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050-Hybrid: Fernando Alonso

Ex-piloto da F1 e campeão mundial de endurance, Mark Webber acredita que Fernando Alonso cometeria um erro caso decida de fato disputar as 24 Horas de Le Mans paralelamente à sua campanha pela McLaren na categoria máxima do automobilismo.

O espanhol já expressou sua intenção em alinhar no grid de Le Mans, já que almeja a conquista da tríplice coroa do automobilismo – que também conta com o GP de Mônaco, prova que já venceu por duas vezes, e as 500 Milhas de Indianápolis.

Para Webber, a diferença entre as dinâmicas das modalidades pode representar uma dificuldade excessiva para quem precisa intercalar entre uma competição e outra – o que pode ser um problema para Alonso.

“É um erro. São duas coisas totalmente diferentes, que te absorvem uma energia mental altíssima. Se você faz a F1, não pode permitir certas distrações”, analisou o australiano, que triunfou no WEC em 2015, ao site italiano Automoto.it.

“Digo isso após ter passado pela temporada e corrido em Le Mans. Eu, no lugar de Fernando, não faria isso. Ou você escolhe fazer Le Mans como se deve e se concentra nisso, trabalhando nas três semanas anteriores com uma concentração de louco, sem se esquecer disso no resto do ano, ou arrisca ir mal. A F1 de hoje é específica de tal forma que não permite espaços”, continuou.

Quando questionado sobre o caso de Nico Hulkenberg – que, em 2015, venceu em Le Mans enquanto competia regularmente pela Force India na F1 –, Webber comparou:

“Era uma equipe de segundo plano na F1, que não tinha a mesma pressão, além de que ele estava em Le Mans com uma equipe que estava no topo [Porsche]. Isso simplifica muito as coisas”, disse. “Mas até mesmo ele estava distraído no fim.”

“Na F1, o empenho mental é muito forte e, para entender se vale a pena, acredito que Alonso tenha feito bem em correr em [24 Horas de] Daytona.”

Webber participou das atividades de cinco edições das 24 Horas de Le Mans, mas nenhuma delas coincidiu com seus anos na F1. O australiano atuou na corrida francesa entre 98 e 99, pela Mercedes, e 2014 e 2016, pela Porsche. Seu melhor resultado foi um segundo lugar, em 2015.

Artigo anterior Gasly: ida à Toro Rosso mostra que F1 “não é só dinheiro”
Próximo artigo McLaren prevê “maior mudança” no visual entre as equipes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros