Últimas notícias

Whiting: Zandvoort precisa de poucas mudanças para receber F1

Diretor de prova da FIA, Charlie Whiting, acredita que circuito de Zandvoort precisaria de mudanças "mínimas" para voltar a receber um GP de Fórmula 1

Jean-Pierre Jabouille, Renault RE20,  leads Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth, hidden, Bruno Giacomelli, Alfa Romeo 179B, Gilles Villeneuve, Jody Scheckter, both Ferrari 312T5, Mario Andretti, Lotus 81-Ford Cosworth, John Watson, McLaren M29C-Ford Cosworth, Didier Pironi, Ligier JS11/15-Ford Cosworth, Elio de Angelis, Lotus 81-Ford Cosworth, Riccardo Patrese, Arrows A3-Ford Cosworth, Jean-Pierre Jarier, Tyrrell 010-Ford Cosworth, Eddie Cheever, Osella FA1-Ford Cosworth,  and Nigel Mansell, Lotus 81B-Ford Cosworth, at the start

Diretor de prova da FIA, Charlie Whiting, visitou recentemente Zandvoort para determinar quais ações seriam necessárias para dar ao circuito holandês a especificação necessária para voltar a receber F1.

Desde a última passagem da F1 em Zandvoort, em 1985, o circuito foi reconstruído e encurtado para seu comprimento atual de 4,3km e já recebeu os carros atuais da categoria em corridas de demonstração, com Max Verstappen quebrando o recorde em um carro de 2012 no início deste ano.

O co-proprietário do circuito também afirmou que um retorno de F1 a Zandvoort é "realista", com Whiting agora acreditando que é um projeto viável.

"Eu acho que há um grande potencial lá em Zandvoort", disse Whiting ao Motorsport.com.

Leia também:

"Algumas coisas precisam ser mudadas lá, e há uma grande disposição para mudar. Mas acho que é cedo demais para falar sobre isso.”

"Eles estão voltando a nós com algumas propostas, e vamos ver puramente do ponto de vista do circuito - nada a ver com os elementos comerciais disso - mas do ponto de vista da segurança do circuito eu acho que poderia ser feito.”

"Haveria uma boa reta longa o suficiente para usar bem o DRS, e você também manteria os elementos históricos do circuito. Acho que seria um circuito muito bom."

Perguntado se seriam necessárias mudanças no layout, Whiting disse: "Não muito. A quantidade de trabalho é relativamente mínima".

Whiting enfatizou que mais elementos terão que ser considerados antes que o local atenda a todos os requisitos da F1.

"Fui ver isso [Zandvoort] do ponto de vista da segurança", acrescentou. "A pista poderia ser modificada para lidar com os modernos carros de F1? Isso é tudo.”

"Agora, quão grandes são os paddocks, o acesso, onde você vai colocar os espectadores não é algo em que eu normalmente me envolveria."

Após o GP da Rússia, Whiting viajou para Hanói para ver um potencial local de um GP do Vietnã.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Horner: Surpresa de Bottas diz que ordem não foi discutida
Próximo artigo Análise técnica: Atualizações mostram que Ferrari não desistiu de briga

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil