Wolff: "ponto alto da carreira foi ficar a 0,2s de Massa"
A piloto de desenvolvimento da Williams anunciou aposentadoria
Aos 32 anos, Susie Wolff anunciou a sua aposentadoria das pistas, nesta quarta-feira (4), em comunicado. Em sua carreira, acumulou 7 temporadas pela DTM e desde 2012 trabalhava como piloto de desenvolvimento da Williams. Ela chegou a participar de quatro treinos livres, sendo a primeira mulher a participar de um final de semana na F1 desde Giovanna Amati, em 1992.
Em entrevista para a rede Sky Sports, ela detalhou o que considera os seus principais momentos na carreira. Para a escocesa, fazer voltas próximas ao tempo de Felipe Massa é o fato que a deixou mais orgulhosa durante os últimos anos.
"Eu nunca esquecerei da última vez que guiei um carro de F1, foi uma experiência inacreditável. Eu acho que foi em Hockenheim, a primeira vez que eu participei ativamente de um treino livre, já que na minha estreia, em Silverstone, meu motor estourou e ninguém conseguiu ver do que eu era capaz. Mas em Hockenheim eu terminei a apenas 0,2s de Felipe (Massa), um dos pilotos mais rápidos do grid. Isso é uma coisa que eu sempre olho para trás com um sorriso", disse Susie.
Desapontada por não ter recebido chances de guiar a Williams, ela disse que não pensa que o fato de ser mulher tenha fechado portas. Para ela, a F1 é difícil para todos.
"O ambiente da F1 é muito duro, muito competitivo, e não é especialmente difícil para mim por ser uma mulher. É competitivo para todos os pilotos, pois há raras oportunidades e muitos candidatos lutando pela mesma chance", disse.
Apesar de não detalhar seus planos para o futuro, Susie disse que quer ajudar a próxima geração de mulheres a se tornarem grandes pilotos.
"Quero lançar uma iniciativa junto ao órgão regulador do automobilismo no Reino Unido. Quero mostrar para as pessoas que o automobilismo é acessível, não é apenas um esporte para meninos. Quero participar de eventos e ir a escolas", afirmou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.