Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Brasileiros tentam dar passo a frente neste fim de semana na Renault 3.5

Com pretensões diferentes na temporada, Pietro Fantin e Bruno Bonifacio falam ao Motorsport.com Brasil sobre seus objetivos no fim de semana em Hungaroring

Pietro Fantin, International Draco Racing
Pietro Fantin, International Draco Racing
Pietro Fantin, International Draco Racing
Pietro Fantin
Pietro Fantin

No próximo fim de semana acontece em Hungaroring a quarta etapa da Fórmula Renault 3.5. No circuito, que também participa do calendário da Fórmula 1, acontecem a 6° e 7° corridas, já que normalmente se tem rodadas duplas, exceto em Mônaco. O líder é o britânico Oliver Rowland, com 83 pontos, seguido do francês Matthieu Vaxivière, com 77 e do malaio Jazeman Jaafar, com 75.

O Brasil está representado por Pietro Fantin e Bruno Bonifacio. Ambos estão na mesma equipe, a International Draco Racing, sob a batuta do também brasileiro Guto Negrão. Apesar disso, as semelhanças param por aí. Pietro, de 23 anos, faz sua terceira temporada completa na categoria, luta por uma superlicença da Fórmula 1, pontos no campeonato e resultados mais significativos, já que está na oitava posição, com 22 pontos. Para a etapa na Hungria no fim de semana, ele teve suas esperanças renovadas de conseguir ao menos um pódio. A Renault 3.5 adotou uma medida no início do ano que obrigava as equipes terem uma configuração de low-downforce (configuração para baixa carga aerodinâmica), o que, segundo Pietro, não ajudava a sua equipe para as provas. Após reclamações de todos os competidores, alegando riscos à segurança, a direção resolveu recuar e manter o regulamento como era até o fim da temporada passada, dando maior liberdade de configuração aos times .

Ao Motorsport.com, o piloto falou sobre o recuo da categoria e como isso pode ser benéfico a ele: "No ano passado, quando estávamos livres para escolher a configuração que queríamos, estávamos muito mais constantemente no Top4, Top5, e com esse regulamento de agora nos prejudicou."

"Para Budapeste, a direção da categoria aceitou o pedido dos pilotos e vamos poder configurar o carro como queremos. Então, agora teremos algo mais constante, já que não vamos precisar ficar modificando o carro, acredito que vai dar para conquistar um pódio, como no ano passado."

Bruno Bonifacio está vivendo sua temporada de estreia na Renault 3.5. Com 20 anos, e campeão da Fórmula 3 Sulamericana (Light Class) de 2011, com passagens pela Fórmula Abarth e Renault 2.0, o paulista tenta se adequar à nova categoria. Até o momento ele conseguiu apenas um ponto na temporada, com o décimo lugar na Espanha. Apesar do melhor resultado ser um décimo lugar, para ele, os números não necessariamente refletem o que já aconteceu na pista: "O único ponto que conseguimos na temporada fala muito pouco do trabalho que estamos fazendo. Aconteceram coisas anormais, por exemplo, em Mônaco eu estava em sexto, e sabia que o Pietro, que estava a minha frente, estava com problemas, então era um sexto, quase quinto e de repente aconteceu um engavetamento na freada e me jogaram pra fora da corrida."

Ainda sobre a pontuação:"Não que o nosso máximo seja lutar ali no início da zona de pontuação, tivemos algumas coisas obscuras que mascararam um pouco o nosso desempenho, infelizmente."

Bruno também fala sobre as transformações da International Draco Racing: "A equipe também está passando por mudanças e está crescendo. Numa categoria de tão alto nível você não muda da noite pro dia. Aqui, para esse fim de semana, dá para nós brigarmos para ficar entre os 10, brigar mais constantemente por mais pontos e continuar crescendo."

A quarta etapa da Fórmula Renault 3.5 acontece neste fim de semana, com a primeira corrida no sábado, às 6h45 e a segunda prova no domingo, às 8h. Cada prova tem 40 minutos e uma volta.

 

Artigo anterior Hulkenberg vê pilotos da F1 interessados em sua estreia em Le Mans
Próximo artigo Grand Prix Drivers Association bate recorde com pesquisa global

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros