F2: Bortoleto faz corrida espetacular e vence após largar do fim do grid em Monza
Gabriel Bortoleto ganhou indo do último ao primeiro lugar para vencer a corrida de Monza da F2; Enzo Fittipaldi foi 10º
Gabriel Bortoleto, piloto brasileiro da Invicta e júnior da McLaren, foi de último ao primeiro lugar para conquistar a segunda vitória de sua campanha de estreia na Fórmula 2 e pressionar o líder Isack Hadjar, da Campos Racing, que não conseguiu pontuar no fim de semana de Monza. Enzo Fittipaldi ficou em 10º e pontuou um ponto.
Depois de terminar a sessão de classificação na brita, Bortoleto teve que largar na parte de trás do grid para as duas corridas, mas, depois de terminar em oitavo no sábado, empatado com Hauger e conquistando meio ponto, completou uma incrível volta por cima com relativa facilidade no domingo.
O piloto paulistano permaneceu na pista por uma volta a mais do que a maioria dos que usaram a estratégia regular de largar com os pneus supermacios, mas foi ajudado por um safety car momentos antes de parar.
Como resultado, ele perdeu menos tempo nos boxes e voltou à pista na liderança líquida da corrida e, mostrando sua classe no ar puro, acabou recebendo a bandeirada com mais de 8,5 segundos de vantagem.
Zane Maloney (Rodin) largou na pole position, com os concorrentes ao título Hadjar e Paul Aron (Hitech) logo atrás.
Mas, como tem acontecido com frequência em um período recente de falta de sorte, as esperanças de Aron de vencer a corrida acabaram imediatamente quando Pepe Marti (Campos) travou os freios na primeira curva e bateu no estoniano. Apesar de Marti ter continuado, mesmo com uma penalidade de 10 segundos, Aron teve que sair do circuito com uma roda, retirando-se.
Hadjar foi forçado a entrar na pista de escape no mesmo incidente, depois de ter feito uma largada ruim, mas o momento decisivo da corrida aconteceu na oitava volta, quando Dennis Hauger (MP Motorsport) foi atingido por Ritomo Miyata (Rodin) na chicane Rettifilo, quando os líderes estavam fazendo suas paradas.
Zane Maloney (BRB, Rodin Motorsport) lidera, enquanto Amaury Cordeel (BEL, Hitech Pulse-Eight), Dennis Hauger (NOR, MP Motorsport), Pepe Marti (ESP, Campos Racing), Isack Hadjar (FRA, Campos Racing) e Victor Martins (FRA, ART Grand Prix) se enroscam atrás, com o incidente levando a um safety car
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Esse momento mudou completamente a situação, pois Bortoleto pulou para quinto - atrás apenas dos que estavam usando a estratégia inversa - e Hadjar caiu para 18º com uma parada ruim.
Embora os lugares no pódio tenham sido praticamente incontestáveis, houve uma intensa batalha entre os companheiros de equipe da Prema, Andrea Kimi Antonelli e Oliver Bearman, ambos com vagas confirmadas na F1 para 2025.
Isso chegou ao ápice na volta 24 de 30, quando Antonelli, depois de já ter denunciado seu companheiro de equipe por se mover durante a frenagem, fez uma manobra tardia por fora na chicane Rettifilo, forçando Bearman a entrar no meio-fio de saída e na brita, em uma ultrapassagem que fez com que o britânico também ficasse atrás de Joshua Durksen (AIX).
Richard Verschoor, que parou no início da volta de formação, terminou em terceiro, com Antonelli em quarto.
Bortoleto agora está 10,5 pontos atrás de Hadjar, que entrou na rodada 36 pontos atrás.
F2 Itália - Resultados da corrida
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | Abandono | Bônus | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 |
G. Bortoleto Invicta Racing
|
10 | 30 |
50'30.337 |
206.093 | 1 | 25 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | Z. Maloney Rodin Motorsport | 5 | 30 |
+9.436 50'39.773 |
9.436 | 205.453 | 1 | 18 | 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | R. Verschoor Trident | 22 | 30 |
+11.628 50'41.965 |
2.192 | 205.305 | 1 | 15 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | A. Antonelli Prema Powerteam | 4 | 30 |
+14.173 50'44.510 |
2.545 | 205.133 | 1 | 12 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 |
J. Duerksen PHM AIX Racing
|
24 | 30 |
+14.558 50'44.895 |
0.385 | 205.107 | 1 | 10 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | V. Martins ART Grand Prix | 1 | 30 |
+15.047 50'45.384 |
0.489 | 205.074 | 1 | 8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | O. Bearman Prema Powerteam | 3 | 30 |
+15.399 50'45.736 |
0.352 | 205.051 | 1 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 |
R. Villagómez Van Amersfoort Racing
|
15 | 30 |
+15.753 50'46.090 |
0.354 | 205.027 | 1 | 4 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | J. Crawford DAMS Lucas Oil | 7 | 30 |
+17.054 50'47.391 |
1.301 | 204.939 | 1 | 2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | E. Fittipaldi Van Amersfoort Racing | 14 | 30 |
+17.372 50'47.709 |
0.318 | 204.918 | 1 | 1 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | I. Hadjar Campos Racing | 20 | 30 |
+17.864 50'48.201 |
0.492 | 204.885 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 |
P. Martí Campos Racing
|
21 | 30 |
+18.600 50'48.937 |
0.736 | 204.835 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | Z. O'Sullivan ART Grand Prix | 2 | 30 |
+25.424 50'55.761 |
6.824 | 204.378 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 |
R. Miyata Rodin Motorsport
|
6 | 30 |
+31.720 51'02.057 |
6.296 | 203.958 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | K. Maini Invicta Racing | 9 | 30 |
+46.981 51'17.318 |
15.261 | 202.946 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 |
O. Goethe MP Motorsport
|
12 | 30 |
+51.605 51'21.942 |
4.624 | 202.642 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | R. Stanek Trident | 23 | 30 |
+1'02.455 51'32.792 |
10.850 | 201.931 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | A. Cordeel Hitech Pulse-Eight | 16 | 30 |
+1'21.694 51'52.031 |
19.239 | 200.682 | 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 |
N. Koolen PHM AIX Racing
|
25 | 30 |
+1'26.773 51'57.110 |
5.079 | 200.355 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | J. Correa DAMS Lucas Oil | 8 | 16 |
14 laps |
1 | Abandono | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | D. Hauger MP Motorsport | 11 | 7 |
23 laps |
1 | Abandono | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf |
P. Aron Hitech Pulse-Eight
|
17 | 29 |
|
Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
NORRIS CRAVA A POLE E VERSTAPPEN É SÓ 7º NO GRID EM MONZA! Veja debate do quali do GP da Itália | Q4
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Colapinto na F1. E DRUGO? Bortoleto/Audi, 'DECISÃO' em Monza, RBR TENSA, Norris e + | Tiago Mendonça
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.