F2: Iwasa aproveita abandono de Hadjar e vence com folga corrida 1 em Mônaco; Fittipaldi é 10º
Pole position da prova, Hadjar abandonou na relargada após o primeiro safety car com problemas no motor
A Fórmula 2 realizou neste sábado a primeira corrida da etapa de Mônaco. E em uma prova com várias disputas nas ruas de Monte-Carlo, Ayumu Iwasa aproveitou o abandono do pole Isack Hadjar na relargada após o primeiro safety car para passear na pista, vencendo com mais de 7s de vantagem para Jehan Daruvala.
Completaram o top 8 que pontua na corrida de sábado: Richard Verschoor, Zane Maloney, Jack Doohan, Victor Martins e Theo Pourchaire. Enzo Fittipaldi foi o 10º colocado.
Na largada, Hadjar teve uma saída limpa contra Iwasa, se mantendo na ponta, enquanto todo o grid passou ileso pela Sainte Devote. A confusão veio no hairpin e na saída do túnel, com Maini tomando um toque na traseira e rodando, forçando vários pilotos a pararem no meio da curva.
Por isso, o SC Virtual foi acionado pela direção de prova. Sem o bico da asa dianteira, Nissany acabou abandonando, com Ralph Boschung tendo o mesmo destino. Com dois carros parados na pista, o SC indo à pista.
Neste momento, Hadjar liderava à frente de Iwasa, com Daruvala, Crawford e Verschoor completando o top 5, enquanto Fittipaldi capitalizava com a confusão do início da prova, subindo para 12º.
A relargada veio no começo da sexta volta e o líder Hadjar se viu com problemas. O piloto da Hitech ficou lento devido a problemas com o motor, caindo para o fundo do grid. Com isso, Iwasa assumiu a ponta à frente de Daruvala, Crawford, Verschoor e Maloney.
Inicialmente, Iwasa havia conseguido abrir uma boa vantagem para Daruvala na ponta mas, aos poucos, o piloto indiano começou a se aproximar novamente, buscando entrar na zona de DRS. Os dois tinham mais de 5s para Crawford em terceiro, enquanto Fittipaldi se mantinha em 11º, a menos de 1s de Cordeel, mas sem conseguir atacar.
Com oito voltas para o fim, Fittipaldi conseguiu fazer a manobra pra cima de Cordeel na reta principal, assumindo a 10ª posição. E, logo na sequência, o belga foi parar na barreira de proteção na Mirabeau, no mesmo ponto onde Lewis Hamilton havia batido pouco antes no TL3 da F1. Isso levou a mais uma entrada do SC.
A relargada veio na volta 25, a seis do fim da prova. Neste momento, a principal disputa era Doohan, Martins, Pourchaire, Vesti e Fittipaldi pela sexta posição, com todos exceto o australiano tendo direito ao DRS.
No final, Ayumu Iwasa não teve problemas para vencer, com mais de 7s de vantagem para Jehan Daruvala em segundo. Jak Crawford completou o pódio, segurando até o fim os avanços de Richard Vershoor. Completaram o top 8 que pontua na corrida: Zane Maloney, Jack Doohan, Victor Martins e Theo Pourchaire. Enzo Fittipaldi foi o 10º colocado.
A Fórmula 2 volta à pista de Mônaco no domingo para a corrida que fecha a quinta etapa da temporada 2023. A largada está marcada para 04h50, com transmissão do Bandsports e da F1TV Pro. A prova terá Fréderik Vesti na pole position, com Victor Martins, Theo Pourchaire, Jack Doohan e Zane Maloney nas cinco primeiras posições. Assim como no sábado, Enzo Fittipaldi larga em 14º.
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 11 | Ayumu Iwasa | DAMS | 30 | 46'39.033 | 10 | |||
2 | 2 | Jehan Daruvala | MP Motorsport | 30 | 46'45.711 | 6.678 | 8 | ||
3 | 9 | Jak Crawford | Hitech Pulse-Eight | 30 | 46'47.368 | 8.335 | 6 | ||
4 | 22 | Richard Verschoor | Van Amersfoort Racing | 30 | 46'47.853 | 8.820 | 5 | ||
5 | 3 | Zane Maloney | Rodin Carlin | 30 | 46'50.011 | 10.978 | 4 | ||
6 | 14 | Jack Doohan | Invicta Virtuosi Racing | 30 | 46'53.668 | 14.635 | 4 | ||
7 | 6 | Victor Martins | ART Grand Prix | 30 | 46'54.422 | 15.389 | 2 | ||
8 | 5 | Théo Pourchaire | ART Grand Prix | 30 | 46'56.402 | 17.369 | 1 | ||
9 | 7 | Frederik Vesti | Prema Powerteam | 30 | 46'57.444 | 18.411 | |||
10 | 4 | Enzo Fittipaldi | Rodin Carlin | 30 | 46'57.834 | 18.801 | |||
11 | 23 | Juan Correa | Van Amersfoort Racing | 30 | 46'58.336 | 19.303 | |||
12 | 17 | Brad Benavides | PHM Racing by Charouz | 30 | 46'59.574 | 20.541 | |||
13 | 20 | Roman Stanek | Trident | 30 | 47'00.385 | 21.352 | |||
14 | 24 | Kush Maini | Campos Racing | 30 | 47'01.428 | 22.395 | |||
15 | 12 | Arthur Leclerc | DAMS | 30 | 47'01.995 | 22.962 | |||
16 | 1 | Dennis Hauger | MP Motorsport | 30 | 47'04.082 | 25.049 | |||
17 | 21 | Clement Novalak | Trident | 30 | 47'17.467 | 38.434 | |||
dnf | 8 | Oliver Bearman | Prema Powerteam | 23 | 7 laps | ||||
dnf | 15 | Amaury Cordeel | Invicta Virtuosi Racing | 21 | 9 laps | ||||
dnf | 10 | Isack Hadjar | Hitech Pulse-Eight | 5 | 25 laps | ||||
dnf | 16 | Roy Nissany | PHM Racing by Charouz | 0 | 30 laps | ||||
dnf | 25 | Ralph Boschung | Campos Racing | 0 | 30 laps |
Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.