Pai de Markelov, postulante à F1, é preso na Rússia
Valery Markelov, pai de Artem Markelov, piloto da F2, foi preso em Moscou poucos dias depois de seu filho fazer sua estreia em um fim de semana de GP na F1.
A Corte do distrito de Basmanny, em Moscou, emitiu na terça-feira o mandado de prisão preventiva para o pai do piloto russo. A acusação é o descumprimento de leis contra suborno “cometido em grande escala”.
De acordo com a agência de notícias russa RIA, Valery Markelov é acusado de subornar o ex-Ministro de Assuntos Internos, Dmitry Zakharchenko, entre 2007 e 2016.
A RIA também relata que Markelov foi detido inicialmente em Sochi, que sediou o GP da Rússia no ano passado.
Artem Markelov, que se juntou à Renault como piloto de desenvolvimento no começo do ano, pilotou o carro de Carlos Sainz no primeiro treino livre do GP da Rússia, ficando em 15º.
O piloto, de 24 anos, está em sua quinta temporada na GP2/F2, incluindo o vice-campeonato de 2017, derrotado por Charles Leclerc.
Todas as temporadas foram feitas com a equipe Russian Time, que estreou em 2013 e que tem relações com o pai de Markelov.
O empresário russo é sócio do 1520 Group, empreiteira contratada pela empresa estatal Russian Railways. Ele também é proprietário da empresa de combustíveis Moboil, que também tem relações com a Russian Railways.
Ambas as empresas estamparam suas logos no carro de Markelov na F2 em Sochi, sendo que a Russian Railways também já patrocinou o piloto no passado.
Ainda não está claro qual será o impacto do caso na carreira de Artem Markelov.
O piloto russo, que está em quinto na atual temporada da F2, tem sido relacionado a uma promoção à F1 pela Williams, mesmo que haja dúvidas se o seu pacote de patrocínios poderia se encaixar ao lado do compatriota e atual piloto do time, Sergey Sirotkin.
Artem Markelov, RUSSIAN TIME
Photo by: FIA Formula 2
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.