Análise de imagens livra Di Grassi de punição em Roma
Atual campeão da Fórmula E, Lucas di Grassi, foi o primeiro piloto a ficar sob investigação por uma possível infração de pitstop, mas análise livrou brasileiro de punição
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Foi anunciado no final da corrida de sábado, vencida por Sam Bird, da DS Virgin Racing, que o piloto da Audi, Lucas di Grassi, estava sendo investigado por um possível problema durante a troca de carros na metade da corrida.
Uma das câmeras encomendadas pela FIA que foram instaladas acima do segundo carro de cada piloto da F-E pela primeira vez no evento de Roma detectou um possível problema.
Isso teve a ver com a colocação dos cintos de Di Grassi e suas mãos mecânicas quando ele subiu em sua segunda máquina, que os comissários pediram ao piloto e sua equipe para explicarem.
O vídeo foi reexaminado e a Audi deu uma demonstração de seu procedimento, o que tirou a equipe e o piloto de qualquer infração.
"Eles queriam um esclarecimento sobre o nosso procedimento pitstop", disse Di Grassi ao Motorsport.com.
"Antes de ir para lá, eu sabia que era 100% legal, porque tivemos muito trabalho neste ano - incluindo minha roupa de baixo - que tivemos que garantir que tudo é legal”.
"Eles me chamaram e fizeram algumas perguntas e no final ficou muito claro que era [OK]. Eles têm uma câmera em cada carro para o pitstop e a pergunta veio por causa do vídeo”.
"Eles perguntaram coisas como: 'por que a mão está lá? Por que você está fazendo isso?' Eu respondi, nós viemos aqui - nós fizemos de novo - eles olharam e disseram 'isso é perfeito, é legal'. Então, não há problema”.
"É claro que você tenta ser o mais rápido possível [e] tentar encontrar soluções inteligentes. Mas [isso é] 100% legal".
Di Grassi, que em Roma conquistou seu segundo pódio seguido, pediu maior uso da tecnologia para reforçar as regras em F-E, depois de levantar a questão da aplicação consistente de instruções e decisões dos comissários.
"Eu sei que é difícil para os caras, mas é disso que precisamos mais e mais aqui - regras claras e estáveis", disse ele.
"Todo mundo quer regras estáveis que possamos operar e em verdadeira transparência, acho que quanto mais tornarmos essas regras menos subjetivas para a interpretação humana, melhor”.
"Por exemplo, é tecnologicamente viável ter um sensor no carro [e se] cruzarmos a linha branca ele apita”.
"Além disso, para colocar a roda [sobre a linha] quando você faz a curva [do pitlane de Roma], não é permitido. Você não pode ir para a área de trabalho, mas alguns pilotos fizeram nos pitstops e nada aconteceu”.
"Esse tipo de coisa - eu sei que há muita coisa acontecendo [durante as corridas] - mas se fizermos isso mais com sensores eletrônicos, podemos realmente ter uma direção clara e diminuir a carga de trabalho dos comissários e dos diretores de prova. Há muito a ser feito sobre isso".
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