Bird é soberano em Nova York; Di Grassi é 4º
Brasileiro que largou em 10º conseguiu ganhar posições preciosas na disputa pelo título da Fórmula E
Nova York abriu as portas para a Fórmula E neste sábado e Sam Bird levou a melhor na primeira prova da rodada dupla na Big Apple. O britânico largou em quarto e dominou boa parte da prova, superando Alex Lynn e Jean-Eric Vergne.
O brasileiro Lucas di Grassi começou a prova na décima posição e avançou pouco a pouco para o quarto posto. Nelsinho Piquet, que largou em sétimo, teve problemas durante a primeira parte da corrida e foi o 11º.
Com os resultados, di Grassi tem agora 137 pontos, 20 a menos que o primeiro colocado no campeonato Sebastién Buemi, que não participou da etapa por estar com a Toyota em Nurburgring, pelo mundial de endurance.
A Corrida
Na largada Alex Lynn perdeu a ponta para Daniel Abt, enquanto que Nelsinho Piquet perdeu duas posições, caindo para nono e Lucas di Grassi manteve o décimo posto.
Nos primeiros giros, D'Ambrosio perdeu rendimento e facilitou a vida dos dois brasileiros, com ambos ganhando uma posição.
Enquanto isso, Sam Bird superou o companheiro de Virgin pela segunda posição. A essa altura, a direção divulgou os contemplados com o FanBoost: Abt, Vergne e di Grassi.
Na 13ª volta, Piquet começou a perder rendimento e três giros após chegar à segunda posição, Bird ultrapassou Abt pela liderança.
Após a troca de carros, di Grassi voltou em sétimo, com Nelsinho em 17º. A liderança ainda pertencia a Bird, com Vergne em segundo, posição alcançada ainda antes da parada.
O brasileiro que briga pelo título superou Heidfeld e se aproximava de Rosenqvist na 25ª volta. Ao mesmo tempo, o pole, Alex Lynn, abandonou a corrida, trazendo a bandeira amarela por pouco tempo, sem a presença do Safety Car.
A briga entre di Grassi e Rosenqvist ficava cada vez mais quente e o sueco acabou perdendo a traseira do seu carro na 33ª volta, rodando e cedendo a posição ao paulistano. Pouco depois, Heidfeld perdeu ritmo e começou a ficar lento na pista, cedendo a quinta posição a di Grassi.
Como o carro do alemão parou na pista, o Safety Car acabou entrando nos giros finais.
No recomeço, não houve mudança na ponta. Na última, Abt ficou sem ritmo e di Grassi herdou o quarto posto.
No final, Bird confirmou o triunfo, Vergne foi o segundo e Sarrazin fechou o pódio. Nelsinho Piquet finalizou em 11º.
Resultado final
| Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Aposentadoria | Pontos | |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 2 | Sam Bird |
Virgin Racing |
43 | - | 25 | |||||
| 2 | 25 | Jean-Eric Vergne |
Techeetah |
43 | 1.354 | 1.354 | 1.354 | 18 | |||
| 3 | 33 | Stéphane Sarrazin |
Techeetah |
43 | 4.392 | 4.392 | 3.038 | 15 | |||
| 4 | 11 | Lucas di Grassi |
Audi Sport Team Abt |
43 | 6.155 | 6.155 | 1.763 | 12 | |||
| 5 | 6 | Loic Duval |
Dragon Racing |
43 | 8.428 | 8.428 | 2.273 | 10 | |||
| 6 | 88 | Oliver Turvey |
China Racing |
43 | 8.952 | 8.952 | 0.524 | 8 | |||
| 7 | 9 | Pierre Gasly |
DAMS |
43 | 9.321 | 9.321 | 0.369 | 6 | |||
| 8 | 8 | Nicolas Prost |
DAMS |
43 | 10.036 | 10.036 | 0.715 | 4 | |||
| 9 | 27 | Robin Frijns |
Andretti Autosport |
43 | 11.019 | 11.019 | 0.983 | 2 | |||
| 10 | 47 | Adam Carroll |
Jaguar Racing |
43 | 12.073 | 12.073 | 1.054 | 1 | |||
| 11 | 3 | Nelson Piquet Jr. |
China Racing |
43 | 12.977 | 12.977 | 0.904 | ||||
| 12 | 28 | Antonio Felix da Costa |
Andretti Autosport |
43 | 13.341 | 13.341 | 0.364 | ||||
| 13 | 4 | Tom Dillmann |
Venturi |
43 | 16.337 | 16.337 | 2.996 | ||||
| 14 | 66 | Daniel Abt |
Audi Sport Team Abt |
42 | 2.242 | 1 volta | 1 volta | ||||
| 15 | 19 | Felix Rosenqvist |
Mahindra Racing |
42 | 1 lap | 1 volta | |||||
| 16 | 23 | Nick Heidfeld |
Mahindra Racing |
35 | 7 laps | 8 voltas | 7 voltas | ||||
| 17 | 5 | Maro Engel |
Venturi |
30 | 13 laps | 13 voltas | 5 voltas | 1 | |||
| 18 | 37 | Alex Lynn |
Virgin Racing |
23 | 19 laps | 20 voltas | 7 voltas | 3 | |||
| 19 | 7 | Jérôme d'Ambrosio |
Dragon Racing |
22 | 20 laps | 21 voltas | 1 volta | ||||
| 20 | 20 | Mitch Evans |
Jaguar Racing |
18 | 25 laps | 25 voltas | 4 voltas |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.