De olho em mercado japonês, F-E realiza exibição nas ruas de Tóquio
Organização da categoria fará exibição no final do mês como parte dos planos para impulsionar a realização de uma corrida no país
No final de semana de 21 a 23 de agosto, a F-E realizará uma exibição nas ruas do centro de Tóquio com o objetivo de medir o interesse das fábricas japonesas, mídia e público.
O Japão tem presença na categoria através da equipe Aguri, mas somente em duas oportunidades pilotos do país estiveram em provas da F-E: Takuma Sato, na etapa de abertura, em Pequim, e Sakon Yamamoto na corrida de encerramento da temporada, em Londres – ambos pilotaram para o time nipônico. Yamamoto é, inclusive, quem deve conduzir o carro nas ruas de Tóquio, segundo apurou o Motorsport.com.
A F-E quer fincar de vez os pés no mercado japonês – a temporada de estreia foi exibida na íntegra pela TV Asahi. O contrato de direitos de transmissão entre o canal e a categoria é de várias temporadas e os números iniciais divulgados pela emissora revelam que, nas primeiras quatro etapas da temporada passada, 15 milhões de telespectadores viram as provas da categoria.
Fabricantes japoneses de olho na F-E
Algumas das grandes fabricantes japonesas olham atentamente para a F-E, visando futuros projetos. Quem revelou isso foi Aguri Suzuki, em entrevista para o Motorsport.com, mês passado.
No entanto, a realidade é que o primeiro passo de marcas como Honda, Mitsubishi, Nissan, Toyota, Suzuki ou Mazda deve ser uma união com uma das equipes atuais do grid, da mesma forma que fez a Citroën ao se associar à Virgin através da divisão esportiva, a DS.
Recentemente, o Japão tornou-se líder mundial em tecnologia de células elétricas e solares. A Nissan, por exemplo, patenteou um novo modelo de bateria, denominado ‘Air’, que envolve a utilização de ar para gerar energia. O objetivo é aplicar essa tecnologia como uma fonte de potência para veículos.
Japão é líder em incentivos para veículos eléctricos
Não é uma questão de se, mas quando o Japão abraçará definitivamente a F-E. O país tem um histórico pioneiro em relação aos veículos elétricos.
Os nipônicos foram os primeiros no mundo a criar um programa de incentivo para veículos elétricos, em 1996. Os carros começaram a surgir e somente depois a infraestrutura foi criada: as estações de carga em grande escala apareceram a partir de 2008.
O Japão é o segundo maior mercado de veículos elétricos em todo o mundo, superado apenas pelos Estados Unidos. De 2009 até setembro de 2014, mais de 95 mil carros movidos a eletricidade foram vendidos no país. A meta do governo é superar a marca de dois milhões de pontos de carga até 2020.
Como o mundo todo pode perceber, os japoneses têm uma relação muito intensa com o automobilismo. A Super Fórmula e os campeonatos de GT são categorias muito bem sucedidas e arrebatam fãs país afora.
Amantes da tecnologia de ponta, assim como os alemães – que mostraram isso no ePrix de Berlim, em maio – os japoneses estão prestes a abraçar F-E, começando pela demonstração nas ruas da capital do país no final do mês.
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