F-E: Bird supera Evans nos metros finais e vence o ePrix de São Paulo; di Grassi é P13, Sette Câmara é desclassificado
Etapa brasileira novamente entregou emoção até o último metro
Assim como em 2023, a Fórmula E entregou um ePrix de São Paulo repleto de emoção, disputas e incidentes. Em uma prova decidida nas últimas curvas, Sam Bird conquistou uma grande vitória para a McLaren ao ultrapassar Mitch Evans no final.
Oliver Rowland completou o pódio após ultrapassar Pascal Wehrlein e Jake Dennis nos últimos metros. António Félix da Costa, Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne, Max Günther e Sebastien Buemi fecharam a zona de pontos, enquanto Lucas di Grassi foi o 13º e Sérgio Sette Câmara foi desclassificado após a bandeira quadriculada por ultrapassar o limite permitido de energia.
Em uma largada bastante limpa, Wehrlein rapidamente disparou na frente antes mesmo da primeira curva, com Vandoorne mantendo a segunda posição. Já Da Costa e Di Grassi se viram ensanduichados entre outros carros, com o brasileiro terminando com danos na parte dianteira de seu Abt.
Rapidamente os pilotos iniciaram a ativação do modo ataque, disponível em três opções para esta corrida, com oito minutos de potência extra no total em duas ativações: 02min e 06min / 04min e 04min / 06min e 02min.
Devido à grande quantidade de detritos na pista devido aos vários pequenos incidentes, a direção de prova acionou o safety car na oitava volta, de um total de 31. Neste momento, Da Costa liderava à frente de Wehrlein, Bird e Evans, com Di Grassi em 12º e Sette Câmara em 20º.
A prova foi retomada logo na sequência, e a dupla da Porsche foi direto para o modo ataque, permitindo uma confusão na frente, com Evans saindo à frente de Bird, da Costa, Wehrlein e Vandoorne.
Com um bom ritmo durante o modo ataque, Dennis começou a avançar pelo grid, assumindo a liderança na volta 13. Tendo um minuto de potência extra restante quando chegou à ponta, o atual campeão tentou abrir vantagem, mas não conseguiu se afastar de Bird.
Quando a prova chegava à metade, um abandono que muda o campeonato. O líder Cassidy acabou acertando o muro e, com uma quebra de suspensão, não teve como continuar a corrida. Isso levou a mais um acionamento do SC, com Bird na liderança, à frente de Evans, Wehrlein, Dennis e Da Costa.
A bandeira verde foi retomada na 20ª volta. Enquanto Bird conseguiu sair tranquilo, Evans se viu pressionado por Wehrlein, que buscava a segunda posição para sair do campeonato na liderança.
Buscando se livrar de Wehrlein, Evans passou a atacar Bird pela liderança nas voltas finais, conseguindo no 28º giro, com o alemão ainda caindo para quarto, sendo ultrapassado por Dennis. A direção de prova confirmou na sequência o acréscimo de mais três voltas à prova pelos acionamentos do SC.
Em uma bela manobra nas últimas curvas, Sam Bird conseguiu ultrapassar Mitch Evans para conquistar a vitória com a McLaren. Em outra disputa incrível, Oliver Rowland, em quinto, conseguiu passar Pascal Wehrlein e Jake Dennis na reta para terminar em terceiro, com o alemão da Porsche em quarto e o atual campeão fechando o top 5. António Félix da Costa, Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne, Max Günther e Sebastien Buemi fecharam a zona de pontos, enquanto Lucas di Grassi foi o 13º.
A Fórmula E retoma as atividades da temporada 2024 no último fim de semana de março, com a primeira edição do ePrix de Tóquio, marcando a estreia da categoria no Japão.
CLA | PILOTO | # | VOLTAS | TEMPO | INTERVALO | KM/H | PONTOS | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | S. BirdMCLAREN | 8 | 34 |
53'03.071 |
25 | |||
2 | M. EvansJAGUAR RACING | 9 | 34 |
+0.564 53'03.635 |
0.564 | 18 | ||
3 | O. RowlandNISSAN E.DAMS | 22 | 34 |
+3.540 53'06.611 |
2.976 | 15 | ||
4 | P. WehrleinPORSCHE TEAM | 94 | 34 |
+3.629 53'06.700 |
0.089 | 15 | ||
5 | J. DennisANDRETTI FORMULA E | 1 | 34 |
+3.722 53'06.793 |
0.093 | 10 | ||
6 | A. Felix da CostaPORSCHE TEAM | 13 | 34 |
+5.567 53'08.638 |
1.845 | 8 | ||
7 | J. VergneDS PENSKE | 25 | 34 |
+6.006 53'09.077 |
0.439 | 6 | ||
8 | S. VandoorneDS PENSKE | 2 | 34 |
+6.817 53'09.888 |
0.811 | 4 | ||
9 | M. GuntherMASERATI RACING | 7 | 34 |
+8.085 53'11.156 |
1.268 | 2 | ||
10 | S. BuemiVIRGIN RACING | 16 | 34 |
+8.610 53'11.681 |
0.525 | 2 | ||
11 | S. FenestrazNISSAN E.DAMS | 23 | 34 |
+9.277 53'12.348 |
0.667 | |||
12 | E. MortaraMAHINDRA RACING | 48 | 34 |
+9.762 53'12.833 |
0.485 | |||
13 | L. di GrassiABT CUPRA | 11 | 34 |
+10.819 53'13.890 |
1.057 | |||
14 | N. de VriesMAHINDRA RACING | 21 | 34 |
+13.677 53'16.748 |
2.858 | |||
15 | J. DaruvalaMASERATI RACING | 18 | 34 |
+14.379 53'17.450 |
0.702 | |||
16 | D. TicktumERT FORMULA E TEAM | 33 | 34 |
+17.884 53'20.955 |
0.373 | |||
17 | N. NatoANDRETTI FORMULA E | 17 | 34 |
+18.889 53'21.960 |
1.005 | |||
18 | R. FrijnsVIRGIN RACING | 4 | 34 |
+19.124 53'22.195 |
0.235 | |||
dnf | J. HughesMCLAREN | 5 | 31 |
+3 Laps 49'27.979 |
3 Laps | |||
dnf | N. MüllerABT CUPRA | 51 | 25 |
+9 Laps 41'45.422 |
6 Laps | |||
dnf | N. CassidyJAGUAR RACING | 37 | 14 |
+20 Laps 22'38.676 |
11 Laps |
Quem MAIS ENTENDE do carro da RBR? Em meio a RUMORES, Rico Penteado DETALHA como funciona a equipe
Confira o episódio de estreia do PÓDIO CAST, o novo videocast sobre motociclismo!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.