Bird supera Lotterer para vencer ePrix de Hong Kong; Di Grassi é 3º
Inglês furou pneu do alemão, que ficou pelo caminho e permitiu a segunda vitória do piloto da Virgin na Fórmula E. Massa é 6º
*Atualização, 10h25: Bird foi punido pelo toque em Lotterer e teve sua vitória retirada pela FIA. Mortara herdou o triunfo.
Na madrugada deste domingo, Sam Bird venceu o ePrix de Hong Kong para conquistar sua segunda vitória e a liderança da temporada 2018/2019 da Fórmula E. O inglês perseguiu Andre Lotterer por toda a corrida. No fim da prova, Bird tocou no alemão e furou o pneu da Techeetah, que ficou pelo caminho e permitiu o triunfo do piloto da Virgin. Após a bandeirada final, a direção de prova anunciou que iria investigar o incidente. O brasileiro Lucas Di Grassi, da Audi, disputou a vice-liderança com Edoardo Mortara, da Venturi, mas terminou na terceira posição. Companheiro de equipe do suiço, Felipe Massa ficou em sexto.
Com o resultado, Bird chega aos 71 pontos e assume a ponta do campeonato. Sem pontuar em Hong Kong, Jérôme D'Ambrosio, da Mahindra, estaciona nos 53 e cai para segundo. Di Grassi é o terceiro, com 49. Até então vice-líder, António Félix da Costa vai para o quarto posto, com 47. Mortara, com 45, fecha o top-5. Massa tem 12 e é o 14º. Com um ponto, Nelsinho Piquet, da Jaguar, é o 20º. Felipe Nasr, da Dragon, ainda não pontuou.
A corrida
A largada foi bem movimentada: Oliver Rowland, da e.Dams, ultrapassou o pole Stoffel Vandoorne, da HWA, na primeira curva e foi para a ponta. Bird também começou bem, ganhando cinco posições e passando o belga para ocupar o segundo posto. Di Grassi caiu para sétimo.
Logo na segunda volta, Nasr teve problema na roda dianteira direita por conta da zebra alta e ficou no muro. Pascal Werhlein, da Mahindra, que vinha logo atrás, bateu no brasileiro, assim como o companheiro D'Ambrosio, então líder do campeonato. Todos abandonaram a prova.
O incidente ocasionou bandeira amarela, e depois vermelha. Nesse meio tempo, Piquet abandonou a corrida. O brasileiro da Jaguar errou o ponto de frenagem com a pista mais seca - os pilotos só haviam guiado na chuva - e bateu de leve. Massa largou bem, ganhando uma posição, mas caiu para 11º logo após.
Reinício
Às 5h25, a corrida recomeçou com bandeira amarela durante uma volta. Após a saída do safety car, Lotterer ultrapassou Vandoorne. No sexto giro, Rowland, que vinha na ponta, teve um apagão no seu Techeetah e caiu para décimo, deixando a liderança para Bird. Logo após, Lotterer fez a volta mais rápida e ultrapassou Bird.
Com 25 minutos de prova restantes, Di Grassi passou Gary Paffett, da HWA, para assumir o quinto posto. Enquanto isso, Bird perseguia Lotterer, com ambos já distantes de Vandoorne. Cinco minutos depois, Mortara se aproveitou do modo ataque para ultrapassar o belga.
Novo safety car
Logo após, o ex-F1 parou na pista, ocasionando bandeira amarela em parte do circuito. Pouco antes, Sébastien Buemi, da e.Dams, levou a pior em disputa com Robin Frijns, da Virgin, e bateu, se retirando para os boxes. Instantes depois, o safety car foi acionado em função do incidente com Vandoorne. À essa altura, Massa tinha subido para sétimo. Lotterer foi beneficiado pela bandeira amarela, já que vinha com menos bateria que Bird.
Com 12 minutos para o fim, a saída do carro de segurança reiniciou a perseguição de Bird a Lotterer e acirrou a briga entre Mortara e Di Grassi pelo terceiro posto. Cinco minutos depois, Rowland bateu e ocasionou nova entrada do safety car.
Oliver Rowland, Nissan e.Dams, Nissan IMO1
Photo by: Joe Portlock / LAT Images
Faltando dois minutos, o carro de segurança se recolheu para dar novo fôlego à disputa Bird-Lotterer. Na tentativa de ultrapassagem, o inglês tocou o alemão, que teve pneu furado e ficou para trás, abrindo caminho para a vitória de Bird. Di Grassi também foi beneficiado, já que subiu para terceiro e completou o pódio com Mortara. Companheiro do suiço, Massa ficou em sexto.
A próxima etapa da Fórmula E acontece na China, no ePrix de Sanya, no dia 23 de março.
Veja a classificação completa da corrida:
Pos. | # | Piloto | Equipe | Intervalo |
---|---|---|---|---|
1 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | |
2 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 1.694 |
3 | 11 | Lucas di Grassi | Team Abt | 2.682 |
4 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 3.230 |
5 | 66 | Daniel Abt | Team Abt | 3.679 |
6 | 19 | Felipe Massa | Venturi | 4.952 |
7 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 5.711 |
8 | 17 | Gary Paffett | HWA AG | 6.062 |
9 | 16 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 7.318 |
10 | 28 | Antonio Felix da Costa | Andretti Autosport | 8.186 |
11 | 7 | Jose Maria Lopez | Dragon Racing | 8.912 |
12 | 8 | Tom Dillmann | NIO Formula E Team | 9.519 |
13 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 13.298 |
14 | 36 | Andre Lotterer | Techeetah | 25.964 |
22 | Oliver Rowland | DAMS | 7 Laps | |
5 | Stoffel Vandoorne | HWA AG | 16 Laps | |
23 | Sébastien Buemi | DAMS | 17 Laps | |
27 | Alexander Sims | Andretti Autosport | 20 Laps | |
6 | Felipe Nasr | Dragon Racing | 35 Laps | |
94 | Pascal Wehrlein | Mahindra Racing | 35 Laps | |
64 | Jérôme d'Ambrosio | Mahindra Racing | 35 Laps | |
3 | Nelson Piquet Jr. | Jaguar Racing |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.