Relato do treino livre

F-E: De Vries é o mais rápido nos treinos livres em Berlim; Di Grassi é décimo no TL2

Treino classificatório começa às 9h15, horário de Brasília

Nyck De Vries, Mercedes Benz EQ, EQ Silver Arrow 01

A Fórmula E está de volta! Nesta quarta, a categoria realiza a primeira de seis provas em Berlim para encerrar a temporada 2019/20. E nos treinos livres que antecedem a classificação, marcada para 09h15, horário de Brasília, o holandês Nyck De Vries, da Mercedes, foi o mais rápido.

Essa é a primeira de duas provas que acontecem no meio da semana, com a segunda marcada para a quinta-feira (06). Nessa primeira rodada dupla, os pilotos correm no traçado original do eP de Berlim no aeroporto Tempelhof, mas no sentido invertido.

Leia também:

Na primeira sessão de treinos livres, o piloto da Nissan Oliver Rowland deu as cartas, marcando um tempo de 01min07s832 com 11 minutos para o fim do TL1, enquanto uma parada de James Calado dois minutos depois causou uma bandeira vermelha encerrando a sessão mais cedo.

Calado, da Jaguar, havia passado a primeira metade do treino na garagem após a equipe encontrar um pequeno problema de software, que levou a uma troca da unidade de potência.

O grande esforço da Jaguar fez com que o piloto fosse à pista, apenas para parar na Curva 3, com Calado reportando no rádio "uma grande oscilação". Com os protocolos revisados da F-E, levando a menos fiscais na pista, a retirada do carro levou mais tempo que o normal.

Com isso, Sam Bird, que substituirá Calado na Jaguar na próxima temporada, em segundo, a 0s236 de Rowland, com o bicampeão Vergne terminando em terceiro. Nico Müller e Jérôme D'Ambrosio fechando o Top 5.

Completando o Top 10, Alexander Sims, Edoardo Mortara, Nyck de Vries, Robin Frijns e Sébastien Buemi.

O atual líder do campeonato, António Félix da Costa, foi apenas o 11º e os brasileiros não tiveram uma boa sessão, com Lucas di Grassi em 20º, Felipe Massa 21º e Sérgio Sette Câmara 23º.

Confira os resultados do primeiro treino livre:

cla # Piloto Equipe Volta Dif
1 22 GBR Oliver Rowland Nissan e.Dams 1'07.832  
2 2 GBR Sam Bird Envision Virgin Racing 1'08.068 0.236
3 25 FRA Jean-Eric Vergne DS Techeetah Formula E Team 1'08.129 0.297
4 7 SUI Nico Müller Geox Dragon 1'08.168 0.336
5 64 BEL Jerome D' Ambrosio Mahindra Racing 1'08.219 0.387
6 27 GBR Alexander Sims BMW i Andretti Motorsport 1'08.349 0.517
7 48 SUI Edoardo Mortara Venturi Formula E Team 1'08.484 0.652
8 17 HOL Nyck de Vries Mercedes-Benz EQ Formula E Team 1'08.601 0.769
9 4 HOL Robin Frijns Envision Virgin Racing 1'08.617 0.785
10 23 SUI Sebastien Buemi Nissan e.Dams 1'08.712 0.880
11 13 POR Antonio Felix da Costa DS Techeetah Formula E Team 1'08.718 0.886
12 94 GBR Alex Lynn Mahindra Racing 1'08.783 0.951
13 3 GBR Oliver Turvey NIO 333 FE Team 1'08.816 0.984
14 5 BEL Stoffel Vandoorne Mercedes-Benz EQ Formula E Team 1'08.996 1.164
15 28 GER Maximilian Günther BMW i Andretti Motorsport 1'09.196 1.364
16 20 NZL Mitch Evans Panasonic Jaguar Racing 1'09.199 1.367
17 66 GER René Rast Audi Sport ABT Schaeffler 1'09.236 1.404
18 33 GER Daniel Abt NIO 333 FE Team 1'09.247 1.415
19 36 GER Andre Lotterer TAG Heuer Porsche Formula E Team 1'09.309 1.477
20 11 BRA Lucas di Grassi Audi Sport ABT Schaeffler 1'09.378 1.546
21 19 BRA Felipe Massa Venturi Formula E Team 1'09.390 1.558
22 18 SUI Neel Jani TAG Heuer Porsche Formula E Team 1'09.505 1.673
23 6 BRA Sérgio Sette Câmara Geox Dragon 1'09.982 2.150
24 51 GBR James Calado Panasonic Jaguar Racing    

O segundo treino livre foi marcado por uma pista bem mais quente e nenhum incidente que causasse bandeiras amarelas ou vermelhas.

Quem liderou foi De Vries, que marcou o tempo de 01min06s922, em uma sessão reduzida, de apenas 30 minutos, seguido de da Costa, a 0s076 do tempo do piloto da Mercedes e Günther, da BMW, fechando o Top 3, mas já na casa de 01min07s.

D'Ambrosio foi o quarto e Buemi o quinto, a frente de Mitch Evans, da Jaguar, atual segundo colocado na classificação. René Rast e Di Grassi conseguiram colocar as Audis no Top 10, terminando em oitavo e décimo, respectivamente.

Enquanto isso, James Calado irá para a classificação sem ter feito nem uma volta. Além da nova unidade de potência, a equipe precisou trocar a bateria e, com isso, o piloto da Jaguar ficou na garagem a sessão inteira.

Ferrari vive o caos e Reginaldo Leme relembra momentos de crise da escuderia italiana na Fórmula 1

Podcast #061 – Qual é o tamanho da ‘sorte’ de Hamilton ao vencer com três rodas?

 

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Brasileiros e 'guerra' de montadoras: 5 motivos para não perder a maratona da Fórmula E em Berlim
Próximo artigo F-E: Líder do campeonato, Da Costa é pole em Berlim com dobradinha da Techeetah; Massa é o melhor brasileiro em 10º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil