F-E: De Vries é o mais rápido nos treinos livres em Berlim; Di Grassi é décimo no TL2
Treino classificatório começa às 9h15, horário de Brasília
A Fórmula E está de volta! Nesta quarta, a categoria realiza a primeira de seis provas em Berlim para encerrar a temporada 2019/20. E nos treinos livres que antecedem a classificação, marcada para 09h15, horário de Brasília, o holandês Nyck De Vries, da Mercedes, foi o mais rápido.
Essa é a primeira de duas provas que acontecem no meio da semana, com a segunda marcada para a quinta-feira (06). Nessa primeira rodada dupla, os pilotos correm no traçado original do eP de Berlim no aeroporto Tempelhof, mas no sentido invertido.
Na primeira sessão de treinos livres, o piloto da Nissan Oliver Rowland deu as cartas, marcando um tempo de 01min07s832 com 11 minutos para o fim do TL1, enquanto uma parada de James Calado dois minutos depois causou uma bandeira vermelha encerrando a sessão mais cedo.
Calado, da Jaguar, havia passado a primeira metade do treino na garagem após a equipe encontrar um pequeno problema de software, que levou a uma troca da unidade de potência.
O grande esforço da Jaguar fez com que o piloto fosse à pista, apenas para parar na Curva 3, com Calado reportando no rádio "uma grande oscilação". Com os protocolos revisados da F-E, levando a menos fiscais na pista, a retirada do carro levou mais tempo que o normal.
Com isso, Sam Bird, que substituirá Calado na Jaguar na próxima temporada, em segundo, a 0s236 de Rowland, com o bicampeão Vergne terminando em terceiro. Nico Müller e Jérôme D'Ambrosio fechando o Top 5.
Completando o Top 10, Alexander Sims, Edoardo Mortara, Nyck de Vries, Robin Frijns e Sébastien Buemi.
O atual líder do campeonato, António Félix da Costa, foi apenas o 11º e os brasileiros não tiveram uma boa sessão, com Lucas di Grassi em 20º, Felipe Massa 21º e Sérgio Sette Câmara 23º.
Confira os resultados do primeiro treino livre:
cla | # | Piloto | Equipe | Volta | Dif |
---|---|---|---|---|---|
1 | 22 | Oliver Rowland | Nissan e.Dams | 1'07.832 | |
2 | 2 | Sam Bird | Envision Virgin Racing | 1'08.068 | 0.236 |
3 | 25 | Jean-Eric Vergne | DS Techeetah Formula E Team | 1'08.129 | 0.297 |
4 | 7 | Nico Müller | Geox Dragon | 1'08.168 | 0.336 |
5 | 64 | Jerome D' Ambrosio | Mahindra Racing | 1'08.219 | 0.387 |
6 | 27 | Alexander Sims | BMW i Andretti Motorsport | 1'08.349 | 0.517 |
7 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi Formula E Team | 1'08.484 | 0.652 |
8 | 17 | Nyck de Vries | Mercedes-Benz EQ Formula E Team | 1'08.601 | 0.769 |
9 | 4 | Robin Frijns | Envision Virgin Racing | 1'08.617 | 0.785 |
10 | 23 | Sebastien Buemi | Nissan e.Dams | 1'08.712 | 0.880 |
11 | 13 | Antonio Felix da Costa | DS Techeetah Formula E Team | 1'08.718 | 0.886 |
12 | 94 | Alex Lynn | Mahindra Racing | 1'08.783 | 0.951 |
13 | 3 | Oliver Turvey | NIO 333 FE Team | 1'08.816 | 0.984 |
14 | 5 | Stoffel Vandoorne | Mercedes-Benz EQ Formula E Team | 1'08.996 | 1.164 |
15 | 28 | Maximilian Günther | BMW i Andretti Motorsport | 1'09.196 | 1.364 |
16 | 20 | Mitch Evans | Panasonic Jaguar Racing | 1'09.199 | 1.367 |
17 | 66 | René Rast | Audi Sport ABT Schaeffler | 1'09.236 | 1.404 |
18 | 33 | Daniel Abt | NIO 333 FE Team | 1'09.247 | 1.415 |
19 | 36 | Andre Lotterer | TAG Heuer Porsche Formula E Team | 1'09.309 | 1.477 |
20 | 11 | Lucas di Grassi | Audi Sport ABT Schaeffler | 1'09.378 | 1.546 |
21 | 19 | Felipe Massa | Venturi Formula E Team | 1'09.390 | 1.558 |
22 | 18 | Neel Jani | TAG Heuer Porsche Formula E Team | 1'09.505 | 1.673 |
23 | 6 | Sérgio Sette Câmara | Geox Dragon | 1'09.982 | 2.150 |
24 | 51 | James Calado | Panasonic Jaguar Racing |
O segundo treino livre foi marcado por uma pista bem mais quente e nenhum incidente que causasse bandeiras amarelas ou vermelhas.
Quem liderou foi De Vries, que marcou o tempo de 01min06s922, em uma sessão reduzida, de apenas 30 minutos, seguido de da Costa, a 0s076 do tempo do piloto da Mercedes e Günther, da BMW, fechando o Top 3, mas já na casa de 01min07s.
D'Ambrosio foi o quarto e Buemi o quinto, a frente de Mitch Evans, da Jaguar, atual segundo colocado na classificação. René Rast e Di Grassi conseguiram colocar as Audis no Top 10, terminando em oitavo e décimo, respectivamente.
Enquanto isso, James Calado irá para a classificação sem ter feito nem uma volta. Além da nova unidade de potência, a equipe precisou trocar a bateria e, com isso, o piloto da Jaguar ficou na garagem a sessão inteira.
Ferrari vive o caos e Reginaldo Leme relembra momentos de crise da escuderia italiana na Fórmula 1
Podcast #061 – Qual é o tamanho da ‘sorte’ de Hamilton ao vencer com três rodas?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.