F-E: Di Grassi vence em Puebla após desclassificação de Wehrlein
Brasileiro encerrou jejum de 21 corridas sem vitória em dobradinha da Audi com René Rast em segundo; Edoardo Mortara completou o pódio
Lucas Di Grassi fez uma corrida digna de seu auge na Fórmula E. O brasileiro largou da oitava colocação, escalou posições e venceu a Corrida 1 do ePrix de Puebla. Pascal Wehrlein cruzou a linha em primeiro, mas foi desclassificado por infração técnica no carro e perdeu a vitória.
O triunfo encerrou um jejum de Di Grassi e da Audi, que não subiam ao lugar mais alto do pódio desde a etapa de Berlim da temporada 2018-19. O outro brasileiro, Sérgio Sette Câmara, ficou em 15º após sofrer punição no grid de largada.
Antes de começar a corrida, o segundo colocado Oliver Rowland, da e.dams, teve um problema: seu rádio não funcionava e ele ficou sem comunicação com a equipe.
E as coisas ficaram ainda pior na largada, o britânico não tracionou bem e caiu para 14º. Enquanto isso, o pole Wehrlein segurou a liderança e os ataques de Maximilian Günther, que pulou para segundo logo na primeira curva.
Não demorou muito o safety car entrar na pista, Nick Cassidy foi ao muro e ficou de fora da prova, retomada minutos depois com o top 3 formado por Wehrlein, Günther e Jake Dennis. O líder foi cedo para o Attack Mode e voltou na terceira colocação. Pouco depois, recuperou a posição do britânico da Andretti.
Mais atrás, os brasileiros buscavam escalar o pelotão e, com 15 minutos, Lucas Di Grassi já estava em sexto e Sérgio Sette Câmara, punido em posições antes da corrida, em 22º.
Wehrlein recuperou a liderança quando Gunther foi para o Attack Mode e caiu para a quarta colocação. A maioria dos pilotos, incluindo os do Brasil, escolheram utilizar o recurso em torno de 18 minutos de prova. Quando todos usaram, Pascal tinha quase três segundos de vantagem.
Jean Eric-Vergne teve problemas em uma colisão com Robin Frijns e abandonou. O holandês, líder do mundial, ainda recebeu uma punição de dez segundos. Com isso, Di Grassi pulou para o quinto lugar e ativou mais um Attack Mode, perdendo apenas uma posição, mas recuperando em seguida sobre Mitch Evans.
Aos 27 minutos, safety car novamente na pista. Sam Bird se envolveu em acidente com Alex Lynn e também teve que abandonar.
Corrida retomada e vantagem de Wehrlein reduzida a alguns décimos. O alemão agora precisava segurar o primeiro posto nos 11 minutos restantes, e não parecia ter problemas para isso. Seu maior rival do momento foi uma suspeita dos comissários de possível infração no carro, que poderia "cancelar" a vitória.
Com menos de cinco minutos para o final, Di Grassi começou a escalar o pelotão. Ele foi o melhor em uma disputa de seis carros pela segunda colocação e se colocou na vice-liderança, com seu companheiro de equipe René Rast vindo junto.
E na bandeira quadriculada, a confirmação: desclassificação de Wehrlein, vitória do brasileiro e dobradinha da Audi. Edoardo Mortara completou o pódio.
Classificação final
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 11 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 28 | 47'40.772 | 25 | ||||||
2 | 33 | René Rast | Audi Sport Team Abt | 28 | 47'41.269 | 0.497 | 0.497 | 18 | ||||
3 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 28 | 47'43.546 | 2.774 | 2.277 | 15 | ||||
4 | 29 | Alexander Sims | Mahindra Racing | 28 | 47'51.215 | 10.443 | 7.669 | 12 | ||||
5 | 27 | Jake Dennis | Andretti Autosport | 28 | 47'52.245 | 11.473 | 1.030 | 10 | ||||
6 | 13 | Antonio Felix da Costa | Techeetah | 28 | 47'52.396 | 11.624 | 0.151 | 8 | ||||
7 | 5 | Stoffel Vandoorne | Mercedes | 28 | 47'52.794 | 12.022 | 0.398 | 6 | ||||
8 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 28 | 47'53.123 | 12.351 | 0.329 | 4 | ||||
9 | 17 | Nick de Vries | Mercedes | 28 | 47'53.708 | 12.936 | 0.585 | 2 | ||||
10 | 94 | Alex Lynn | Mahindra Racing | 28 | 47'53.926 | 13.154 | 0.218 | 1 | ||||
11 | 8 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 28 | 47'55.320 | 14.548 | 1.394 | |||||
12 | 28 | Maximilian Gunther | Andretti Autosport | 28 | 47'56.029 | 15.257 | 0.709 | |||||
13 | 88 | Tom Blomqvist | NIO Formula E Team | 28 | 47'56.214 | 15.442 | 0.185 | |||||
14 | 71 | Norman Nato | Venturi | 28 | 47'56.528 | 15.756 | 0.314 | |||||
15 | 7 | Sergio Camara | Dragon Racing | 28 | 47'57.743 | 16.971 | 1.215 | |||||
16 | 23 | Sébastien Buemi | DAMS | 28 | 47'57.899 | 17.127 | 0.156 | |||||
17 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 28 | 47'58.714 | 17.942 | 0.815 | |||||
18 | 6 | Joel Eriksson | Dragon Racing | 28 | 47'59.057 | 18.285 | 0.343 | |||||
dnf | 22 | Oliver Rowland | DAMS | 24 | 42'32.593 | 4 Laps | 4 Laps | Abandono | ||||
dnf | 10 | Sam Bird | Jaguar Racing | 15 | 25'47.889 | 13 Laps | 9 Laps | Abandono | ||||
dnf | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 12 | 22'15.809 | 16 Laps | 3 Laps | Abandono | ||||
dnf | 37 | Nick Cassidy | Virgin Racing | 0 | 0.000 | Abandono | ||||||
dq | 99 | Pascal Wehrlein | Porsche Team | 28 | 47'36.856 | 47'36.856 | ||||||
dq | 36 | Andre Lotterer | Porsche Team | 28 | 47'57.444 | 16.672 | 20.588 |
F1 2021: VERSTAPPEN é pole, HAMILTON 2º e Regi Leme passa mal, perdendo a transmissão; saiba mais
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
TELEMETRIA: O que esperar do GP da França com RICO PENTEADO
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.