Relato da corrida
Fórmula E Tóquio II

F-E: Rowland vence corrida 2 de Tóquio; Di Grassi termina em 5º

Pascal Wehrlein, da Porsche, e Dan Ticktum, da Cupra Kiro, completam o pódio da segunda prova japonesa

Oliver Rowland, Nissan Formula E Team

Na segunda corrida do ePrix de Tóquio da Fórmula E, Oliver Rowland conquistou sua quarta vitória da temporada, dando à Nissan a vitória em sua casa. Lucas di Grassi, piloto brasileiro da Yamaha Lola Abt, fez uma boa prova e terminou na 5ª colocação.

Leia também:

Foi uma sessão tática sem parada obrigatória nos boxes, caracterizada por duelos acirrados e ultrapassagens decisivas, incluindo a manobra de ultrapassagem do inglês sobre Pascal Wehrlein a poucas voltas do final. O alemão e Dan Ticktum completaram o pódio.

Se a primeira corrida do fim de semana havia sido afetada pela chuva e por uma bandeira vermelha, a segunda rodada em Tóquio, sem o pit stop obrigatório para a carga rápida, proporcionou uma corrida muito mais tática e com gerenciamento de energia.

O tipo de corrida mudou, mas sempre houve uma constante: a competitividade de Oliver Rowland e o carro da Nissan, capaz de conquistar sua quarta vitória neste campeonato, que se somou aos outros dois pódios. O inglês subiu ao pódio em seis das nove corridas realizadas e isso se reflete na classificação, onde ele tem 77 pontos de vantagem.

Apesar do fato de Tóquio, no papel, não ser uma das corridas mais difíceis no quesito gerenciamento de bateria, o grupo permaneceu compacto durante toda a corrida, até a bandeira quadriculada, confirmando uma corrida que reservou emoções e duelos até o último segundo, incluindo a manobra de ultrapassagem que garantiu o triunfo.

Oliver Rowland, Nissan Formula E Team

Oliver Rowland, Equipe Nissan de Fórmula E

Fotos de: Andreas Beil

Na primeira parte da corrida, o pelotão estava constantemente trocando de posições, com Pascal Wehrlein assumindo a liderança em um ponto e o Cupra Kiro de Dan Ticktum logo atrás dele.

O ponto de virada, no entanto, ocorreu a cerca de sete passagens do final, quando vários pilotos do grupo da frente ativaram o último Modo de Ataque disponível ao mesmo tempo, desencadeando o ataque final para tentar vencer a etapa.

Uma oportunidade que Rowland não deixou escapar, completando a manobra de ultrapassagem bem em cima de Wehrlein, até aquele momento na liderança, com uma bela manobra por fora.

O ataque chegou num momento decisivo, porque alguns momentos depois, a direção da corrida foi forçada a chamar o Safety Car para o carro de Taylor Barnard, que havia ficado parado contra as barreiras depois de ser atingido na confusão.

Pascal Wehrlein, TAG Heuer Porsche Formula E Team

Pascal Wehrlein, Equipe TAG Heuer Porsche de Fórmula E

Foto de: Motorsport.com Japan

Isso neutralizou a corrida, que só retornou às condições de bandeira verde na última volta, com Rowland lidando com a situação de forma excelente para dar à Nissan sua primeira vitória em seu ePrix em casa, diante de seus fãs, depois de ter escapado das mãos da marca no ano passado e ontem, em parte devido a alguns incidentes. Assim, a marca japonesa se redimiu imediatamente, acrescentando outra vitória a uma lista que agora o deixa cada vez mais perto da conquista do torneio.

Atrás do britânico, Pascal Wehrlein terminou na segunda posição, finalmente voltando ao pódio depois de um período difícil e insatisfatório. Esse foi um sinal muito necessário para a Porsche, embora a situação na classificação - especialmente a de pilotos - seja muito complicada, enquanto a luta pelos títulos de equipe e de construtores parece mais acessível.

Fechando o pódio está Dan Ticktum, que dá à Cupra Kiro seu primeiro pódio da temporada e uma grande satisfação, confirmando como as escolhas feitas no final do ano passado com a mudança para o motor Porsche, embora não na última especificação, se mostraram corretas, colocando a antiga ERT em uma posição mais sólida para obter alguns bons resultados.

Após a desqualificação de ontem na Corrida 1, Jake Dennis chegou em quarto lugar, à frente do carro Yamaha LOLA de Lucas di Grassi, confirmando o progresso da marca britânica.

No entanto, essa também foi uma "segunda" corrida em casa para a LOLA, já que o fabricante britânico colabora com a Yamaha em seu trem de força. Depois de um início de temporada em que os problemas de confiabilidade e a inexperiência penalizaram os dois carros, a LOLA agora está mostrando um ritmo excelente.

Dan Ticktum, Kiro Race Co

Dan Ticktum, Kiro Race Co

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Jean-Éric Vergne também conquistou um belo sexto lugar ao fazer uma boa recuperação nos estágios finais do ePrix, levando-o da beira da zona de pontos para um sexto lugar que dá à DS pontos importantes para a classificação da equipe.

Depois do amargo duplo zero de ontem, a Jaguar também voltou ao top 10, em sétimo lugar com Nick Cassidy, que teve a companhia de Sébastien Buemi, nono colocado, que parece ter reencontrado a boa forma com o carro cliente Envision.

Entre os dois estava a McLaren de Sam Bird, o único carro sobrevivente da equipe de Woking, depois que o outro monoposto, o de Taylor Barnard, se envolveu em uma colisão a poucas voltas do final.

Max Günther terminou na zona de pontos com o outro DS, o que significou um final com dois pontos para a equipe francesa. Tanto as Mahindras quanto as Maseratis ficaram fora dos pontos, assim como o Porsche de Da Costa, que sofreu uma colisão traseira.

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo km/h Pontos Abandono
1 United Kingdom O. Rowland Nissan e.dams 23 32

45'51.352

    25  
2 Germany P. Wehrlein Porsche Team 1 32

+0.337

45'51.689

0.337   18  
3 United Kingdom D. Ticktum Cupra Kiro 33 32

+0.901

45'52.253

0.564   15  
4 United Kingdom J. Dennis Andretti Formula E 27 32

+1.156

45'52.508

0.255   12  
5 Brazil L. di Grassi LOLA YAMAHA ABT FORMULA E TEAM 11 32

+2.917

45'54.269

1.761   10  
6 France J. Vergne DS Penske 25 32

+3.698

45'55.050

0.781   8  
7 New Zealand N. Cassidy Jaguar Racing 37 32

+3.995

45'55.347

0.297   6  
8 United Kingdom S. Bird McLaren 8 32

+4.327

45'55.679

0.332   4  
9 Switzerland S. Buemi Virgin Racing 16 32

+4.884

45'56.236

0.557   2  
10 Germany M. Gunther DS Penske 7 32

+5.186

45'56.538

0.302   1  
11 Switzerland N. Müller Andretti Formula E 51 32

+6.088

45'57.440

0.902      
12 Switzerland E. Mortara Mahindra Racing 48 32

+6.694

45'58.046

0.606      
13 Germany D. Beckmann Cupra Kiro 3 32

+6.892

45'58.244

0.198      
14 Barbados Z. Maloney LOLA YAMAHA ABT FORMULA E TEAM 22 32

+7.898

45'59.250

1.006      
15 Netherlands N. de Vries Mahindra Racing 21 32

+10.192

46'01.544

2.294      
16 Netherlands R. Frijns Virgin Racing 4 32

+10.560

46'01.912

0.368      
17 France N. Nato Nissan e.dams 17 32

+14.686

46'06.038

4.126      
18 United Kingdom J. Hughes Maserati Racing 55 32

+1'12.476

47'03.828

57.790      
dnf United Kingdom T. Barnard McLaren 5 28

+4 Laps

37'28.194

4 Laps     Abandono
dnf Belgium S. Vandoorne Maserati Racing 2 28

+4 Laps

38'14.749

46.555     Abandono
dnf Portugal A. Felix da Costa Porsche Team 13 12

+20 Laps

16'13.959

16 Laps     Abandono
dns New Zealand M. Evans Jaguar Racing 9 0

 

       

PIASTRI BATE MAX E É POLE! Ferrari PARA NO Q2, Bortoleto 14º e BATIDAS! Rubinho fala de F1/NASCAR

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

  • Spotify
  • Deezer 
  • Amazon Music
  • Apple Podcasts

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Gianluca D'Alessandro
Fórmula E
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F-E: Vandoorne vence chuvosa corrida 1 de Tóquio; Di Grassi é 17º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros