Massa ficou sem energia a 150m do fim do ePrix de Mônaco da F-E
Piloto brasileiro da Venturi sofria forte ataque do alemão Pascal Werhlein, da Mahindra, na última volta, mas conseguiu sustentar posição

Depois de conquistar seu primeiro pódio na Fórmula E ao chegar em terceiro no ePrix de Mônaco (veja abaixo 20 curiosidades sobre a carreira do brasileiro), Felipe Massa disse que ficou sem energia utilizável a 150 metros do fim a caminho da linha de chegada no Principado.
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O piloto da Venturi entrou na passagem final do complexo da Piscina com apenas dois por cento de energia útil restante e com Pascal Wehrlein em sua cola. Massa eventualmente cruzou a linha 0s178 à frente de seu oponente alemão da Mahindra. O brasileiro admitiu ainda que também ficou sem energia nas duas simulações virtuais que fez em Mônaco (veja abaixo):
O brasileiro disse: "Consegui administrar muito bem o consumo durante toda a corrida, diminuindo a velocidade na hora certa atrás do carro [da Nissan] e.dams [de Oliver Rowland]. Mas na última volta eu tive que usar muita energia e [Wehrlein] conseguiu economizar mais, acho que 1% a mais”.
"Na última volta, eu não consegui administrar o tanto que queria, não podia deixá-lo passar do lado de fora. Então foi bastante complicado e ele me tocou algumas vezes, mas consegui terminar a corrida mesmo sem bateria. Nos últimos 150 metros perdi toda a potência, mas não houve tempo suficiente para ele me ultrapassar", revelou.

Felipe Massa, Venturi Formula E, Venturi VFE05
Photo by: Sam Bloxham / LAT Images
Perguntado pelo Motorsport.com se ele esperava ficar sem energia, Massa respondeu: "Eu sabia que estaria no limite, mas foi mais do que eu esperava”. Massa disse na coletiva de imprensa depois da corrida que ele "nunca teve dúvidas" sobre sua competitividade na F-E em sua primeira temporada. Entretanto, o piloto admitiu: "o pódio foi um pouco mais tarde do que eu esperava".
Ele acrescentou: "Você às vezes coloca coisas estúpidas na sua mente. Você vê que você é rápido, mas acontece muita coisa e você fica se perguntando 'por quê? Mas sei que posso obter um resultado bom, nunca duvidei. Eu sei o que posso fazer e não estou aqui por sorte, estou aqui pelo que fiz na minha carreira e tenho certeza que há mais coisas pela frente".
O companheiro de Massa na Venturi, Edoardo Mortara, disse que o pódio do brasileiro era importante após a recente forma irregular da equipe. Depois que Mortara herdou a vitória em Hong Kong há quatro rodadas, a Venturi teve quatro abandonos e três corridas entre os dez primeiros considerando seus dois carros.
Mortara disse ao Motorsport.com: "Isso traz um pouco de positividade para a equipe e eu acho que eles precisavam. Temos lutado por várias razões nos últimos quatro finais de semana, mas sempre fomos competitivos. É uma pena que tivemos esses quatro abandonos, mas é muito bom que Felipe tenha feito um pódio”.
VOCÊ CONHECE A CARREIRA DE MASSA NA FÓRMULA 1?
Massa completou 38 anos no mês passado. O Motorsport.com preparou uma galeria com curiosidades sobre a carreira do brasileiro.
Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.

Foto de: Sauber Petronas
Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou. Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.

Foto de: Sauber Petronas
Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas.

Foto de: Bridgestone Corporation
Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber após a entrada da BMW -, Felipe Massa ganhou de presente seu carro do chefe, Peter Sauber.

Foto de: XPB Images
Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.

Foto de: XPB Images
A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.

Foto de: XPB Images
De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.

Foto de: LAT Images
Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.

Foto de: Eric Gilbert
O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.

Foto de: Sutton Motorsport Images
O polêmico GP da Alemanha de 2010 foi exatamente um ano depois do incidente na classificação para o GP da Hungria de 2009 (25 de julho).

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
Massa não conseguiu chegar à frente do companheiro de Ferrari Fernando Alonso em uma corrida que ambos tivessem concluído entre os GPs da China de 2011 e da Índia de 2013 (52 provas).

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
O brasileiro também ficou sem se classificar à frente do espanhol entre os GPs do Canadá de 2011 e Malásia 2013 (34 provas).

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.

Foto de: Mercedes AMG
Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).

Foto de: XPB Images
A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.

Foto de: XPB Images
Mesmo com grande carreira na F1, Massa superou o companheiro de equipe ao final do ano apenas em 2005 (na Sauber, com Jacques Villeneuve), em 2008 (na Ferrari, com Kimi Raikkonen) e em 2017 (na Williams, com Lance Stroll).

Foto de: Sutton Motorsport Images

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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula E |
Evento | ePrix de Mônaco |
Pilotos | Felipe Massa |
Equipes | Venturi |
Autor | Tom Errington |