Recomendado para você

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

Fórmula 1
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"
F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista

F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - 'Ferrari ainda não testou motor de 2026 e gera inquietação na equipe', diz jornalista
F1: Ferrari enfrenta "êxodo" de engenheiros antes de mudança de regulamentos de 2026

F1: Ferrari enfrenta "êxodo" de engenheiros antes de mudança de regulamentos de 2026

Fórmula 1
F1: Ferrari enfrenta "êxodo" de engenheiros antes de mudança de regulamentos de 2026
CEO da Apple confirma negociações para produzir sequência do filme "F1"

CEO da Apple confirma negociações para produzir sequência do filme "F1"

Fórmula 1
CEO da Apple confirma negociações para produzir sequência do filme "F1"
Conteúdo especial

Mitos e a realidade sobre a mobilidade elétrica

Saiba o que é verdade ou mentira quando o assunto é mobilidade elétrica

Enel

A Fórmula-E e a Moto-E são corridas de veículos elétricos, que vêm ganhando popularidade e despertando a curiosidade de muitos fãs do automobilismo. O tema mobilidade elétrica é a grande novidade que impulsiona estas competições cheias de competitividade, potência e emoção!

Assim como a F-1 e o Moto GP, seus "irmãos mais novos", são verdadeiros laboratórios de inovação, trazendo avanços de tecnologia que vão tornar ainda mais incríveis a experiência de uso nas ruas dos veículos elétricos em: potência, autonomia, velocidade de recarga, economia e sustentabilidade.

Para falar mais sobre isso, separamos os mitos comuns e o que já é realidade sobre a mobilidade elétrica que você precisa conhecer hoje!

MITO – A POTÊNCIA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS É BAIXA

O primeiro mito é talvez o mais comum de todos! A potência de um carro à combustão ou de um carro elétrico depende de sua engenharia, ou seja, varia de modelo para modelo. Então, não dá pra dizer se um carro é mais potente que o outro, a não ser com uma comparação usando os mesmos critérios. Os carros elétricos da Fórmula-E, por exemplo, aceleram de 0-100 km/h em 2.8 segundos, e chegam a uma velocidade máxima de 280 km/h, bem próxima à velocidade média de um modelo de F-1.

VERDADE – A RECARGA PODE SER FEITA EM CASA

Enel

Enel

Photo by: Divulgacao

Quer mais conveniência que isso? Esqueça os dias que você precisava ir a um posto de gasolina! Adaptando uma tomada e instalando o aparelho de recarga, você pode recarregar o seu carro ou moto em casa mesmo. Para rodar a média brasileira de 37 km por dia, o consumo de um carro elétrico é de 184 kWh por mês, o que custa em cerca de R$ 0,05 por km.

MITO – A AUTONOMIA É UMA LIMITAÇÃO DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS

A maioria das pessoas vivem em cidades e rodam no máximo até 64 km por dia e a média nacional não chega a mais que 37 km. Isso significa que a autonomia dos veículos elétricos não é um problema. A maior parte das baterias disponíveis no mercado têm capacidade para percorrer 200 km com uma única recarga, e alguns modelos superam a média, como o Tesla Model, que possui autonomia de 565 km e o Nissan Leaf, que anda 370 km com uma única carga.

Enel

Enel

Photo by: Divulgacao

VERDADE – A REDE DE RECARGA PÚBLICA CRESCE ACELERADAMENTE

Vários países apostam na mobilidade elétrica como forma de atingir suas metas em termos de sustentabilidade, diminuindo a emissão de gases e a poluição sonora nas cidades. Por isso, empresas e governos têm atuado em conjunto para aumentar a rede de recarga pública para veículos elétricos, que são estações em vias públicas para “abastecer” mediante a um pagamento em plataformas digitais. Isso já é uma realidade na Itália, por exemplo, onde a Enel X pretende instalar mais 2.000 estações até 2020. Aqui no Brasil, as estações de recarga são poucas, mas a transição já está acontecendo.

MITO – A MANUTENÇÃO É MAIS CARA

Pelo contrário, os elétricos não exigem mudanças regulares de óleo, e possuem menos peças que possam necessitar de substituição ao longo do uso. Diga adeus a problemas com as velas de ignição, válvulas, tanque de combustível, tubo de escape, distribuidor e até para correias de transmissão!

VERDADE – VEÍCULOS ELÉTRICOS EXIGEM MENOS ENERGIA

Por incrível que pareça, carros e motos elétricos exigem até 3x menos energia se comparados com os modelos à combustão. Isso porque a eficiência no uso da energia no veículo convencional não passa de 19%, enquanto nos elétricos ela chega a sensacionais 52%.

 

Artigo anterior Confira seis curiosidades sobre o automobilismo elétrico
Próximo artigo BMW confirma substituição de Da Costa por Gunther para 2019/2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros