Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto
Últimas notícias

Porsche se inscreve para fornecer baterias para F-E

Fabricante alemã é a mais nova gigante da indústria automotiva a demonstrar interesse em se envolver com categoria de carros elétricos; germânicos entraram na concorrência para fornecer baterias para F-E a partir de 2018

Porsche Mission E
Williams logo
Porsche Mission E
Porsche logo
José Maria Lopez, DS Virgin Racing Formula E Team
Red Bull logo
Lucas di Grassi
NEXTEV TCR Formula E Team, detail
Felix Rosenqvist, Mahindra Racing
Daniel Abt, ABT Schaeffler Audi Sport

A Porsche é a mais nova fabricante de carros a demonstrar interesse direto em se envolver com a Fórmula E. A marca alemã já esteve representada por dirigentes em várias etapas das duas primeiras temporadas e agora se inscreveu na concorrência para fornecer baterias para a categoria a partir da quinta temporada.

As inscrições seguem sendo avaliadas por uma equipe de consultores independentes contratados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e devem ser concluídas no próximo mês. Um anúncio formal é esperado para o ePrix de Hong Kong, embora uma diretiva possa ser anunciada na reunião do Conselho Mundial, na próxima semana. 

A Porsche tem trabalhado há algum tempo em carros elétricos e mobilidade sustentável. No ano passado, a fabricante apresentou o conceito batizado de 'Mission E'. Mais cedo neste ano, a Porsche assumiu o gerenciamento do desenvolvimento e da tecnologia das baterias de todo o grupo Volkswagen.

Enquanto o envolvimento através de uma equipe de F-E parece pouco provável a curto prazo, a Porsche vê um caminho para fornecer baterias às equipes após desenvolver sistemas para o 919 Hybrid, carro da marca na categoria LMP1 do Mundial de Endurance.

A fabricante de Stuttgart chegou a conversar com duas equipes no início deste ano para estabelecer parceria técnica, mas parece ter abandonado a ideia para buscar o fornecimento de baterias para todos os carros.

Entende-se que o vice-presidente de esporte a motor da Porsche, Dr Frank-Steffen Walliser, lidera o time de engenheiros no desenvolvimento de baterias - incluindo nisso o projeto para a F-E. Walliser esteve no ePrix de Berlim, em maio.

A fabricante não quis falar com o Motorsport.com sobre o envolvimento de momento na disputa pelas baterias, mas em outubro do ano passado Walliser disse: "A Porsche é uma das pioneiras no campo, tendo lançado há cinco anos o 911GT3 R Hybrid", comentou.

"No futuro, será crucial seguir reconhecendo tendências como esta e continuar na vanguarda, com eficiência nos resultados através da aplicação correta dos recursos. Isso requer técnica e tática apuradas, na mesma medida", acrescentou.

Segundo o Motorsport.com apurou, o vencedor da concorrência pode ter a chance de obter um acordo de direitos de marketing, o que chamou a atenção de nomes como Panasonic e Red Bull Technologies, que chegaram a mostrar interesse em concorrer, mas acabaram juntando forças com a Renault.

Outras fabricantes que se inscreveram foram McLaren, SAFT, Williams Advanced Engineering, DS, e Mahindra.

Artigo anterior Felix da Costa diz que piloto pagante não tem espaço na F-E
Próximo artigo Fórmula E apresenta traçado do ePrix de Nova York

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros