Relato da corrida

Vergne administra vantagem em Nova York e garante bicampeonato da Fórmula E

Francês se torna o primeiro piloto a ter dois títulos do campeonato de carros elétricos, ao chegar na nona posição nos EUA. A vitória da última corrida foi de Robin Frijns

Champion Jean-Eric Vergne, DS TECHEETAH

Jean-Eric Vergne é o primeiro bicampeão da história da Fórmula E. O francês conseguiu a sétima posição na prova final de Nova York e se aproveitou que seus principais concorrentes não conseguiram brigar pela vitória na "Big Apple".

A vitória da corrida acabou ficando para Robin Frijns, com Alexander Sims e Sebastien Buemi ocupando os outros dois lugares do pódio.

Lucas di Grassi tentava avançar durante a prova e ocupava o sétimo posto até a última volta, quando se envolveu em um acidente com Mitch Evans, naufragando todas as possibilidades do brasileiro. Felipe Massa acabou em 17º.

Após os resultados, Vergne foi o campeão, com 136 pontos, com Buemi em segundo com 119, e di Grassi em terceiro, com 108. A Techeetah também garantiu o título de equipes.

 

A Corrida

Na largada, Sims conseguiu se manter à frente, seguido de Frijns e Vandoorne, com di Grassi conseguindo subir uma posição, chegando ao 10º posto no primeiro giro. Vergne seguiu o brasileiro.

Com cinco minutos de prova, Lotterer abandonava a corrida, por conta de um acidente na primeira volta. Em seguida, o safety car entrava em cena após o carro de “Pechito” Lopez ficar parado na pista.

Faltando 34 minutos, a relargada aconteceu e muitos optaram de pegar o modo ataque, incluindo o líder, Sims, e di Grassi. No giro seguinte, Vergne utilizou o artifício para poder se defender de Mortara. Ao mesmo tempo, Frijns assumia o segundo lugar, após grande manobra sobre Buemi.

Di Grassi teria um período de defesa de posição contra Vergne, por conta do fim do período de modo ataque, mas resolveu pegar outro, quando faltavam 28 minutos para o fim. Isso lhe rendeu a nona posição.

Na metade da prova, Sims mantinha cerca de meio segundo à frente de Frijns, di Grassi era o nono, Vergne o 10º e Massa o 17º.

Mas, na marra, Frijns conseguiu a liderança, após grande manobra sobre Sims, restando 21 minutos.

 

O brasileiro que tinha chances de título tentava avançar e manobrava sobre Vandoorne e Rowland, antes dos 10 minutos finais.

Nas últimas voltas, o quadro pouco mudou e Frijns conseguiu a vitória na última prova da temporada com tranquilidade, seguido de Sims e Buemi.

Di Grassi vinha na sétima posição e se envolveu em um acidente com Evans. Vergne foi o sétimo colocado, garantindo o bicampeonato da Fórmula E. Felipe Massa terminou em 17º.

Resultado final

Cla   # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h Abandono Pontos
1   4 Netherlands Robin Frijns  Virgin Racing 36 47'22.289         25
2   27 United Kingdom Alexander Sims  Andretti Autosport 36 47'25.489 3.200 3.200     21
3   23 Switzerland Sébastien Buemi  Nissan e.dams 36 47'26.201 3.912 0.712     15
4   2 United Kingdom Sam Bird  Virgin Racing 36 47'26.559 4.270 0.358     12
5   66 Germany Daniel Abt  Audi Sport Team Abt 36 47'27.046 4.757 0.487     11
6   22 United Kingdom Oliver Rowland  Nissan e.dams 36 47'30.671 8.382 3.625     8
7   25 France Jean-Eric Vergne  Techeetah 36 47'31.735 9.446 1.064     6
8   5 Belgium Stoffel Vandoorne  HWA AG 36 47'32.027 9.738 0.292     4
9   28 Portugal Antonio Felix da Costa  Andretti Autosport 36 47'34.016 11.727 1.989     2
10   17 United Kingdom Gary Paffett  HWA AG 36 47'34.540 12.251 0.524     1
11   64 Belgium Jérôme d'Ambrosio  Mahindra Racing 36 47'41.233 18.944 6.693      
12   3 United Kingdom Alex Lynn  Jaguar Racing 36 47'41.709 19.420 0.476      
13   94 Germany Pascal Wehrlein  Mahindra Racing 36 47'49.433 27.144 7.724      
14   20 New Zealand Mitch Evans  Jaguar Racing 36 47'50.298 28.009 0.865      
15   16 United Kingdom Oliver Turvey  NIO Formula E Team 36 47'50.334 28.045 0.036      
16   8 France Tom Dillmann  NIO Formula E Team 36 47'50.869 28.580 0.535      
17   19 Brazil Felipe Massa  Venturi 36 47'50.924 28.635 0.055      
18   11 Brazil Lucas di Grassi  Audi Sport Team Abt 35 46'15.642 1 Lap 1 Lap      
19   6 Germany Maximilian Gunther  Dragon Racing 34 45'40.215 2 Laps 1 Lap      
  dnf 48 Switzerland Edoardo Mortara  Venturi 17 24'40.086 19 Laps 17 Laps   Abandono  
  dnf 36 Germany Andre Lotterer  Techeetah 3 5'11.699 33 Laps 14 Laps   Abandono  
  dnf 7 Argentina Jose Maria Lopez  Dragon Racing 2 2'46.153 34 Laps 1 Lap   Abandono

 

Confira a carreira de Lucas di Grassi em imagens

2004 - F3 Inglesa
2004 - F3 Inglesa
2004 - Copa do Mundo de F3 em Macau
2004 - Copa do Mundo de F3 em Macau
2005 - Copa do Mundo de F3 em Macau
2006 - GP2
2006 - GP2
2007 - GP2
2007 - GP2
2008 - GP2
2008 - GP2
2008 - Testes pela Renault e pela Honda
2008 - Testes pela Renault e pela Honda
2008 - Testes pela Renault e pela Honda
2008 - Testes pela Renault e pela Honda
2009 - GP2
2009 - GP2
2009 - Anunciado como piloto da Virgin
2010 - Fórmula 1 (Virgin )
2012 - Encurance McLaren - 24 Horas de Nurburgring
2012 - WEC (Audi)
2012 - WEC (Audi)
24h de Le Mans: 3º Lugar em 2013 (Audi)
2013 - 24h de Le Mans: 3º Lugar em (Audi)
2013 - 24h de Le Mans: 3º Lugar em (Audi)
2014 - 24h de Le Mans: 2º Lugar em (Audi)
2014/2015 - Fórmula E - 3º lugar no mundial (Audi Abt)
2014/2015 - Fórmula E - 3º lugar no mundial (Audi Abt)
2015 - WEC
2015 - WEC
2015/2016 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)
2015/2016 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)
2016 - WEC - Vice Campeão e 3º em Le Mans (Audi)
2016 - WEC - Vice Campeão e 3º em Le Mans (Audi)
2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)
2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)
2016/2017 - Fórmula E - Campeão mundial (Audi Abt)
2018 - Stock Car Brasil - 3 vitórias
2018 - Stock Car Brasil - 3 vitórias
2017/2018 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)
2017/2018 - Fórmula E - Vice campeão mundial (Audi Abt)
2017/2018 - Fórmula E - Audi Abt Campeã Mundial de Construtores
2018/2019 - Fórmula E - Vice líder do mundial (Audi Abt)
2018/2019 - Fórmula E - Vice líder do mundial (Audi Abt)
44

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sims surpreende e crava pole em NY; Di Grassi larga em 11º e Buemi está fora da briga
Próximo artigo TABELA: Buemi “rouba” vice de di Grassi; veja classificação final da temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil