Após acidente, piloto escapa ileso de carro em chamas
Piloto da Fórmula Ford Nelson Rowe creditou a dois espectadores e um concorrente por salvarem sua vida depois que ele foi arrastado de seu envolto em chamas no circuito de Cadwell Park
O bicampeão da Fórmula Ford histórica, Nelson Rowe, estava disputando a liderança da segunda corrida quando colidiu com Cameron Jackson.
Jackson tinha perdido uma marcha, atingindo Rowe. Seu carro foi lançado sobre a Lola de Jackson e pousou de cabeça para baixo na grama e começou a pegar fogo logo em seguida.
O concorrente e campeão Callum Grant, vendo o início do incidente, parou perto do local e correu de volta para ajudar.
"A primeira coisa que fiz foi olhar embaixo do carro para ver se o piloto ainda estava nele", disse Grant, que foi ajudado por dois espectadores. "Os olhos de Nelson estavam fechados, mas ele estava gritando 'me tire daqui'.
"Eu não fui forte o suficiente para levantar [um carro de 400 kg] dele, mas tenho muita admiração pelos espectadores [que saltaram por cima da cerca].
"Eles estavam vestindo camisetas, mas quando levantamos o carro, um deles soltou o cinto de Nelson e o puxou para fora. Também voltamos para pegar um extintor de incêndio".
"Eu estava acordado durante tudo isso. Eu não conseguia ver as chamas, mas podia sentir o cheiro de gasolina e senti algo molhado na minha perna. Era do extintor [no carro], [que foi] acionado quando o Santo Antonio se moveu. Eu podia ver o macacão azul de Callum ao lado do carro e fiquei aliviado por estar fora”, disse Rowe.
"Meu capacete estava rachado e meu macacão chamuscado. Estou dolorido, mas bem - muito melhor do que o esperado."
Ainda em choque, Grant guiou de volta para o grid onde o veterano Don Hardman o sentou sob as árvores e o consolou enquanto os competidores esperavam.
"Eu não acreditei que Nelson estava sentado lá calmamente tomando chá com sua esposa e filha", acrescentou Grant. "Isso foi brilhante, mas espero nunca mais me encontrar nessa situação."
Jonathan Palmer, cuja MotorSport Vision opera o circuito, disse que o incidente seria investigado, mas aceitou a reação dos espectadores.
"Os fiscais foram superados por dois espectadores que pularam a cerca e ajudaram a colocar o carro de volta em suas rodas", disse ele.
Por Marcus Pye, Stefan Mackley
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.