Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Últimas notícias

Interlagos lamenta morte de piloto, mas atribui segurança às Federações

Após questionamentos da família de Maurício Paludete e do SuperBike Brasil sobre questionamentos de segurança da pista, autódromo se pronuncia oficialmente

Mauricio "Linguiça" Paludete

O esporte a motor brasileiro viveu um de seus dias mais tristes no último domingo, com o acidente fatal do piloto do SuperBike Brasil, Mauricio Paludete, em Interlagos. Após receber a bandeira quadriculada, “Linguiça”, como era carinhosamente chamado, acabou perdendo o controle no S do Senna e bateu violentamente na barreira de pneus do autódromo.

Após a confirmação da morte, tanto a família do piloto, na figura de seu pai durante o velório, e o próprio SuperBike Brasil ressaltaram a falta de segurança para corridas de motos no autódromo paulistano.

Leia também:

A administração do Autódromo de Interlagos respondeu, por meio de comunicado, aos questionamentos da família e categoria.

“O Autódromo de Interlagos lamenta a morte do piloto Mauricio Paludete, ocorrida em decorrência de acidente no domingo (14/4), durante a prova da segunda etapa do SuperBike Brasil 2019”, começa o comunicado.

“Ele foi prontamente atendido pela equipe médica e passou por todos os procedimentos de segurança do evento ainda em pista. O piloto foi removido e levado para o Hospital Grajaú, mas não resistiu aos ferimentos. Conforme informado pela organização do SuperBike, Mauricio não resistiu às complicações sofridas após a queda. O Autódromo de Interlagos se solidariza com a família e amigos de Mauricio Paludete.”

Sobre a questões de segurança, como a pouca quantidade de pneus nas barreiras e ausência de brita, como citou o pai do piloto, bem como outros problemas com a segurança, o comunicado diz.

“Com relação ao questionamento, a avaliação técnica de segurança da pista de Interlagos tem que ser realizada pelas entidades desportivas que regulam o esporte, como a Federação Paulista de Motociclismo (FPM), a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e a até Federação Internacional de Motociclismo (FIM).”

“Não compete ao Autódromo, no ponto de visto técnico e em termos de competência, decidir a respeito de questões desportivas. Isso não significa que o Autódromo de Interlagos ignora a importância das questões de seguranças para carros ou motos. Tanto que são cumpridos protocolos rigorosos antes de cada evento.”

“São feitas vistorias de pista para garantir a presença de ambulâncias, bandeirinhas e todos os itens previstos para a realização da prova. Além disso fizemos nos últimos tempos, melhorias na chicane na Curva do Café, considerada a mais perigosa do circuito, e alteramos a curva interna no Bico de Pato, a mais fechada do autódromo. Recentemente, também e adequamos a entrada dos boxes, afastamento das barreiras de proteção da segunda perna do S do Senna aumentando a área de escape, entre outras mudanças. Como buscamos soluções para os problemas anteriores, vamos buscar para todos os outros. Mas enquanto não for construída uma solução com as entidades técnicas desportivas que têm condição técnica de resolver esse assunto, as nossas soluções do autódromo sempre serão paliativas e reativas. Porque nunca teremos a condição de substituir as entidades técnicas desportivas nesses quesitos.”

Artigo anterior Organização do SuperBike contraria família de piloto e diz que se colocou à disposição para ajuda
Próximo artigo Imola terá evento em memória de Senna com carros históricos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros