Van Der Zande sai na frente em Daytona; Serra é pole na GTD
Holandês supera Helio Castroneves por míseros 0s007 e larga na frente nas 24 Horas de Daytona. Fernando Alonso fez o 13º tempo
Nesta quinta-feira aconteceu o treino classificatório para as 24 Horas de Daytona e enquanto que as atenções eram para o espanhol Fernando Alonso, a briga pela pole position na Protótipos foi decidida no apagar das luzes. Helio Castroneves, no Acura #7, tinha 1min36s090, mas em sua última tentativa, o holandês Renger Van Der Zande, que completa o time dos irmão Taylor, atuais campeões do IMSA, superou o tempo do brasileiro por apenas 0s007, cravando 1min36s083.
Filipe Albuquerque, que faz parte do Cadillac de Christian Fittipaldi, fez o terceiro melhor tempo, enquanto que Pato O’Ward largará em quarto.
Felipe Nasr, guiando o Cadillac #31, fez o sétimo tempo. Bruno Senna, guiando o Ligier #32 fez apenas o 15º, além de Nicolas Lapierre, que esteve no comando do mesmo carro que Pipo Derani e será o 18º de sua classe, mas o 28º no geral.
Alonso teve como melhor volta 1min37s008, rendendo ao piloto da F1 o 13º lugar do grid.
Na GTLM a pole ficou com Jan Magnussen, no Corvette #3, com 1min42s779. O BMW de John Edwards, o mesmo de Augusto Farfus, será o nono dentro da classe.
Fase iluminada de Serra
Na classe GTD, a pole position foi para o atual campeão da Stock Car, Daniel Serra, que com a Ferrari #51 cravou 1min46s049, quase meio segundo mais rápido que Miguel Molina, também de Ferrari.
Dominik Baumann, que guiou o Lexus #14 em que Bruno Junqueira também faz parte, conseguiu o sexto melhor tempo na classe.
Confira o grid completo das 24 Horas de Daytona
Cla | Num | Piloto | Class | Chassis | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 10 | Jordan Taylor Ryan Hunter-Reay Renger van der Zande |
P | Cadillac DPi | 9 | 1'36.083 | 133.385 | ||
2 | 7 | Helio Castroneves Graham Rahal Ricky Taylor |
P | Acura DPi | 8 | 1'36.090 | 0.007 | 0.007 | 133.375 |
3 | 5 | Christian Fittipaldi Filipe Albuquerque Joao Barbosa |
P | Cadillac DPi | 9 | 1'36.194 | 0.111 | 0.104 | 133.231 |
4 | 38 | Joel Miller James French Kyle Masson Pato O'Ward |
P | ORECA LMP2 | 9 | 1'36.318 | 0.235 | 0.124 | 133.059 |
5 | 90 | Matt McMurry Tristan Vautier Eddie Cheever III |
P | Cadillac DPi | 8 | 1'36.472 | 0.389 | 0.154 | 132.847 |
6 | 37 | Robin Frijns Daniel Juncadella Felix Rosenqvist Lance Stroll |
P | ORECA LMP2 | 9 | 1'36.492 | 0.409 | 0.020 | 132.819 |
7 | 31 | Mike Conway Eric Curran Felipe Nasr Stuart Middleton |
P | Cadillac DPi | 7 | 1'36.508 | 0.425 | 0.016 | 132.797 |
8 | 54 | Loic Duval Romain Dumas Jon Bennett Colin Braun |
P | ORECA LMP2 | 10 | 1'36.567 | 0.484 | 0.059 | 132.716 |
9 | 55 | Harry Tincknell Spencer Pigot Jonathan Bomarito |
P | Mazda DPi | 9 | 1'36.633 | 0.550 | 0.066 | 132.626 |
10 | 6 | Juan Pablo Montoya Simon Pagenaud Dane Cameron |
P | Acura DPi | 9 | 1'36.931 | 0.848 | 0.298 | 132.218 |
11 | 78 | Ho-Pin Tung Antonio Felix da Costa Alex Brundle Ferdinand Habsburg |
P | ORECA LMP2 | 9 | 1'36.982 | 0.899 | 0.051 | 132.148 |
12 | 85 | Simon Trummer Austin Cindric Robert Alon Devlin DeFrancesco |
P | ORECA LMP2 | 9 | 1'37.005 | 0.922 | 0.023 | 132.117 |
13 | 23 | Fernando Alonso Philip Hanson Lando Norris |
P | Ligier LMP2 | 9 | 1'37.008 | 0.925 | 0.003 | 132.113 |
14 | 99 | Mikhail Goikhberg Chris Miller Stephen Simpson Gustavo Menezes |
P | ORECA LMP2 | 9 | 1'37.124 | 1.041 | 0.116 | 131.955 |
15 | 32 | Bruno Senna Paul di Resta William Owen Hugo Sadeleer |
P | Ligier LMP2 | 9 | 1'38.186 | 2.103 | 1.062 | 130.528 |
16 | 52 | Gustavo Yacaman Nick Boulle Roberto Gonzalez Sebastian Saavedra |
P | Ligier LMP2 | 9 | 1'38.773 | 2.690 | 0.587 | 129.752 |
17 | 20 | Brendan Gaughan Tomy Drissi Alex Popow Marc Drumwright Eric Lux |
P | Multimatic/Riley LMP2 | 8 | 1'41.778 | 5.695 | 3.005 | 125.921 |
18 | 3 | Jan Magnussen Antonio Garcia Mike Rockenfeller |
GTLM | Corvette C7.R | 8 | 1'42.779 | 6.696 | 1.001 | 124.695 |
19 | 66 | Sébastien Bourdais Joey Hand Dirk Müller |
GTLM | Ford GT | 6 | 1'42.798 | 6.715 | 0.019 | 124.672 |
20 | 912 | Gianmaria Bruni Earl Bamber Laurens Vanthoor |
GTLM | Porsche 911 RSR | 7 | 1'42.927 | 6.844 | 0.129 | 124.515 |
21 | 911 | Nick Tandy Patrick Pilet Frederic Makowiecki |
GTLM | Porsche 911 RSR | 6 | 1'43.062 | 6.979 | 0.135 | 124.352 |
22 | 67 | Ryan Briscoe Scott Dixon Richard Westbrook |
GTLM | Ford GT | 7 | 1'43.091 | 7.008 | 0.029 | 124.317 |
23 | 4 | Marcel Fassler Oliver Gavin Tommy Milner |
GTLM | Corvette C7.R | 8 | 1'43.453 | 7.370 | 0.362 | 123.882 |
24 | 62 | James Calado Toni Vilander Davide Rigon Alessandro Pier Guidi |
GTLM | Ferrari 488 GTE | 8 | 1'43.601 | 7.518 | 0.148 | 123.705 |
25 | 25 | Bill Auberlen Connor de Phillippi Philipp Eng Alexander Sims |
GTLM | BMW M8 GTLM | 9 | 1'43.948 | 7.865 | 0.347 | 123.292 |
26 | 24 | John Edwards Jesse Krohn Nick Catsburg Augusto Farfus |
GTLM | BMW M8 GTLM | 8 | 1'44.413 | 8.330 | 0.465 | 122.743 |
27 | 51 | Pedro Lamy Paul Dalla Lana Mathias Lauda Daniel Serra |
GTD | Ferrari 488 GT3 | 8 | 1'46.049 | 9.966 | 1.636 | 120.850 |
28 | 22 | Pipo Derani Johannes van Overbeek Nicolas Lapierre |
P | Nissan DPi | 2 | 1'46.129 | 10.046 | 0.080 | 120.759 |
29 | 82 | Matt Griffin Martin Fuentes Santiago Creel Ricardo Perez De Lara Miguel Molina |
GTD | Ferrari 488 GT3 | 9 | 1'46.502 | 10.419 | 0.373 | 120.336 |
30 | 11 | Rolf Ineichen Mirko Bortolotti Rik Breukers Franck Perera |
GTD | Lamborghini Huracan GT3 | 8 | 1'46.658 | 10.575 | 0.156 | 120.160 |
31 | 15 | David Heinemeier Hansson Jack Hawksworth Dominik Farnbacher Scott Pruett |
GTD | Lexus RC F GT3 | 6 | 1'46.714 | 10.631 | 0.056 | 120.097 |
32 | 63 | Jeff Segal Cooper MacNeil Gunnar Jeannette Alessandro Balzan |
GTD | Ferrari 488 GT3 | 10 | 1'47.055 | 10.972 | 0.341 | 119.714 |
33 | 14 | Kyle Marcelli Bruno Junqueira Dominik Baumann Philipp Frommenwiler |
GTD | Lexus RC F GT3 | 8 | 1'47.186 | 11.103 | 0.131 | 119.568 |
34 | 86 | A.J. Allmendinger Alvaro Parente Katherine Legge Trent Hindman |
GTD | Acura NSX GT3 | 8 | 1'47.251 | 11.168 | 0.065 | 119.495 |
35 | 29 | Jeffrey Schmidt Christopher Mies Kelvin van der Linde Sheldon Linde |
GTD | Audi R8 LMS GT3 | 9 | 1'47.273 | 11.190 | 0.022 | 119.471 |
36 | 58 | Patrick Long Christina Nielsen Robert Renauer Mathieu Jaminet |
GTD | Porsche 911 GT3 R | 8 | 1'47.291 | 11.208 | 0.018 | 119.451 |
37 | 96 | Don Yount Jens Klingmann Mark Kvamme Martin Tomczyk |
GTD | BMW M6 GT3 | 10 | 1'47.348 | 11.265 | 0.057 | 119.387 |
38 | 44 | Markus Winkelhock Andy Lally Andrew Davis John Potter |
GTD | Audi R8 LMS GT3 | 8 | 1'47.442 | 11.359 | 0.094 | 119.283 |
39 | 59 | Sven Muller Matteo Cairoli Steve Smith Hari Proczyk Randy Walls |
GTD | Porsche 911 GT3 R | 8 | 1'47.587 | 11.504 | 0.145 | 119.122 |
40 | 33 | Jeroen Bleekemolen Ben Keating Adam Christodoulou Luca Stolz |
GTD | Mercedes-AMG GT3 | 8 | 1'47.796 | 11.713 | 0.209 | 118.891 |
41 | 64 | Sam Bird Townsend Bell Frankie Montecalvo Bill Sweedler |
GTD | Ferrari 488 GT3 | 8 | 1'47.839 | 11.756 | 0.043 | 118.844 |
42 | 69 | Ryan Eversley Sean Rayhall John Falb Chad Gilsinger |
GTD | Acura NSX GT3 | 8 | 1'47.862 | 11.779 | 0.023 | 118.818 |
43 | 48 | Bryce Miller Bryan Sellers Madison Snow Andrea Caldarelli |
GTD | Lamborghini Huracan GT3 | 8 | 1'48.181 | 12.098 | 0.319 | 118.468 |
44 | 93 | Justin Marks Lawson Aschenbach Mario Farnbacher Come Ledogar |
GTD | Acura NSX GT3 | 8 | 1'48.239 | 12.156 | 0.058 | 118.405 |
45 | 75 | Kenny Habul Maro Engel Thomas Jäger Mikael Grenier |
GTD | Mercedes-AMG GT3 | 8 | 1'48.326 | 12.243 | 0.087 | 118.310 |
46 | 19 | Christopher Lenz Ezequiel Perez Companc Christian Engelhart Louis Machiels Max Splunteren |
GTD | Lamborghini Huracan GT3 | 8 | 1'51.531 | 15.448 | 3.205 | 114.910 |
2 | Scott Sharp Ryan Dalziel Olivier Pla |
P | Nissan DPi | 0 | |||||
71 | Kenton Koch Loris Spinelli Robby Foley JC Perez |
GTD | Mercedes-AMG GT3 | 0 | |||||
73 | Jörg Bergmeister Tim Pappas Norbert Siedler Patrick Lindsey |
GTD | Porsche 911 GT3 R | 2 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.