Em prova acidentada, Power vence no Texas; Kanaan é 2º
Apenas seis carros terminaram prova na volta do líder no oval de 1,5 milha. Castroneves foi um dos atingidos
A etapa do Texas da Indy foi de tirar o fôlego. Grandes batalhas por posições e acidentes deram o tom das disputas no oval de 1,5 milha. Dos 22 que largaram, apenas oito completaram a prova, sendo apenas seis na volta do líder.
Melhor para Will Power, que venceu pela segunda vez em 2017, a 31ª da carreira. Ele conseguiu segurar o ímpeto de Takuma Sato e Scott Dixon, antes que os dois se chocassem restando cinco voltas para o fim, o que acabou abreviando o final. Este foi apenas um dos acidentes da corrida.
O segundo colocado, Tony Kanaan, foi protagonista do maior deles, quando fechou a porta para James Hinchcliffe, o que acabou ocasionando um strike envolvendo oito carros. O brasileiro foi punido por 20 segundos nos pits, chegou a estar duas voltas atrás, se recuperou e terminou muito perto de Power.
A terceira posição ficou com Simon Pagenaud, completando o pódio.
Helio Castroneves não se deu bem, batendo no muro de proteção, após problemas com o pneu dianteiro direito.
A Corrida
A largada da Rainguard Water Sealers 600 foi limpa, sem acidentes, com o pole position, Charlie Kimball, mantendo a liderança, Tony Kanaan na quarta posição e Helio Castroneves perdendo um posto, caindo para 11º.
Tristan Vautier, que substitui Sebastien Bourdais, largou na quinta posição e rapidamente começou a incomodar Kimball pela ponta e concretizando a ultrapassagem na 30ª volta.
Enquanto o competidor do carro #18 brigava para segurar a ponta com Josef Newgarden, Alexander Rossi trazia a primeira bandeira amarela, batendo no muro da curva 3.
Na saída dos boxes, James Hinchcliffe perdeu o controle e coletou Helio Castroneves e Takuma Sato. O brasileiro e o japonês tiveram que trocar o bico de seus carros. Kimball também teve problemas e acabou abandonando a prova. Hinch foi punido com um Drive Thru pela direção perigosa nos pits.
Will Power era o novo líder na relargada e teve Scott Dixon e Vautier brigando pela ponta. Mesmo com os problemas nas paradas, Helinho conseguiu chegar aos ponteiros sem grandes problemas.
Mas a corrida acabou terminando para o piloto do interior de São Paulo na 90ª volta, quando foi para o muro da curva 2. O piloto da Penske saiu do carro sem ferimentos.
Na relargada, Ed Carpenter passou duas rodas pela grama, rodou, mas não atingiu ninguém ou o muro, mas a direção de prova decidiu dar nova amarela, a terceira da tarde/noite.
Quando a corrida foi reiniciada, Kanaan começou a pressionar Power pelo comando das ações, mas se estabilizou na terceira posição atrás de Simon Pagenaud.
Na 139ª volta, detritos na curva 2 fizeram a direção de prova dar nova amarela. No retorno, Max Chilton assumiu a ponta por não ter parado nos pits, mas não resistiu à força e aos pneus mais novos de Power.
Na 152, Tony toca em Hinchcliffe, com o brasileiro conseguindo escapar de problemas, mas um verdadeiro Big One aconteceu logo atrás, envolvendo Vautier, Hunter-Reay, Ed Carpenter, Muñoz, Ed Jones, Mikhail Aleshin e Hildebrand. A bandeira vermelha foi acionada para limpeza da pista.
Após quase uma hora de paralisação, Power era o líder na relargada, com grid de apenas 11 carros. Por ter ocasionado o acidente anterior, a direção fez Tony ir para os pits e pagar 20 segundos.
A Indy determinou que uma bandeira amarela fosse dada 30 giros, depois da última relargada, para a Firestone analisar o comportamento dos pneus.
Na batalha dos pits, Dixon superou Power, assumindo a liderança.
Na relargada, ocorreu uma grande batalha no pelotão da frente, enquanto que Josef Newgarden perdeu o controle e bateu no muro, trazendo mais uma interrupção. Quando as ações retornaram, a briga entre Power, Dixon e Sato chamou a atenção pela intensidade.
Pela segunda vez na prova, a Indy deu mais uma amarela obrigatória, com os pilotos tendo que ir para os pits e efetuar troca de pneus, por questões de segurança.
Power era o líder restando 18 voltas, enquanto que Tony conseguiu voltar à volta do líder e escalava o pelotão pouco a pouco.
Restando cinco, Sato beliscou a grama e foi para cima de Dixon, ocasionando mais um acidente. Chilton também acabou se envolvendo.
Como restavam poucas voltas, a prova acabou terminando sob bandeira amarela, com a vitória de Will Power. Após estar duas voltas atrás, Kanaan ficou em segundo.
A Indy volta em Road America, no dia 25 de junho.
Resultado
Cla | # | Piloto | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | Mph | Pits | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 12 | Will Power | 248 | ||||||||
2 | 10 | Tony Kanaan | 248 | 0.1978 | |||||||
3 | 1 | Simon Pagenaud | 248 | 0.3740 | |||||||
4 | 15 | Graham Rahal | 248 | 0.8112 | |||||||
5 | 88 | Gabby Chaves | 248 | 1.8984 | |||||||
6 | 27 | Marco Andretti | 248 | 4.1632 | |||||||
7 | 4 | Conor Daly | 247 | 1 lap | |||||||
8 | 8 | Max Chilton | 245 | 3 laps | |||||||
9 | 9 | Scott Dixon | 243 | 5 laps | Accident | ||||||
10 | 26 | Takuma Sato | 243 | 5 laps | Accident | ||||||
11 | 20 | Ed Carpenter | 224 | 24 laps | Accident | ||||||
12 | 21 | J.R. Hildebrand | 215 | 33 laps | |||||||
13 | 2 | Josef Newgarden | 201 | 47 laps | Accident | ||||||
14 | 5 | James Hinchcliffe | 151 | 97 laps | Accident | ||||||
15 | 7 | Mikhail Aleshin | 151 | 97 laps | Accident | ||||||
16 | 18 | Tristan Vautier | 151 | 97 laps | Accident | ||||||
17 | 19 | Ed Jones | 151 | 97 laps | Accident | ||||||
18 | 14 | Carlos Munoz | 151 | 97 laps | Accident | ||||||
19 | 28 | Ryan Hunter-Reay | 151 | 97 laps | Accident | ||||||
20 | 3 | Helio Castroneves | 90 | 158 laps | Accident | ||||||
21 | 83 | Charlie Kimball | 41 | 207 laps | Mechanical | ||||||
22 | 98 | Alexander Rossi | 36 | 212 laps | Accident |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.