Relato da corrida
Indy Texas

Em prova acidentada, Power vence no Texas; Kanaan é 2º

Apenas seis carros terminaram prova na volta do líder no oval de 1,5 milha. Castroneves foi um dos atingidos

Will Power, Team Penske Team Penske Chevrolet

A etapa do Texas da Indy foi de tirar o fôlego. Grandes batalhas por posições e acidentes deram o tom das disputas no oval de 1,5 milha. Dos 22 que largaram, apenas oito completaram a prova, sendo apenas seis na volta do líder.

Melhor para Will Power, que venceu pela segunda vez em 2017, a 31ª da carreira. Ele conseguiu segurar o ímpeto de Takuma Sato e Scott Dixon, antes que os dois se chocassem restando cinco voltas para o fim, o que acabou abreviando o final. Este foi apenas um dos acidentes da corrida.

O segundo colocado, Tony Kanaan, foi protagonista do maior deles, quando fechou a  porta para James Hinchcliffe, o que acabou ocasionando um strike envolvendo oito carros. O brasileiro foi punido por 20 segundos nos pits, chegou a estar duas voltas atrás, se recuperou e terminou muito perto de Power. 

A terceira posição ficou com Simon Pagenaud, completando o pódio.

Helio Castroneves não se deu bem, batendo no muro de proteção, após problemas com o pneu dianteiro direito.

A Corrida

A largada da Rainguard Water Sealers 600 foi limpa, sem acidentes, com o pole position, Charlie Kimball, mantendo a liderança, Tony Kanaan na quarta posição e Helio Castroneves perdendo um posto, caindo para 11º.

Tristan Vautier, que substitui Sebastien Bourdais, largou na quinta posição e rapidamente começou a incomodar Kimball pela ponta e concretizando a ultrapassagem na 30ª volta.

Enquanto o competidor do carro #18 brigava para segurar a ponta com Josef Newgarden, Alexander Rossi trazia a primeira bandeira amarela, batendo no muro da curva 3.

Na saída dos boxes, James Hinchcliffe perdeu o controle e coletou Helio Castroneves e Takuma Sato. O brasileiro e o japonês tiveram que trocar o bico de seus carros. Kimball também teve problemas e acabou abandonando a prova. Hinch foi punido com um Drive Thru pela direção perigosa nos pits.

Will Power era o novo líder na relargada e teve Scott Dixon e Vautier brigando pela ponta. Mesmo com os problemas nas paradas, Helinho conseguiu chegar aos ponteiros sem grandes problemas.

Mas a corrida acabou terminando para o piloto do interior de São Paulo na 90ª volta, quando foi para o muro da curva 2. O piloto da Penske saiu do carro sem ferimentos.

Na relargada, Ed Carpenter passou duas rodas pela grama, rodou, mas não atingiu ninguém ou o muro, mas a direção de prova decidiu dar nova amarela, a terceira da tarde/noite.

Quando a corrida foi reiniciada, Kanaan começou a pressionar Power pelo comando das ações, mas se estabilizou na terceira posição atrás de Simon Pagenaud.

Na 139ª volta, detritos na curva 2 fizeram a direção de prova dar nova amarela. No retorno, Max Chilton assumiu a ponta por não ter parado nos pits, mas não resistiu à força e aos pneus mais novos de Power.

Na 152, Tony toca em Hinchcliffe, com o brasileiro conseguindo escapar de problemas, mas um verdadeiro Big One aconteceu logo atrás, envolvendo Vautier, Hunter-Reay, Ed Carpenter, Muñoz, Ed Jones, Mikhail Aleshin e Hildebrand. A bandeira vermelha foi acionada para limpeza da pista.

Após quase uma hora de paralisação, Power era o líder na relargada, com grid de apenas 11 carros. Por ter ocasionado o acidente anterior, a direção fez Tony ir para os pits e pagar 20 segundos.

A Indy determinou que uma bandeira amarela fosse dada 30 giros, depois da última relargada, para a Firestone analisar o comportamento dos pneus.

Na batalha dos pits, Dixon superou Power, assumindo a liderança.

Na relargada, ocorreu uma grande batalha no pelotão da frente, enquanto que Josef Newgarden perdeu o controle e bateu no muro, trazendo mais uma interrupção. Quando as ações retornaram, a briga entre Power, Dixon e Sato chamou a atenção pela intensidade.

Pela segunda vez na prova, a Indy deu mais uma amarela obrigatória, com os pilotos tendo que ir para os pits e efetuar troca de pneus, por questões de segurança.

Power era o líder restando 18 voltas, enquanto que Tony conseguiu voltar à volta do líder e escalava o pelotão pouco a pouco.

Restando cinco, Sato beliscou a grama e foi para cima de Dixon, ocasionando mais um acidente. Chilton também acabou se envolvendo.

Como restavam poucas voltas, a prova acabou terminando sob bandeira amarela, com a vitória de Will Power. Após estar duas voltas atrás, Kanaan ficou em segundo.

A Indy volta em Road America, no dia 25 de junho.

Resultado

Cla #PilotoVoltasTempoGapIntervaloMphPits Pontos
1   12 australia Will Power  248              
2   10 brazil Tony Kanaan  248 0.1978            
3   1 france Simon Pagenaud  248 0.3740            
4   15 united_states Graham Rahal  248 0.8112            
5   88 colombia Gabby Chaves  248 1.8984            
6   27 united_states Marco Andretti  248 4.1632            
7   4 united_states Conor Daly  247 1 lap            
8   8 united_kingdom Max Chilton  245 3 laps            
9   9 new_zealand Scott Dixon  243 5 laps         Accident  
10   26 japan Takuma Sato  243 5 laps         Accident  
11   20 united_states Ed Carpenter  224 24 laps         Accident  
12   21 united_states J.R. Hildebrand  215 33 laps            
13   2 united_states Josef Newgarden  201 47 laps         Accident  
14   5 canada James Hinchcliffe  151 97 laps         Accident  
15   7 russia Mikhail Aleshin  151 97 laps         Accident  
16   18 france Tristan Vautier  151 97 laps         Accident  
17   19 united_arab_emirates Ed Jones  151 97 laps         Accident  
18   14 colombia Carlos Munoz  151 97 laps         Accident  
19   28 united_states Ryan Hunter-Reay  151 97 laps         Accident  
20   3 brazil Helio Castroneves  90 158 laps         Accident  
21   83 united_kingdom Charlie Kimball  41 207 laps         Mechanical  
22   98 united_states Alexander Rossi  36 212 laps         Accident

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Kimball surpreende e consegue pole no Texas; Kanaan é 4º
Próximo artigo Kanaan se desculpa por "erro honesto" no Texas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil