Helinho vence no Texas e amplia liderança. Kanaan é terceiro
Brasileiro da Penske assumiu a ponta no meio da prova e não foi mais incomodado. Ryan Hunter-Reay foi o segundo
Com uma boa estratégia de economia de combustível aliada a muita velocidade, o brasileiro Helio Castroneves venceu o GP de Texas e se isolou na liderança no campeonato 2013 da Indy. Antes da corrida, Helio era o líder junto com Marco Andretti. Além de Hélio, o Brasil teve seu outro piloto no pódio, já que Tony Kanaan chegou na terceira posição, logo atrás do atual campeão Ryan Hunter-Reay. Ed Carpenter e Marco Andretti completaram os cinco primeiros.
Castroneves, que venceu pela primeira vez no ano, foi o sétimo piloto diferente a subir no degrau mais alto do pódio em 2013. Com o resultado, o piloto da Penske foi a 259 pontos e marco Andretti soma agora 237. Em terceiro lugar está Hunter-Reay, com 232 e Tony Kanaan subiu para a quarta posição, com 195.
"Eu precisava ser consistente em toda a corrida", disse Castroneves ao site da categoria. "A equipe fez uma grande lição de casa e acertamos a configuração. Grande trabalho de todos”, comemorou. A próxima etapa do campeonato será em Milwaukee, na semana que vem.
A corrida
Largando na pole, Will Power perdeu a primeira posição logo na segunda volta para Marco Andretti. Três voltas depois, Pippa Mann parou na pista, causando a primeira bandeira amarela da prova. A relargada foi só na volta 15 e Marco Andretti manteve a ponta, seguido por Ryan Hunter-Reay. Helio Castroneves e Will Power disputavam a terceira colocação, enquanto Tony Kanaan já aparecia em 8º, depois de largar em 13º.
Helinho ultrapassou o companheiro de Penske na 31ª e assumiu a terceira posição. Doze voltas depois, o brasileiro assumiu a segunda colocação, quando Hunter-Reay foi para os boxes. Após a ida do atual campeão, vários pilotos forma para os boxes, entre eles o líder Marco Andretti. Scott Dixon também parou, mas ao voltar para a pista, teve problemas no carro ficou no meio da pista, ocasionando mais uma amarela.
Muitos pilotos aproveitaram para ir aos boxes, mas quem se deu bem foi Ryan Hunter-Reay, que foi para a ponta e manteve a posição após a relargada. Marco Andretti e Helio Castroneves passaram a disputar a segunda posição.
Os três mantiveram as posições até a volta 93, quando Hunter-Reay perdeu rendimento e foi ultrapassado por Marco Andretti e Helinho. O brasileiro assumiu a ponta poucas voltas depois, enquanto Hunter-Reay fazia sua parada. Andretti também parou e Viso assumiu a segunda colocação, seguido por Justin Wilson.
Na volta 114, metade da prova, Oriol Servia rodou e a terceira bandeira amarela da prova foi acionada. Helio então foi para os boxes e voltou na ponta, com o companheiro Will Power em segundo e Justin Wilson em terceiro. Na volta de 158, Helio permanecia na ponta, e já conseguia abrir 10 segundos para Will Power. Hunter-Reay já aparecia em terceiro, bem próximo do australiano.
Sem bandeiras amarelas, Helio precisou parar com bandeira verde, mas mesmo assim voltou na liderança. Como Will Power e Hunter-Reay também pararam, Tony Kanaan e Marco Andretti, que estavam em estratégia diferente, assumiram a segunda e terceira colocação. Mas ainda faltavam mais de 40 voltas e eles precisariam parar mais uma vez.
Kanaan parou na 199º, quando faltavam 29 para o final, voltando entre os 10 primeiros. Podendo acelerar, o brasileiro da KV passou a escalar posições e faltando 15 voltas para o fim já era o quinto, enquanto alguns pilotos como o próprio Helio tiravam o pé, economizando combustível.
A sete voltas do final, Helio tinha 4.3s para o segundo colocado Ryan Hunter-Reay. Tony Kanaan já passava Ed Carpenter e assumia a terceira colocação. O brasileiro, porém, estava mais de 10 segundos atrás do piloto da Andretti. E os três primeiros se mantiveram nessas posições até a chegada, com Ed Carpenter em quarto e Marco Andretti em quinto. Dario Franchitti, Will Power, Josef Newgarden, James Hinchcliffe e EJ Viso completando os 10 primeiros.
Resultado do GP do Texas:
1) Helio Castroneves, 228 voltas
2) Ryan Hunter-Reay, a 4s6919
3) Tony Kanaan, a 11s6088
4) Ed Carpenter, a 17s6930
5) Marco Andretti, 19s5078
6) Dario Franchitti, a 1 volta
7) Will Power, a 1 volta
8) Josef Newgarden, a 1 volta
9) James Hinchcliffe, a 1 volta
10) EJ Viso, a 1 volta
11) Takuma Sato, a 1 volta
12) James Jakes, a 1 volta
13) Simon Pagenaud, a 2 voltas
14) Sebastian Saavedra, a 2 voltas
15) Justin Wilson, a 2 voltas
16) Simona De Silvestro, a 2 voltas
17) Charlie Kimball, a 2 voltas
18) Tristan Vautier, a 3 voltas
19) Oriol Servia, a 3 voltas
20) Sebastien Bourdais, a 4 voltas
21) Graham Rahal, a 5 voltas
22) Alex Tagliani, a 5 voltas
23) Scott Dixon, a 167 voltas
24) Pippa Mann, a 226 voltas
Classificação do campeonato:
1) Helio Castroneves, 259 pontos
2) Marco Andretti, 237
3) Ryan Hunter-Reay, com 232
4) Tony Kanaan, 195
5) Takuma Sato, 194
6) Simon Pagenaud, 194
7) Scott Dixon, 193
8) Justin Wilson, 184
9) James Hinchcliffe, 176
10) Dario Franchitti, 168
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.